Berlim no inverno: dicas de passeios e o que usar

Berlim é considerada um dos principais centros de arte e cultura do continente europeu. Oferece atividades e passeios muitos interessantes e adequados aos mais diversos gostos e estilos turísticos, principalmente quando o assunto é arte, cultura e história alemã. São museus, galerias de arte, palácios e muitas construções para serem visitadas e apreciadas pelos turistas. Fria e muito charmosa, a cidade não pode ficar de fora do roteiro turístico dos apaixonados pelo inverno que visitam a Europa durante a estação.

Clima e temperatura em Berlim no inverno

Berlim Temperatura Fonte: https://weather-and-climate.com/

Oficialmente o inverno inicia em dezembro e finaliza em março em Berlim, mas em novembro já é possível sentir as baixas temperaturas que costumam durar até o mês de abril. Os dias são muito mais curtos neste período do ano, especialmente no final de dezembro, quando anoitece por volta das 16h na cidade.

As médias durante o dia são de -5°C a 5°C, mas costumam ser muito mais baixas à noite. É normal que aconteça uma variação de semana para semana, com períodos de temperaturas negativas contínuas ou até mesmo com dias ensolarados e temperaturas próximas a 7°C. Vale lembrar que a sensação térmica também pode variar bastante de acordo com as condições climáticas de cada dia.

Fevereiro costuma ser o mês mais frio na cidade, com temperaturas próximas a 0°C, mas que podem variar para alguns graus acima ou abaixo desta média. A neve acontece esporadicamente e geralmente sem uma grande frequência ou acúmulo, nevascas também são muito raras em Berlim.

Turismo em Berlim: sugestões de passeios para o seu roteiro turístico na cidade

Berlim Turismo

Em Berlim praticamente todas as atrações funcionam durante os meses frios, mas algumas delas podem ter seu horário de funcionamento alterado. Por isso, na hora de organizar o seu roteiro turístico fique atento a este detalhe. Outra dica é adquirir o Berlim Welcome Card, um cartão de transporte público ilimitado e de desconto nas principais atrações da cidade.

Uma forma estratégica e inteligente para não passar muito frio durante os seus passeios pela capital alemã, é intercalar passeios a céu aberto com passeios a locais de ambientes fechados ou até uma pausa para um café ou chocolate quente. Aliás, esta também é uma boa desculpa para provar os deliciosos pratos servidos nos cafés e restaurantes espalhados pela cidade! 

Além da gastronomia, a arte de Berlim também merece destaque. A cidade é repleta de museus e exposições temporárias, a dica é aproveitar para visitá-los nos períodos mais frios do dia e deixar os demais para os momentos mais ensolarados e agradáveis.

O Free Walking Tour é um dos passeios mais conhecidos de Berlim e é oferecido por várias companhias. O ideal é que seja feito antes dos demais, já que as informações dos guias pode tornar o restante da sua viagem mais completa e rica. O tour é completo e passa pelos principais pontos turísticos de Berlim, mas é preciso caprichar no look para não passar frio durante este passeio, ok?

Caso você opte por não incluir o Free Walking Tour no seu itinerário, lembre-se que visitar o Portão de Brandemburgo, o Muro de Berlim, o Memorial do Holocausto e a Catedral de Berlim é praticamente obrigatório ao turista que visita a capital alemã em qualquer momento do ano.

Subir na cúpula do Parlamento Alemão é outra experiência imperdível, no local é possível ter uma vista incrível da cidade. Embora a entrada seja gratuita, é preciso agendar com bastante antecedência, preferencialmente um mês antes da sua viagem.

Se o dia estiver ensolarado e a temperatura permitir, inclua no seu roteiro os passeios aos parques, especialmente os Jardins de Cerveja, originalmente chamados de Biergarten, nos quais é possível degustar a popular cerveja do país curtindo a natureza e as belas paisagens de Berlim.

Se a sua viagem estiver programada para o final do ano, não esqueça de conferir todo o encanto dos Mercados de Natal. Eles acontecem a partir do final de novembro e funcionam até o final de dezembro. Você poderá encontrá-los espalhados por todos os cantos da cidade e provar comidas e bebidas deliciosas, comprar souvenirs, andar no carrossel ou até mesmo patinar no gelo.

