Atacama Planejando os Passeios

Atacama: planejando os passeios

 A pergunta que mais escuto sobre a viagem: Quais os melhores passeios no Atacama? Por isso fiz esse post bem detalhado, que é a nossa especialidade!

Como planejar os passeios

Muitas pessoas gostam de ter tudo bem organizado antes de viajar pra não perder nada. No Atacama isso nem sempre pode funcionar, você pode até pesquisar com as agências os preços antes de ir, tentar fazer uma programação prévia. Mas, o ideal mesmo é escolher e definir os dias de cada passeio chegando lá em um agêndia local, ou seja, com quem realmente entende do assunto.

São Pedro Atacama Cidade

Foi o que fizemos! Chegamos à noite em São Pedro de Atacama e procuramos por uma agência. Os atendentes costumam explicar tudo e fazer o seu planejamento. Elas vão organizar de forma a deixar os passeios onde a altitude é maior para o final, quando seu corpo já estiver acostumado ao clima da região. 

Melhores passeios no Atacama

Valle de La Luna

Foi nosso primeiro passeio. Ele é ótimo para o primeiro dia, pois começa à tarde e é possível aproveitar para dar uma explorada na cidade e se ambientar com a altitude.

Vale de La Luna

O lugar ganhou esse nome pela semelhança com a superfície da Lua. A altitude lá é de 2.487m, então geralmente o impacto é pequeno. O tour leva em torno de 5 horas! Você passará pelas Cavernas de Sal, a famosa Pedra do Coyote e verá o entardecer no Valle de la Muerte.

Cavernas de Sal

Salar de Tara

Pensa num cenário de filme, esse é o Salar de Tara! Certamente está no topo da lista dos melhores passeios do Atacama para qualquer turista que topar esta aventura no deserto. 

É um passeio que dura quase o dia todo. Então, vá preparado! No caminho para esse passeio paramos para tirar foto do maior ícone do Atacama: o belíssimo vulcão Licancabur. Logo irá reconhecê-lo a cada passeio que fizer na região, ele fica entre o Chile e a Bolívia e tem 5.920m de altitude.

Depois fizemos uma parada para ver o Moai de Tara (também chamado de Pedra do Índio) e as 3 Marias e, quando chegamos nessa parte, eu já comecei a me sentir um pouco mareada e com falta de ar. Por isso, reforço a importância de beber bastante água!

Moai de Tara

E enfim chegamos ao famoso Salar de Tara. Com vista para essa paisagem arrebatadora, paramos para almoçar!

Salar de Tara

Fizemos uma pequena trilha a pé para chegar lá, o que incluiu uma visita às Catedrais de Tara. Trata-de de mais uma formação de tirar o fôlego, um paredão de pedra de uma magnitude que só tem como explicar estando lá. Pena que esse dia passei mal e não curti tanto o passeio, mas certamente é um dos mais lindos do Atacama.

Catedrais

Termas de Puritama

Imagine um Oásis de águas quentes no meio do deserto. Isso é o Atacama, que a cada dia me surpreendia com uma paisagem completamente diferente.

Termas Atacama

Nós fomos para as Termas pela manhã e foi ótimo pois pegamos o lugar mais vazio. Existe a opção de fazer o Trekking Guatin, por volta de 3 horas de caminhada, e então chegar nas Termas. Mas, também é possível reservar somente o passeio às Termas.

São 8 piscinas de águas termais no total. Ficamos na terceira, era uma das mais bonitas pois tem uma queda d'água. Dizem que à medida que você vai descendo, a água fica um pouco mais fria. Como fazia muito frio, achamos melhor ficar por lá mesmo.

Lagunas Escondidas de Baltinache

Imagina uma cor azul transparente na água e o contraste com bordas brancas de sal que parecem areia branca. Essa é a paisagem que você irá encontrar nesse passeio! 

Lagunas Baltinache

As lagoas salgadas tem uma concentração enorme de sal que impede que você afunde, como no mar morto. A água é super gelada e, apesar do dia quentinho, foi preciso coragem pra entrar. A sensação é congelante, mas você vai se arrepender se não entrar (pense que depois o frio passa!). 

São 7 Lagoas, sendo que é permitido nadar somente na 7° e na 1°. Nós passeamos por todas e aproveitamos para fazer algumas fotinhos. Esse passeio dura 5 horas, fizemos no mesmo dia das Termas, saindo às 14hs de São Pedro. Minha dica: já vá com roupa de banho por baixo da roupa e leve 1 biquini ou maiô seco para trocar caso necessário. Na volta desse passeio, passamos também no famoso ônibus abandonado no deserto. Era final de tarde e o cenário foi um espetáculo!

Ônibus Abandonado Atacama

Laguna Cejar 

Mais uma incrível lagoa salgada, a concentração chega a 80% de sal! Nesse dia já estava bem mais friozinho e ventando, mas acabei tomando coragem e entrando de novo. Não poderia dizer que fui ate lá e não entrei porque estava frio, né?

Cejar Atacama

Muita gente pergunta qual das 2 é a melhor. Acho que se tiver pouco tempo daria para escolher umas das duas: Cejar ou Escondidas. Finalizamos o passeio em um happy hour com pisco sour ao pôr do sol. Depois desse grandfinale, ficou quase impossível escolher. Deixo essa tarefa para vocês!

Lagunas Altiplânicas e Piedras Rojas

Esse passeio era um dos mais esperados, mesmo com a área de Piedras Rojas fechada para visitação. Conseguimos passar perto e ver de longe esse espetáculo da natureza.

Atacama Piedras Rojas

Para esse dia recomendo dormir cedo no dia anterior pois você irá sair de São Pedro do Atacama às 5h30 da manhã e vai retornar somente em torno das 13 horas. Prometo as mais belas paisagens da viagem e uma experiência imperdível! Começando com um café da manhã ao nascer do Sol com vista para a lagoa Tuyato, passando por Piedras Rojas, Laguna Miscanti e Miñiques.

Sabe o cenário da foto que você vê em todos os blogs da estrada com os vulcões ao fundo? Você também vai passar por ele. Além de uma passagem pelo Trópico de Capricórnio. 

O frio será intenso e nesse dia provavelmente você usará toda as roupas de frio que levou: casaco de plumas, segunda pele, fleece, gorro, luvas, calça térmica, e ainda o resto de roupas que você levou na mala. Recomendo a Fiero para comprar ainda antes da viagem o que precisar. A marca oferece ótima qualidade, preço justo e rápida entrega pra todo o Brasil.

Geysers del Tatio

E enfim chegou nosso último dia no Deserto do Atacama. Conseguimos fazer tudo que havíamos planejado e saímos com as expectativas mais do que superadas!

Geysers Fumaça

A visita aos Geysers conseguiu ainda ser algo completamente diferente do que já tínhamos visto. E, apesar do frio, valeu cada momento pelo espetáculo que presenciamos ao amanhecer nesse lugar único. Lá tem tanto geysers de fumaça, que são pequenos buracos no solo de onde sai fumaça constantemente, quanto geysers que jorram água. É realmente incrível presenciar a erupção!

O que acontece é que no subterrâneo deste local existe um campo de lava vulcânica. E a água quando converge e encontra essa lava, produz as enormes colunas de vapor e gases que você pode ver nas fotos.

Qual agência escolher

Agora que você já sabe quais passeios não pode perder, esta é a decisão que faz toda a diferença: qual agência escolher. Neste momento não leve em consideração apenas os preços, mas também o preparo dos guias, a estrutura da empresa e todos os extras que podem ser incluídos neste pacote, como a alimentação!  

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar ao topo