Capadócia

Conheça a incrível região da Capadócia

A região da Capadócia é um dos destinos mais procurados pelos turistas brasileiros na Turquia. Como tínhamos muita vontade de conhecê-la, aproveitamos a nossa viagem a Istambul para dar uma “esticadinha” até lá.

De Istambul até Göreme são aproximadamente 750 km de distância. A melhor forma de se chegar é de avião ou de carro, opção para os turistas com mais tempo para visitar a região. É possível também ir de ônibus, porém a viagem pode levar em torno de 12 horas. 

Chegamos pelo aeroporto de Kayseri, a 70 km de Göreme, e utilizando um transfer chegamos no nosso destino em uma hora. Há também o aeroporto de Nevsehir, menor e com menos opções de voos, mas próximo à Goreme. Se puder optar por ele, vale a pena!

Nos hospedamos em Göreme, um pitoresco vilarejo de aspecto muito singular com casas encravadas nas rochas e uma enorme oferta de hotéis-caverna para hospedagem. É o local mais procurado pelos turistas pois, apesar de relativamente pequena, a vila possui uma infinidade de bares e restaurantes para todo os gostos e bolsos e uma grande concentração de agências de turismo.

Capadócia Goreme

Uma dúvida que sempre surge é sobre a melhor época do ano para conhecer a Capadócia. Acho que a viagem vale a pena  em qualquer estação, só é preciso lembrar que em junho, julho e agosto as temperaturas são bastante altas durante o dia, mas durante a noite faz frio. Já nos meses de novembro a fevereiro, as temperaturas podem ficar negativas e costuma nevar! Ou seja, se você é um apaixonado pelo inverno como nós, esta certamente é a melhor opção para você!

Fomos em novembro e, embora não tenha nevado, pegamos temperaturas de até -4 C. Como sabíamos que possivelmente estaria muito frio, estávamos adequadamente vestidos e calçados com casacos e sapatos da Fiero, a melhor marca brasileira especializada em produtos para o inverno!

Capadócia Fiero

Com uma infinidade de ofertas de atividades, que vão desde passeios em balões que sobrevoam um enorme vale rochoso a visitas a cidades subterrâneas, é simplesmente impossível não se deslumbrar com as paisagens impressionantes e inusitadas do local.

Contratamos os passeios no próprio hotel, mas recomendo pesquisar nas agências também, pois há vários outros passeios que podem ser explorados na região!

Capadócia Passeios

A mais ou menos 1,5 km do centro de Goreme está o  Museu ao ar livre de Göreme. Fomos por conta própria, caminhando e apreciando a paisagem, que ficava cada vez mais intrigante à medida que nos aproximávamos.

O museu é um enorme vale onde, a partir do século IV, monges ascetas se instalaram e aos poucos esculpiram igrejas nas macias rochas de origem vulcânica. Há 11 mosteiros no Museu, cada um associado a uma igreja. No interior dessas igrejas ainda hoje é possível observar afrescos de cores intensas, extraordinárias amostras de arte bizantina. Em 1984 o espaço foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Capadócia Mosteiros

Capadócia Religião

Através do tour que contratamos no hotel, fomos conhecer a Antiga Aldeia Grega de Cavusin. O antigo vilarejo foi construído encravado numa colina, no topo estão localizas as milenares ruínas da antiga Igreja de São João Batista. Para chegar até lá tivemos que subir a colina e atravessar uma pequena e instável ponte de madeira!

Capadócia Antiga Aldeia

E o visual lá de cima é incrível. Nessa aldeia também é possível visitar a única mesquita na Turquia construída numa caverna!

Turquia Mesquita

Um dos passeios que mais gostamos foi a visita às 36 cidades subterrâneas que existem na região e são abertas para visitação. Se a superfície da Capadócia impressiona pelas paisagens, suas cidades subterrâneas impressionam pelo tamanho e pela complexidade. Debaixo da terra foram escavadas inúmeras salas e ambientes com as mais diversas funções: estábulos, armazéns, refeitórios, igrejas, escolas, quartos e adegas, formando um labirinto de lugares conectados a diversos andares abaixo do nível do solo (são 18 andares abaixo do nível do solo).

Alguns dos andares podiam abrigar até 10.000 pessoas que viviam ali por até 3 meses! Os habitantes procuram os locais subterrâneos para abrigo durante os invernos intensos, mas também foram usados para se protegerem dos inimigos durante as guerras. Dentre as cidades subterrâneas mais visitadas estão a Derinkuyu, que chega a 85 metros de profundidade, e a Kaymakli, a maior delas.

Capadócia Subterrâneo

Outro lugar muito visitado é o Castelo de Uçhisar. Impossível não notá-lo, pois se destaca na paisagem a partir de vários pontos da região. Nos séculos VII e VIII foi usado pelos romanos como uma torre de observação e também como um castelo defensivo. Eles escavaram nessa montanha várias câmaras que serviam de casas, depósitos, cisternas, adegas, etc. Lá do alto, é possível ter uma vista panorâmica da região de Göreme e, ao fundo, um fantástico cenário da Capadócia! 

Capadócia Cenário

Próximo ao Castelo de Uçhisar está o Vale dos Pombos. Recebeu esse nome devido à enorme quantidade de pombais que foram esculpidos ao longo do vale. Diz-se que a criação de pombos começou no século IX e o esterco dos pássaros era utilizado como fertilizante no cultivo da uva. Também era usado como fixador para a tinta dos afrescos pintados nas igrejas.

Com o advento dos fertilizantes químicos a criação de pombos caiu bastante, mas alguns fazendeiros ainda conservam esse costume pois acreditam que o esterco 'especial' foi o responsável pela a reputação das frutas da Capadócia como as mais doces e suculentas da Turquia. 

Capadócia Pombos

O Vale do Amor é parada obrigatória durante o tour pela Capadócia! A origem do seu nome não está relacionada a uma possível atmosfera romântica do lugar, mas às suas estruturas rochosas com formatos peculiares. Curiosamente a erosão dos ventos e das águas esculpiram as rochas vulcânicas formando uma paisagem incomum de cones e pilares (alguns com até 40 metros de altura).

Capadócia Vale do Amor

Para quem se hospeda em Göreme, o Sunset Point é um dos lugares favoritos para terminar o dia. Lá do alto da colina é possível curtir uma vista incrível e panorâmica da cidade.

Capadócia Sunset Point

Quando se pensa na Capadócia, a primeira coisa que vem à mente é o imperdível Passeio de Balão.  Aconselho que você fique no mínimo três dias, entre em contato com uma agência e agende o passeio mesmo antes de chegar.

Nós perdemos o passeio de balão por muita falta de sorte! Embora tenhamos ficado os três dias, não houve passeio nos dois dias anteriores à nossa chegada e nem no dia em que chegamos. Os passeios já agendados foram remanejados para os dias posteriores, ocasionando uma superlotação. Quando chegamos e tentamos agendar o nosso, já não havia vaga em nenhuma agência. Não preciso nem dizer o quão triste eu fiquei, né?

De qualquer forma, nos despedimos da Capadócia observando o magnífico espetáculo do seu céu estrelado de balões! 

Capadócia Balões

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar ao topo