Serra da Estrela

Serra da Estrela: temperaturas negativas e muita neve em Portugal

O Parque Natural da Serra da Estrela é uma área demarcada e protegida de 101.060 hectares, divididos entre o distrito de Castelo Branco e Guarda. Na região é possível admirar as paisagens da segunda montanha mais alta de Portugal, que tem 1993 metros de altitude. 
 
Torre Serra da Estrela
 
Serra da Estrela: Como chegar e o que fazer 
 
As duas maneiras mais práticas de se chegar lá são de carro ou de ônibus particular (geralmente saindo da cidade de Coimbra, cerca de 120 km). O tempo de viagem é de aproximadamente 2 horas indo pela autoestrada, porém nós sempre andamos pelas nacionais para evitar os pedágios, então se acrescenta mais 1h nesse trajeto. A estrada para subida e descida fica à beira do penhasco, o que torna a viagem um pouco tensa para quem não tem muita segurança no volante. Nós estávamos de motorhome, o que dificultou já que o carro é muito pesado e, devido à forte nevasca que enfrentamos no dia da viagem, não conseguimos chegar ao ponto mais alto da montanha. Nosso carro parado balançava como se estivéssemos em alto mar e era quase impossível ficar a céu aberto!
 
Motorhome Serra da Estrela
 
A temperatura era de -8°C, foi a primeira vez na viagem que pegamos uma temperatura negativa! E o vento forte tornava a sensação térmica muito mais baixa. Para nossa sorte, nossos casacos deram conta do recado. Eles são bem leves e com ótimo isolamento térmico, o melhor é que praticamente não ocupam espaço na mala!
A Serra da Estrela também é o único lugar de Portugal com estação de esqui. Não é todo ano que costuma nevar, mas para evitar a frustração dos visitantes nestas ocasiões, a estação disponibiliza um sistema de neve artificial que mantém as pistas abertas durante o inverno. A temporada de esqui dura de dezembro a abril e, para buscar mais informações, acesse o site http://www.skiserradaestrela.com.
 
Serra da Estrela Ski
 
Fevereiro, exatamente o período em que visitamos este destino, geralmente é o melhor mês para encontrar neve natural. Só que por causa do mau tempo na serra e a pouca visibilidade, a maioria das pistas estavam fechadas e o jeito foi fazer “skibunda”. Compramos um trenó em uma das lojinhas turísticas que tem na subida da serra por 10€ (valeu cada centavo!) e ficamos numa área em que não era necessário pagar.

Além da neve, a Serra também é bem conhecida por outro motivo: o famoso queijo da Serra da Estrela. Ele é produzido de forma artesanal na região, com leite de ovelhas da raça Bordeleira Serra da Estrela. Ele é um queijo curado, com a parte de fora mais durinha e com o meio de massa meio pastosa, amanteigado e de cor amarelada. Impossível passar por lá sem levar um desses para casa. Vale muito a pena, é uma delícia!

Quer saber mais sobre esta super aventura? Assista ao vídeo!

O Inverno em Portugal 

O inverno em Portugal realmente é muito frio, principalmente no norte do país. Só que isso não significa que não seja uma boa pedida passear por lá nessa época! Se você  estiver preparado com roupas apropriadas para estação, não tem risco algum e você evita os perrengues que as baixas temperaturas podem causar. Nós fomos bem preparados com nossas roupas de inverno da Fiero!
Os modelos de botas que selecionamos para a nossa viagem são da Linha Neve, forrados em lã natural de carneiro e desenvolvidos 100% em couro legítimo! Tivemos uma experiência única sem sentir frio e nem molhar os pés na neve.
 
Bota Serra da Estrela
 
Nossos casacos são forrados em Plumas de Pato, ótimos para manter a temperatura corporal mesmo nos dias mais frios. Já para garantir as fotos e os vídeos, usamos a Luva Thermo Fleece Touch Screen, também da Fiero, e podíamos mexer no celular sem tirar as luvas das mãos! Mas, como nevava e ventava muito, tivemos que guardar os equipamentos para não danificarem.

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar ao topo