Sumário
Viajar para a Suíça no inverno pode ser um verdadeiro sonho! O país é famoso pelas suas atrações sem igual: estações de esqui que proporcionam aventuras e diversão, lindas paisagens, resorts e hotéis com vista para as montanhas e muito mais.
A natureza realmente encanta quem visita a Suíça no inverno, formada pelas montanhas, rios, lagos de água cristalina e neve.
Uma das montanhas mais conhecidas da Suíça é Matterhorn, que fica em Zermatt. Seja para admirar as paisagens ou esquiar, uma das melhores formas de aproveitar ao máximo este destino é utilizando teleférico, que leva até o pico da montanha.
Outro destino de inverno muito conhecido mundialmente é St. Moritz, considerado um dos locais europeus mais belos, nos Alpes. A pequena e luxuosa cidade fica rodeada por lagos glaciais e montanhas, formando paisagens sem igual.
Enfim, muitas características e atrativos que tornam a Suíça um destino muito interessante para a sua próxima viagem de inverno.
Conheça um pouco mais sobre a Suíça
Com um pouco mais de 41 mil km² e aproximadamente 8 milhões de habitantes, a Suíça está situada na Europa Central e, por isso, não tem costa marítima. Sua capital é Berna, embora as cidades mais populares sejam Zurique e Genebra, classificadas como algumas das cidades com melhor qualidade de vida no mundo.
Tem cultura diversificada e quatro línguas: alemão, francês, italiano e romanche -, além de vários dialetos. Desta forma, o país não possui uma identidade linguística e étnica, mas uma fusão de culturas, idiomas e características.
Geograficamente, a Suíça pode ser divida em três regiões: os Alpes, o planalto e uma zona plana chamada de Jura. O planalto é habitado por 2/3 da população do país e ocupa uma grande parte da sua área.
Os Alpes constituem uma parte de uma cadeia de montanhas que marcam a Europa do centro ao sul do seu território e ocupam 2/3 da área da Suíça com 48 montanhas de, pelo menos, 4.000 metros de altitude.
A Suíça apresenta ainda verões amenos e invernos rigorosos. Devido à grande diferença de altitude, seu tempo, clima, flora e fauna são muito diversificados.
Quais são os atrativos da Suíça?
O turismo na Suíça foi impulsionado por escritores dos séculos XVII e XIX ao descreverem as paisagens das montanhas do país em suas obras. Pode-se dizer que, desde este momento, a principal atração do país são os Alpes.
Além das belas paisagens, a Suíça oferece diversas opções culturais, como museus, pontes antigas, parques, castelos, palácios e prédios históricos. Suas cidades geralmente oferecem desde tratamentos terapêuticos a esportes radicais, agradando todos os tipos de turistas.
A culinária é diversificada, com destaque para os chocolates, queijos e vinhos. A alimentação em restaurantes não costuma ser muito barata. Se estiver controlando o orçamento, uma visita ao supermercado pode ser uma boa opção.
Falando em orçamento, não esqueça que a moeda do país é o franco suíço, seu valor é um pouco mais baixo do que o euro.
Se você pretende conhecer as montanhas da Suíça, confira 5 opções que listamos.
Como são os voos e transportes para a Suíça?
Viajar para a Suíça é fácil! Existem voos diretos do Brasil para a Suíça, a maioria deles partindo do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.
No país, a rede de transportes públicos é muito organizada, com destaque para o sistema ferroviário que liga não apenas as cidades, mas a Suíça a outros 10 países da Europa.
Para viajar na Suíça, você pode adquirir o cartão all-in-one `Swiss Pass´, que permite utilizar toda a rede de transportes públicos incluindo ônibus, bondes, barcos e trens.
Ao visitar os centros históricos das cidades, prefira passeios a pé, já que muitas delas não aceitam o trânsito de carros. Ao utilizar os meios de transporte da Suíça, não esqueça que a pontualidade é muito importante, e os horários de embarque e saída são seguidos à risca.
Antes de organizar sua viagem para a Suíça, confira o que levar em uma viagem.
Dicas de destinos de inverno na Suíça
Confira alguns locais para você aproveitar o melhor que o inverno na Suíça tem para oferecer. Nesses destinos, normalmente é possível encontrar neve durante o ano inteiro nos picos das montanhas, mas isso não significa que as pistas de esqui e demais atividades na neve estejam disponíveis nesse período. Para garantir sua diversão, viaje no inverno!
