Sumário
Istambul é a maior cidade da Turquia e uma das maiores do mundo. Tem como peculiaridade ser dividida por uma canal, o estreito de Bósforo, em metade europeia e metade asiática. Além disso, o seu lado europeu está cortado por um braço de mar, chamado de “Corno de Ouro”.
É uma cidade belíssima, exótica, de palácios suntuosos e uma infinidade de mesquitas. Sem falar nos seus muitos bazares, sua comida deliciosa e na hospitalidade do povo turco.
Já estávamos planejando conhecer Istambul há muito tempo, mas o único mês em que teríamos disponibilidade para viajar seria novembro. Embora seja a época que mais chove, neste período o frio já começa a se intensificar, o que tornou nossa viagem ainda mais agradável.
A partir de dezembro já faz bastante frio, os ponteiros dos termômetros podem indicar temperaturas abaixo de 0ºC e pode nevar.
O que usar em Istambul?
Já saímos do Brasil preparados para as baixas temperaturas. Com os produtos da Fiero, o frio não foi problema durante a viagem!
A blusa térmica, o suéter e cachecol que compuseram meu look durante o passeio, me protegeram na medida certa. Outro acessório que gostaria de indicar, é um protetor de orelha, para variar um pouco e não insistir apenas nos gorros.
Sempre que o frio aumentava, o casaco de lã nos deixava mais quentinhos!
O que fazer em Istambul em 3 dias?
Mas o que é que Istambul tem que a faz tão especial? Abaixo falamos um pouco sobre os seus principais pontos turísticos, que podem ser visitados em 3 dias.
HIPÓDROMO DE CONSTANTINOPLA
Onde hoje está a praça Sultão Ahmet (Sultanahmet Meydani), no século III se encontrava o Hipódromo de Constantinopla. Até o século X, o local manteve sua importância como centro de reuniões políticas, entretenimentos e esportes da cidade.
Do seu passado restaram apenas alguns vestígios, entre eles está o Obelisco Egípcio, que foi trazido do templo de Karnak a mando do imperador romano Teodósio no ano 390.
MESQUITA AZUL
Uma das mais belas mesquitas de Istambul, a mesquita Sultanahmet, fica ao lado da praça de mesmo nome e é mais conhecida como Mesquita Azul. Isso se deve aos azulejos azuis que revestem as paredes do seu interior. Foi construída pelo sultão Ahmet I para ser a primeira mesquita imperial.
Como em toda mesquita, para ingressar no seu interior, é necessário tirar os sapatos e, no caso das mulheres, cobrir a cabeça com um xale. A entrada é gratuita, mas é necessário que os horários de oração, quando a mesquita é fechada para a visitação do público, sejam observados.
CISTERNA YEREBATAN
É uma enorme estrutura subterrânea construída no século IV pelo imperador Justiniano I para evitar o desabastecimento de água da cidade em caso de cerco, também foi usada para abastecer o Grande Palácio.
Possui uma área retangular de 140 metros de comprimento e 70 metros de largura, cobrindo uma área total de 9.800 m². É capaz de armazenar 80.000 metros cúbicos de água. No seu interior, encontram-se 336 colunas dispostas em 12 linhas com 28 colunas de 9 metros de altura cada, a maioria esculpida em vários tipos de mármore.
A cisterna também é conhecida como Cisterna da Basílica, porque se encontra debaixo da Basílica de Stoa.
MUSEU HAGIA SOPHIA
Sem dúvidas um dos lugares mais visitados de Istambul. Seu nome significa Sagrada Sabedoria e começou a ser construída em 532 para ser a Catedral de Constantinopla, onde antes já existiram duas outras igrejas destruídas por terremotos e incêndios.
Foi a maior catedral do mundo por quase mil anos mas, em 1453, a cidade foi conquistada pelo Império Otomano e a Basílica foi convertida em mesquita. Após a Primeira Guerra Mundial, o Império Otomano começou a decair e, em 1923, a Turquia foi proclamada república por Mustafa Kemal Ataturk, que iniciou uma série de reformas na educação, transportes e cultura, além de ordenar que a mesquita fosse transformada em museu.
PALÁCIO TOPKAPI
Não é um palácio no sentido tradicional, mas um complexo de construções, pavilhões, pátios e jardins. Foi construído entre 1460 e 1478 a mando do Sultão Mehmed II, o conquistador de Constantinopla, e foi ampliado e alterado muitas vezes ao longo da sua história.
Além de ter sido o local de residência dos sultões otomanos até meados do século XIX, também funcionava como centro administrativo e educacional. Entre os locais mais visitados dentro do complexo, estão a sala do Tesouro e o Harém, onde é necessário pagar um ingresso adicional para entrar.
GRAND BAZAR
É o maior, mais antigo e mais conhecido centro de compras da cidade. São aproximadamente 3600 lojas, distribuídas em 65 ruas, onde são vendidos desde tapetes e cerâmicas até jóias e especiarias, incluindo as inúmeras lojas de souvenires.
Há também restaurantes e cafés, casas de câmbio, mesquitas e outros tipos de estabelecimentos. Os preços são atrativos, mas não se intimide em pechinchar e pedir descontos, pois o ato de negociar é uma tradição dos turcos.
BAZAR DAS ESPECIARIAS
Também conhecido como Bazar Egípcio, é uma construção em forma de L e bem menor que o Grand Bazar, mas igualmente interessante para visitar. É o lugar ideal para comprar doces, frutos secos, chás, queijos e outros produtos típicos de Istambul.
O comércio no seu entorno também é bastante movimentado, uma profusão de lojinhas e barracas que vendem de tudo.
TORRE DE GÁLATA
Outro ícone de Istambul! É uma torre cilíndrica de quase 70m de altura e de onde se tem uma vista 360º da cidade. Fica aberta até às 19h e muitas pessoas a procuram para assistir o pôr do sol lá de cima. Após esse horário, apenas o restaurante permanece aberto.
PASSEIO DE BARCO PELO BÓSFORO
Quem vai a Istambul não deve perder a oportunidade de fazer um passeio de barco pelo Bósforo. É possível fazer esse passeio de forma independente, há várias embarcações que saem de diferentes terminais marítimos ao longo da costa. Nós embarcamos na estação Kabatas e o passeio durou cerca de duas horas.
Uma dica é optar por um audioguia à parte, assim é possível conhecer a história dos diversos monumentos e edifícios durante o passeio.
Para quem tem mais tempo na cidade, recomendamos ainda:
- O Palácio Dolmabahçe: O maior palácio da Turquia. Passou a ser a residência imperial no século XIX, substituindo o Palácio Topkapi;
- Mesquita Ortaköy: Belíssima mesquita construída em estilo neobarroco, diferente de todas as demais;
- Mesquita Suleymaniye: a enorme mesquita feita por ordem do Sultão Solimão I, O Magnífico, no topo da terceira colina sagrada. Sua silhueta domina o horizonte e pode ser vista de várias partes de Istambul;
- Igreja de São Salvador em Chora: fica bem distante do perímetro turístico da cidade, mas vale a pena a visita. É um dos mais belos exemplos de igreja bizantina de Istambul.