Sumário
Berlim é considerada um dos principais centros de arte, cultura e história do continente europeu. Oferece atividades e passeios muitos interessantes aos mais diversos gostos e estilos turísticos. São museus, galerias de arte, palácios e muitas construções para serem visitadas e apreciadas pelos turistas. Fria e muito charmosa, Berlim no inverno não pode ficar de fora do seu roteiro turístico.
Clima e temperatura em Berlim no inverno
Fonte: https://weather-and-climate.com/
Oficialmente, o inverno inicia em dezembro e finaliza em março em Berlim, mas em novembro já é possível sentir as baixas temperaturas que costumam durar até o mês de abril. Os dias são muito mais curtos neste período do ano, especialmente no final de dezembro, quando anoitece por volta das 16h na cidade.
As médias durante o dia são de -5°C a 5°C, mas costumam ser muito mais baixas à noite. É normal que aconteça uma variação de semana para semana, com períodos de temperaturas negativas contínuas ou até mesmo com dias ensolarados e temperaturas próximas a 7°C. Vale lembrar que a sensação térmica também pode variar conforme as condições climáticas de cada dia.
Fevereiro costuma ser o mês mais frio na cidade, com temperaturas próximas a 0°C, mas que podem variar para alguns graus acima ou abaixo desta média. A neve acontece esporadicamente e geralmente sem uma grande frequência ou acúmulo. Nevascas também são muito raras em Berlim.
Turismo em Berlim: sugestões de passeios para o seu roteiro turístico na cidade
Em Berlim praticamente todas as atrações funcionam durante os meses frios, mas algumas delas podem ter seu horário de funcionamento alterado. Por isso, na hora de organizar sua programação fique atento a este detalhe. Outra dica é adquirir o Berlim Welcome Card, um cartão de transporte público ilimitado e de desconto nas principais atrações.
Uma dica para não passar muito frio durante os seus passeios pela capital alemã é intercalar passeios a céu aberto com passeios a locais de ambientes fechados, ou até uma pausa para um café. Aliás, esta também é uma ótima oportunidade para provar os deliciosos pratos servidos em cafeterias e restaurantes.
Além da gastronomia, a arte de Berlim também merece destaque. A cidade é repleta de museus e exposições temporárias, a dica é aproveitar para visitá-los nos períodos mais frios do dia e deixar os demais para os momentos mais ensolarados e agradáveis.
O Free Walking Tour é um dos passeios mais conhecidos de Berlim e é oferecido por várias companhias. O ideal é que seja feito antes dos demais, já que as informações dos guias pode tornar o restante da sua viagem mais completa e rica. O tour é completo e passa pelos principais pontos turísticos de Berlim, mas é preciso caprichar no look de inverno para este passeio, ok?
Caso você opte por não incluir o Free Walking Tour no seu itinerário, lembre-se que visitar o Portão de Brandemburgo, o Muro de Berlim, o Memorial do Holocausto e a Catedral de Berlim é praticamente obrigatório ao turista que visita Berlim em qualquer momento do ano.
Subir na cúpula do Parlamento Alemão é outra experiência imperdível! No local é possível ter uma vista incrível da cidade. Embora a entrada seja gratuita, é preciso agendar com antecedência, preferencialmente um mês antes da sua viagem.
Caso a temperatura permita, inclua no seu roteiro os passeios aos parques, especialmente os Jardins de Cerveja, chamados de Biergarten. Nestes locais é possível degustar a popular cerveja do país curtindo a natureza e as belas paisagens de Berlim.
Se a sua viagem estiver programada para o final do ano, não esqueça de conferir todo o encanto dos Mercados de Natal. Até o final de dezembro você poderá encontrá-los espalhados pela cidade e provar comidas e bebidas deliciosas, comprar souvenirs, andar no carrossel ou até mesmo patinar no gelo. Aqui você também confere dicas de roteiros para visitar os Mercados de Natal de Düsseldorf e em Colônia.
