Sumário
A região da Capadócia é um dos destinos mais procurados pelos turistas brasileiros na Turquia. Como tínhamos muita vontade de conhecê-la, aproveitamos a nossa viagem a Istambul para dar uma “esticadinha” até lá.
De Istambul até Göreme, são aproximadamente 750 km de distância. A melhor forma de chegar é de avião ou de carro, opção para os turistas com mais tempo para visitar a região. É possível também ir de ônibus, porém a viagem pode levar em torno de 12 horas.
Chegamos ao aeroporto de Kayseri, a 70 km de Göreme, e utilizando um transfer estávamos no nosso destino em uma hora. Há também o aeroporto de Nevsehir, menor e com menos opções de voos, mas próximo à Goreme. Se puder optar por ele, vale a pena!
Nos hospedamos em Göreme, um pitoresco vilarejo de aspecto muito singular com casas encravadas nas rochas e uma enorme oferta de hotéis-caverna para hospedagem.
É o local mais procurado pelos turistas, pois, apesar de relativamente pequena, a vila possui uma infinidade de bares e restaurantes para todos os gostos e bolsos e uma grande concentração de agências de turismo.
Qual a melhor época do ano para visitar a Capadócia?
Uma dúvida que sempre surge é sobre a melhor época do ano para conhecer a Capadócia. Acho que a viagem vale a pena em qualquer estação, só é preciso lembrar que em junho, julho e agosto as temperaturas são bastante altas durante o dia, mas durante a noite faz frio.
Já nos meses de novembro a fevereiro, as temperaturas podem ficar negativas e costuma nevar! Ou seja, se você é um apaixonado pelo inverno como nós, esta certamente é a melhor opção para você!
Fomos em novembro e, embora não tenha nevado, pegamos temperaturas de até -4 C. Como sabíamos que possivelmente estaria muito frio, estávamos adequadamente vestidos e calçados com as peças da Fiero!
O que fazer na Capadócia?
Com uma infinidade de ofertas de atividades, que vão desde passeios em balões que sobrevoam um enorme vale rochoso a visitas a cidades subterrâneas, é simplesmente impossível não se deslumbrar com as paisagens impressionantes e inusitadas do local.
Contratamos os passeios no próprio hotel, mas recomendo pesquisar nas agências também, pois há vários outros passeios que podem ser explorados na região!
Museu ao ar livre
A mais ou menos 1,5 km do centro de Goreme está o Museu ao ar livre da cidade. Fomos por conta própria, caminhando e apreciando a paisagem, que ficava cada vez mais intrigante à medida que nos aproximávamos.
O museu é um enorme vale onde, a partir do século IV, monges ascetas se instalaram e aos poucos esculpiram igrejas nas macias rochas de origem vulcânica.
Há 11 mosteiros no Museu, cada um associado a uma igreja. No interior dessas igrejas ainda hoje é possível observar afrescos de cores intensas, extraordinárias amostras de arte bizantina. Em 1984 o espaço foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Aldeia Grega de Cavusin
Com o tour contratado no hotel, fomos conhecer a Antiga Aldeia Grega de Cavusin.
O antigo vilarejo foi construído encravado numa colina, no topo estão localizadas as milenares ruínas da antiga Igreja de São João Batista. Para chegar até lá tivemos que subir a colina e atravessar uma pequena e instável ponte de madeira!
E o visual lá de cima é incrível. Nessa aldeia, também é possível visitar a única mesquita na Turquia construída numa caverna!
Gostaria de saber novos roteiros de viagem para visitar no inverno? O que acha de saber tudo sobre o inverno em Londres?!
Castelo de Uchisar
Outro lugar muito visitado é o Castelo de Uçhisar. Impossível não notá-lo, pois se destaca na paisagem a partir de vários pontos da região.
Nos séculos VII e VIII foi usado pelos romanos como uma torre de observação e também como um castelo defensivo.
Eles escavaram nessa montanha várias câmaras que serviam de casas, depósitos, cisternas, adegas, etc. Lá do alto, é possível ter uma vista panorâmica da região de Göreme e, ao fundo, um fantástico cenário da Capadócia!
Cidades subterrâneas
Um dos passeios que mais gostamos foi a visita às 36 cidades subterrâneas que existem na região e são abertas para visitação.
Se a superfície da Capadócia impressiona pelas paisagens, suas cidades subterrâneas impressionam pelo tamanho e pela complexidade.
Debaixo da terra foram escavadas inúmeras salas e ambientes com as mais diversas funções: estábulos, armazéns, refeitórios, igrejas, escolas, quartos e adegas, formando um labirinto de lugares conectados a diversos andares abaixo do nível do solo (são 18 andares abaixo do nível do solo).
Alguns dos andares podiam abrigar até 10.000 pessoas que viviam ali por até 3 meses!
Os habitantes procuram os locais subterrâneos para abrigo durante os invernos intensos, mas também foram usados para se protegerem dos inimigos durante as guerras.
Dentre as cidades subterrâneas mais visitadas estão a Derinkuyu, que chega a 85 metros de profundidade, e a Kaymakli, a maior delas.
Já que as cidades subterrâneas são uma curiosidade incrível da Capadócia, o que acha de conhecer Oymyakon, a cidade mais fria do mundo?!
Vale dos Pombos
Próximo ao Castelo de Uçhisar está o Vale dos Pombos. Recebeu esse nome devido à enorme quantidade de pombais que foram esculpidos ao longo do vale.
Diz-se que a criação de pombos começou no século IX e o esterco dos pássaros era utilizado como fertilizante no cultivo da uva. Também era usado como fixador para a tinta dos afrescos pintados nas igrejas.
Com o advento dos fertilizantes químicos a criação de pombos caiu bastante, mas alguns fazendeiros ainda conservam esse costume pois acreditam que o esterco ‘especial’ foi o responsável pela reputação das frutas da Capadócia: “as mais doces e suculentas da Turquia”.
Vale do Amor
O Vale do Amor é parada obrigatória durante o tour pela Capadócia! A origem do seu nome não está relacionada a uma possível atmosfera romântica do lugar, mas às suas estruturas rochosas com formatos peculiares.
Curiosamente a erosão dos ventos e das águas esculpiram as rochas vulcânicas formando uma paisagem incomum de cones e pilares (alguns com até 40 metros de altura).
Para quem se hospeda em Göreme, o Sunset Point é um dos lugares favoritos para terminar o dia. Lá do alto da colina é possível curtir uma vista incrível e panorâmica da cidade.
Se você gosta do tema “amor”, o que acha de conhecer um destino incrível para viajar em casal aqui no Brasil? Confira os detalhes de Visconde de Mauá no inverno!
Passeio de balão
Quando se pensa na Capadócia, a primeira coisa que vem à mente é o imperdível Passeio de Balão. Aconselho que você fique no mínimo três dias, entre em contato com uma agência e agende o passeio mesmo antes de chegar.
Infelizmente perdemos o passeio de balão por muita falta de sorte! Embora tenhamos ficado os três dias, não houve passeio nos dois dias anteriores à nossa chegada e nem no dia em que chegamos.
Os passeios já agendados foram remanejados para os dias posteriores, ocasionando uma superlotação. Quando chegamos e tentamos agendar o nosso, já não havia vaga em nenhuma agência. Não preciso nem dizer o quão triste eu fiquei, né?
De qualquer forma, nos despedimos da Capadócia observando o magnífico espetáculo do seu céu estrelado de balões!
Gostou do conteúdo? O que acha de continuar conferindo outros destinos? Temos uma seção exclusiva sobre viagens que fogem um pouco da Europa e da América do Norte!