O que usar em Berlim no inverno

Berlim o que usar

Ao planejar uma viagem no período de inverno para Berlim, no qual os dias são mais curtos e as temperaturas muito baixas, as pessoas tendem a acreditar que a organização da viagem pode ficar um pouco complicada, imaginando malas pesadas e a dificuldade de visitar muitos dos lugares incríveis que esta viagem promete. Porém, isso pode ser muito mais fácil e descomplicado do que você imagina!

Não inicie a organização da bagagem antes de conferir a previsão do tempo e clima em Berlim para o período da sua viagem, esta informação é necessária para determinar quais itens são essenciais e quais itens podem ser descartados. Fique atento principalmente à possibilidade de neve e chuva, neste caso você não poderá abrir mão de casacos e calçados impermeáveis e que ofereçam a proteção e segurança ideais para estas ocasiões.

Depois de finalizar sua pesquisa, separe os produtos essenciais e comece a organizar os looks completos. Lembre-se que o método mais eficaz para manter o seu conforto e aquecimento em qualquer destino é chamado de cebola ou camadas, no qual você planeja o que irá vestir em camadas, normalmente são três. Confira abaixo quais produtos escolher para compor cada uma delas. 

Primeira camada: esta camada tem a função de manter o conforto, a temperatura corporal e garantir a livre transpiração do corpo. As roupas segunda pele mantêm o aquecimento corporal para que você fique confortável e não sue durante os passeios;

Segunda camada: esta camada é essencial para garantir a proteção térmica do corpo. Os produtos mais recomendados para esta camada são as blusas e casacos em fleece, pois são leves, macios e térmicos. Quando escolher o seu, lembre-se de levar em conta também a estética do produto, pois será o que mais vai aparecer quando você estiver em ambientes fechados e sem a necessidade de continuar com a última camada. Caso queira algum visual mais sofisticado, opte por suéteres;

Terceira camada: esta é a camada mais robusta, pois além de aquecer, deve ser capaz de resistir à chuva, neve e vento. A última camada sempre é composta por um casaco que pode variar dependendo da ocasião, do clima e temperatura do local. Vale lembrar que para dias chuvosos e com neve, é necessário que este casaco seja impermeável.

Acessórios também são essenciais para complementar o aquecimento do seu corpo, confira a lista das peças que não podem faltar na bagagem:

Berlim Acessórios

Gorros ou Balaclavas: também já está na hora de tirar os acessórios mais pesados do armário. Proteger a cabeça com gorros ou balaclavas é essencial e evita os resfriados;

Meias Térmicas: nada de deixar os pés congelando! As meias completam o aquecimento desta parte do corpo, geralmente um dos grandes problemas de quem sofre para manter o corpo aquecido no inverno;

Luvas: assim como os pés, manter as mãos aquecidas durante o inverno é tarefa quase impossível para algumas pessoas, especialmente quando estamos falando do frio europeu. Por isso, luvas são essenciais para o seu conforto térmico durante a viagem;

Cachecol: Os cachecóis para os dias de frio intenso devem ser um pouco mais robustos. Cachecóis em fleece térmico são uma ótima opção para estes momentos.

E, o último item, mas não menos importante: os calçados! O calçado ideal para a sua viagem deve proteger o seu pé da umidade, garantir um caminhar seguro e, claro, aquecer muito. Invista em modelos com forração em lã ou outros materiais térmicos, a  sola deve ser desenvolvida em borracha antiderrepante e com agarradeiras para evitar acidentes. Em dias com neve ou chuva, o produto também deve ser impermeável ou ter algum tipo de tratamento impermeabilizante para evitar que a umidade seja absorvida pelo calçado e deixe os pés molhados, o que certamente poderia prejudicar muito a manutenção do aquecimento.

Berlim calçado

Com nossas dicas você não precisará levar uma mala lotada de coisas e, ao mesmo tempo, terá a certeza de que não irá passar frio! Gostaria de mais algumas sugestões para organizar sua viagem a este destino? Entre em contato conosco através dos comentários deste post! 

Somos o blog da Fiero! Aqui reunimos conteúdos de alta qualidade sobre o inverno, viagens, o que usar, dicas especiais e muito mais. Todos os conteúdos são produzidos por especialistas do frio e amantes da estação mais gelada do ano. Acesse nossa loja virtual e encontre roupas, acessórios e calçados para o frio, inverno e neve: www.fieroshop.com.br .

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar ao topo