O que usar em Berlim no inverno
Ao planejar uma viagem no período de inverno para Berlim, no qual os dias são mais curtos e as temperaturas muito baixas, as pessoas tendem a acreditar que a organização da viagem pode ficar um pouco complicada, imaginando malas pesadas e a dificuldade de visitar muitos dos lugares incríveis que esta viagem promete. Porém, isso pode ser muito mais fácil e descomplicado do que você imagina!
Não inicie a organização da bagagem antes de conferir a previsão do tempo e clima em Berlim para o período da sua viagem, esta informação é necessária para determinar quais itens são essenciais e quais itens podem ser descartados. Fique atento principalmente à possibilidade de neve e chuva, neste caso você não poderá abrir mão de casacos e calçados impermeáveis e que ofereçam a proteção e segurança ideais para estas ocasiões.
Depois de finalizar sua pesquisa, separe os produtos essenciais e comece a organizar os looks completos. Lembre-se que o método mais eficaz para manter o seu conforto e aquecimento em qualquer destino é chamado de cebola ou camadas, no qual você planeja o que irá vestir em camadas, normalmente são três. Confira abaixo quais produtos escolher para compor cada uma delas.
Primeira camada
Esta camada tem a função de manter o conforto, a temperatura corporal e garantir a livre transpiração do corpo. As roupas segunda pele mantêm o aquecimento corporal para que você fique confortável e não sue durante os passeios.
Segunda camada
Esta camada é essencial para garantir a proteção térmica do corpo. Os produtos mais recomendados para esta camada são as blusas e casacos em fleece, pois são leves, macios e térmicos. Quando escolher o seu, lembre-se de levar em conta também a estética do produto, pois será o que mais vai aparecer quando você estiver em ambientes fechados e sem a necessidade de continuar com a última camada. Caso queira algum visual mais sofisticado, opte por suéteres.
Terceira camada
Esta é a camada mais robusta, pois além de aquecer, deve ser capaz de resistir à chuva, neve e vento. A última camada sempre é composta por um casaco que pode variar dependendo da ocasião, do clima e temperatura do local. Vale lembrar que para dias chuvosos e com neve, é necessário que este casaco seja impermeável.
Acessórios também são essenciais para complementar o aquecimento do seu corpo, confira a lista das peças que não podem faltar na bagagem:
– Gorros ou Balaclavas: também já está na hora de tirar os acessórios mais pesados do armário. Proteger a cabeça com gorros ou balaclavas é essencial e evita os resfriados;
– Meias Térmicas: nada de deixar os pés congelando! As meias completam o aquecimento desta parte do corpo, geralmente um dos grandes problemas de quem sofre para manter o corpo aquecido no inverno;
– Luvas: assim como os pés, manter as mãos aquecidas durante o inverno é tarefa quase impossível para algumas pessoas, especialmente quando estamos falando do frio europeu. Por isso, luvas são essenciais para o seu conforto térmico durante a viagem;
– Cachecol: Os cachecóis para os dias de frio intenso devem ser um pouco mais robustos. Cachecóis em fleece térmico são uma ótima opção para estes momentos.
Botas de inverno
E, o último item, mas não menos importante: os calçados de inverno! O calçado ideal para a sua viagem deve proteger o seu pé da umidade, garantir um caminhar seguro e, claro, aquecer muito. Invista em modelos com forração em lã ou outros materiais térmicos. Além disso, a sola deve ser desenvolvida em borracha antiderrapante e com agarradeiras para evitar acidentes.
Em dias com neve ou chuva, o produto também deve ser impermeável ou ter algum tipo de tratamento impermeabilizante, pois a umidade certamente poderia prejudicar muito a manutenção do aquecimento.
Com nossas dicas você não precisará levar uma mala lotada de coisas e, ao mesmo tempo, terá a certeza de que não irá passar frio. Gostaria de mais algumas sugestões para organizar sua viagem a este destino? Entre em contato conosco através dos comentários deste post. Até a próxima!