Sumário
Cerro Bayo, o Centro de Esqui Boutique de alta performance, fica a menos de 9 km da sede de Villa La Angostura, tem estrutura fenomenal e proporciona uma deslumbrante vista panorâmica aos turistas.
Villa la Angostura tem algumas características raras: consegue permanecer como uma simpática vila de montanha, mesmo com os turistas que lotam San Carlos de Bariloche, sua vizinha mais famosa, e possui o centro de esqui mais próximo de uma cidade em toda a Argentina.
Como é o clima no inverno em Cerro Bayo?
O clima no inverno em Cerro Bayo tem temperaturas entre 5°C e -5°C. Porém, devido à elevação da montanha e aos ventos constantes, a sensação térmica chega a -20°C!
O frio vale a pena e a visão para o Lago Nahuel Huapi do alto da montanha é imbatível.
Como chegar em Cerro Bayo?
Chegar em Villa la Angostura é fácil. Geralmente, os turistas desembarcam em Bariloche e cruzam os cerca de 80 km que separam as cidades em 45 minutos com carros alugados, táxis ou transfers contratados.
Outra forma muito utilizada é pegar um voo até o aeroporto Aviador Carlos Campos, em San Martin de los Andes, e aproveitar a vista pelos 100 km da lindíssima Ruta de los Siete Lagos.
O Cerro Bayo tem acesso fácil, a estrada está em ótimas condições, bem sinalizada e há estacionamento gratuito no local.
Saiba mais sobre Cerro Bayo
A denominação “Centro de Esqui Boutique” foi atribuída ao Cerro Bayo devido à excelente qualidade dos serviços prestados aos visitantes. É o local ideal para quem busca ótima infraestrutura, poucas filas e tranquilidade para esquiar.
Para quem procura serviços ainda mais exclusivos do que os que são oferecidos, é possível adquirir um “Passe Gold” que dá acesso ao Club Gold, uma área VIP com atendentes exclusivos.
No lounge, são oferecidos desde livros, revistas e jornais do dia até vinhos, whisky, chocolates caseiros e degustações de produtos regionais.
Os atendentes Club Gold fornecem assistência personalizada em toda a montanha, prestam serviço de concierge e reservam aulas nas escolas de esqui e restaurantes. Além disso, dão prioridade de acesso nos meios de elevação e fornecem valet no estacionamento.
Vários leitores já nos questionaram sobre a sensação de insegurança nos lifts abertos, a boa notícia é que no Cerro Bayo os teleféricos fechados chegam até o cume. Desta forma, quem tem receio de andar nas cadeirinhas, pode subir confortavelmente apreciando a bela vista do lago Nahuel Huapi. Ao todo, são 12 meios de elevação e as gôndolas fechadas levam até 4 passageiros.
Os serviços e o atendimento são o grande diferencial. A atenção personalizada, completamente focada nas famílias, se reflete em atos como as constantes paradas dos lifts para que pessoas idosas possam descer sem nenhum risco nem constrangimento. O Cerro Bayo está completamente pronto para receber pessoas com deficiência física, para isto dispõe de instrutores e esquis adaptados.
Ficamos completamente apaixonados pela beleza ensolarada da Cordilheira dos Andes que encontramos no Cerro Bayo. O ambiente é espetacular e a vontade é ficar admirando cada cantinho!
Atividades para fazer em Cerro Bayo
Olha só a lista de atividade que você pode fazer ao visitar Cerro Bayo.
1. Esqui
O centro de esqui entrega aproximadamente 200 hectares de área esquiável, formando 25 pistas com um desnível total de 700 metros, que contemplam todos os níveis de esportistas. As pistas para iniciantes tem longos percursos, o que ajuda muito no aprendizado.
A maior parte dos frequentadores vem acompanhada pelos filhos. O Kids Club tem instrutores para aulas de esqui e snowboard focadas nos pequenos e nos adolescentes.
Para os que não desejam esquiar, os monitores auxiliam em diversas brincadeiras na neve e no Mineterrain Park. Como a estação tem seus pontos de interesse bem concentrados, é muito fácil se localizar entre os atrativos e automaticamente aproveitar melhor seu tempo disponível.
2. Snowboard
Diversos setores são exclusivos para a prática de freestyle em esqui e snowboard. As áreas contam com estruturas cheias de obstáculos, linhas de sliders e rampas para saltos. Os mais experientes podem se aventurar por dentro das florestas.
Cerro Bayo disponibiliza ingressos exclusivos para quem não deseja praticar esportes, assim fica mais barato subir à estação para curtir o cenário natural, os restaurantes e outros atrativos como caminhadas com raquetes, tubing e até skibunda (culipatin).
3. Snow tubing
O snow tubing pode ser aproveitado por toda a família, as boias são adaptadas para crianças acima de 4 anos e o tobogã permite que os visitantes escorreguem por cerca de 200 metros.
Nós tivemos uma experiência incrível na “Caminata con Raquetas”. Trilhar um dos 5 circuitos disponíveis para caminhadas com raquetes é indispensável para aproveitar ao máximo o Cerro Bayo.
A paisagem natural é impressionante, rodeada de bosques e os ótimos instrutores deixam tudo super seguro. É muito fácil e divertido, o trajeto principal dura cerca de 01:15, mas o tempo passa tão depressa que ficamos com um gostinho de “quero mais”.
Detalhes e outras atividades em Cerro Bayo
Para conferir todos os valores atualizados, basta consultar as tabelas de preços oficiais diretamente no site: cerrobayo.com.ar. Lá você também encontrará informações sobre novas atividades.
Todas as temporadas trazem novidades e um calendário próprio de eventos especiais que incluem descidas da montanha à noite com tochas, rugby na neve, snow polo, festivais de música eletrônica, festivais de gastronomia e muito mais!
Você pode alugar todos os equipamentos que precisa para aproveitar a montanha lá mesmo no Cerro Bayo. Há uma super loja estilo shopping center na base do teleférico e outra, mais rústica, próxima à primeira parada dos lifts.
Além de todos os equipamentos, eles também dispõem de locker especiais para guardar os objetos pessoais dos visitantes.
Dicas do que vestir em Cerro Bayo
Nós sempre optamos por comprar nosso kit básico composto por:
Todas as peças da Fiero. Desta forma, viajamos com nosso kit básico para qualquer ocasião de frio!
Quem sobe a montanha e vai esquiar deve se vestir em camadas, com calça térmica e segunda pele, depois calça impermeável, fleece e jaqueta corta-vento. Os acessórios indispensáveis são meias térmicas, gorro, luvas para neve, cachecol ou balaclava e um óculos de neve.
Para aproveitar Villa La Angostura, você não precisa ficar com toda a roupa que utilizou em Cerro Bayo, mas a calça impermeável, o fleece e o casaco corta-vento poderão ser utilizados ao passear pela cidade.
Para os pés, invista em calçados apropriados para caminhadas na neve e baixas temperaturas, o ideal é que tenham sola antiderrapante para garantir segurança, sejam forrados em lã (sintética ou natural) e desenvolvidos em couro legítimo.
O fato é que a Villa la Angostura é linda em qualquer época do ano. Porém, durante o inverno, quando a neve branca, pura e brilhante forma um manto sob o Cerro Bayo, a diversão toma forma e os dias se convertem em lindas memórias.
Se você está planejando viajar para Cerro Bayo, não perca a chance de incluir a montanha no roteiro!
Quer conhecer outras coisas para fazer no inverno argentino? Então confira o guia que preparamos!