1. Interlaken
Interlaken, que significa “entre lagos”, é um dos destinos mais procurados pelos turistas na Suíça. Localizada em uma planície aluvial, entre os lagos Thun e Brienz, é cercada por montanhas.
É possível encontrar bondinhos, teleféricos, trilhas de trekking, passeio em barcos, pistas de esqui, dentre tantas outras atividades.
Uma das principais atrações turísticas de Interlaken é o Jungfraujoch, um circuito que alcança o cenário composto por três montanhas: os picos Eiger (3.970m), Mönch (4.099m) e o Jungfrau (4.158m). Neste ponto é possível visitar o ‘Topo da Europa’, a estação de trem mais alta do continente com 3.454 metros de altitude.
2. Grindelwald
Grindelwald, uma pequena cidade localizada na região de Interlaken e rota do trem com destino à Jungfraujoch, oferece várias opções.
Em Grindelwald, é possível apreciar a natureza dos Alpes Suíços com vales, geleira, montanhas, neve, paisagens e trilhas para caminhadas. No inverno, é possível assistir uma competição anual de escultura em gelo.
3. Zermatt
Zermatt está localizada próximo à montanha Matterhorn, a montanha mais fotografada do mundo! Inclusive, é ela quem ilustra a embalagem do chocolate Toblerone.
Além disso, 1/3 das montanhas dos Alpes estão localizadas nesta região do país e a pista de esqui, chamada de “paraíso das geleiras do Matterhorn”, é a mais alta dos Alpes!
As opções de atividades são diversas e incluem desde passeios para a família até esportes radicais.
4. Lucerna
Considerada a ‘cidade da cultura’ e porta de entrada para a Suíça central, Lucerna fica às margens do Lago Lucerna. Ali, admire as montanhas com picos nevados que cercam a cidade, suas ruas estreitas e floridas, assim como seus vários prédios históricos.
Assim como os outros destinos sugeridos, Lucerna permite desde passeios mais tranquilos, como navegar no Lago Lucerna a teleféricos ou até a viagem de trem considerada a mais inclinada do planeta (45°) e, obviamente, muitas atrações nas pistas de esqui no inverno.
Também na região de Lucerna, é interessante incluir no itinerário uma visita à Engelberg. É possível passear em um teleférico giratório, atravessar uma ponte suspensa e até visitar um túnel que liga o exterior ao interior de uma geleira.
5. Genebra
Genebra é um ótimo destino de inverno na Suíça, pode acreditar! Na cidade, você encontra pistas de patinação do gelo e desfruta de atrações características dessa época do ano. E claro, da gastronomia sem igual.
Além disso, Genebra fica próxima de diversos lugares com estações de esqui, até mesmo francesas. Por isso, é uma ótima opção se você deseja curtir toda a infraestrutura, aproveitando ainda para praticar esportes na neve.
6. Davos
Davos agrada a todo o tipo de turista, os que buscam tranquilidade e os que buscam atividades mais agitadas.
É a cidade mais alta da Europa e 5 grandes montanhas ocupam sua região. Davos tem tudo: o maior ringue de gelo natural da Europa (18 mil m²), centros de esqui e snowboard, esportes diversos, tratamentos relaxantes, vida noturna agitada com bares, boates, cassinos e centros para congressos.
O lugar perfeito para visitar com a família, amigos ou até sozinho.
7. Verbier
Verbier é uma vila localizada no sudoeste da Suíça conhecida por sua extensa área para a prática de esqui nos Alpes Suíços. No local, há casas e hotéis construídos no estilo de chalés suíços.
Em Verbier, você pode tanto praticar esportes na neve, quanto assistir a grandes eventos esportivos de inverno. A cidade também oferece campos de golfe, pistas de ski, trekking e bike!
8. Adelboden
Adelboden é um típico vilarejo dos Alpes suíços. Conta com teleféricos que te levam para apreciar uma vista maravilhosa, além de atividades para curtir a neve.
O lugar é cercado pelos Alpes e é surpreendente. Com certeza, você ficará encantado(a). Então prepare-se para tirar fotos incríveis!
Ah, antes de viajar não esqueça que a sua proteção térmica é essencial. Clique aqui para saber como organizar a sua mala de viagem!