Sumário
O Brasil é conhecido pelos seus destinos tropicais, praias, carnaval, calor e proezas esportivas, certo? Mas ele vai muito além.
Para os viajantes que adoram o inverno e viagens envolvendo a natureza, há diferentes destinos, principalmente para quem quer ver neve no Brasil.
Claro que não estamos falando de nevascas ou locais com grandes acúmulos de neve. No entanto, em algumas regiões brasileiras é possível ter vivências incríveis durante o inverno.
Seja para conferir a vegetação branquinha, as paisagens em contraste com as geadas e até a neve – mesmo que rara -, temos cidades que fazem frio no Brasil e são encantadoras!
Por que neva no Brasil?
As condições para ter neve no Brasil acontecem raramente. Isso porque para a formação dos flocos, é preciso que as nuvens estejam úmidas e que a temperatura da atmosfera e do solo estejam em torno de zero grau ou um pouco menos.
Também é fundamental que tanto a trajetória percorrida pelo vapor de água que sobe até as nuvens, que irá formar os cristais de neve, quanto o caminho de volta, com os flocos já formados, estejam gelados. Caso este processo não ocorra, os cristais derretem e se transformam em chuva.
As precipitações de neve que já foram registradas no Brasil ocorreram em regiões serranas dos estados do Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. São localidades com altitudes acima de 1.250 metros.
Quando tem neve no Brasil?
Nos últimos anos, o frio bateu recordes. Geadas são mais comuns de serem vistas e as chances de nevar aumentam conforme as condições climáticas.
Para se ter uma ideia, a melhor época para ver neve no Brasil é entre os meses de julho e agosto. De 2005 a 2021, por exemplo, apenas em 2014 e 2015 não foi registrado neve. E em 2022, o frio começou no mês de maio.
Por isso, reforçamos: é essencial acompanhar as previsões do tempo para saber as chances de neve e contar com a sorte para ver esse fenômeno raro no país.
Tente fazer uma programação da melhor maneira e fique na torcida para que a neve caia nos dias de sua viagem. Uma dica é controlar as expectativas e aproveitar o destino, independentemente da neve.
Apesar de ser um fenômeno excepcional, a neve no Brasil não é impossível! E as cidades abaixo são prova disso. Então já tire o seu casaco de inverno, vista a sua bota e saiba quais cidades registram neve no Brasil!
1. Gramado – RS
A primeira cidade que vem à mente quando falamos de inverno, frio, geada ou neve no Brasil é Gramado.
Com uma cultura rica e paisagens que parecem cenários de filmes, nesta cidade gaúcha, você irá encontrar construções com uma bela arquitetura, gastronomia incrível e atrações para todos os gostos.
Com 800 metros de altitude, os turistas mais sortudos já puderam vislumbrar flocos de neve em diversas ocasiões. No entanto, mesmo sem previsão de neve, Gramado é uma cidade de inverno encantadora e aconchegante, o cartão-postal da Serra Gaúcha e destino obrigatório para os apaixonados pelo frio.
2. São Joaquim – SC
Considerada uma das cidades mais frias do Brasil, São Joaquim costuma registrar temperaturas negativas no inverno e até neve.
Os seus 1.354 metros de altitude facilitam o processo, tanto que os termômetros já marcaram -10 °C no município da serra catarinense.
Este destino de inverno possui uma natureza exuberante, propícia para passeios pelas montanhas. Concentra diversas vinícolas e oferece atividades de ecoturismo. Artesanatos, cultura, história e gastronomia também são destaques.
São Joaquim é uma cidade interiorana calma e tranquila, uma ótima opção para curtir os melhores momentos do inverno com direito a muito frio, cenários congelados e, possivelmente, neve. Por isso, fique de olho na previsão do tempo!
3. Urupema – SC
Urupema é uma pequena e bonita cidade do interior de Santa Catarina repleta de montanhas e mirantes maravilhosos. Hoje, possui o título de a cidade mais fria do país, é destino obrigatório dos que sonham em ver neve e paisagens congeladas.
O município possui casas de campo lindíssimas e aconchegantes. Além disso, oferece programas como a rota das cachoeiras, trilhas pela natureza, degustação de vinhos e uma gastronomia de dar água na boca!
Com 1.750 metros, o Morro das Torres é o ponto mais alto da cidade e um dos mais altos do estado. O mirante proporciona uma vista incrível e sensação térmica de -25 °C no inverno. De lá é possível ver neve, geada e sincelo (pedaços de gelo suspensos das árvores ou construções, resultante da congelação das neblinas). Um verdadeiro espetáculo da natureza!
4. Canela – RS
Próxima de Gramado, Canela encanta tanto os amantes da adrenalina quanto os que buscam o sossego de uma cidade do interior.
Com paisagens belas e surpreendentes, o município oferta opções românticas para casais, aventuras para encarar sozinho ou em grupos, além de passeios e atrações para as crianças.
Com belezas naturais variadas, como vales, cascatas e montanhas, Canela é ainda mais charmosa no inverno. Além dos passeios ao livre, museus e gastronomia de alta qualidade, a cidade da Serra Gaúcha conta com pousadas e hotéis maravilhosos.
Com tantos pontos positivos, aliado ao fato de ser possível ver neve em alguns dos dias mais frios do ano, Canela merece uma visita, não é mesmo?
5. Bom Jardim da Serra – SC
Uma das melhores opções da lista para conseguir ver neve, Bom Jardim da Serra se destaca pela natureza, repleta de cachoeiras e cânions espetaculares. O município de 5 mil habitantes é a porta de entrada para a Serra Catarinense.
O mirante da Serra do Rio do Rastro não pode ficar de fora de um roteiro de viagem pela região. A conhecida estrada cheia de curvas é uma das mais espetaculares do país!
Junte isso ao fato de registrar a neve, muitas vezes com um pouco de acúmulo no solo, e você perceberá que estamos falando de um destino incrível e encantador para os apaixonados pelo inverno.
6. Urubici – SC
As temperaturas, que podem chegar a -10° C em alguns momentos, e a possibilidade de nevar, tornam a catarinense Urubici um dos destinos mais procurados pelos turistas no inverno. Além do frio e cenários branquinhos, a cidade tem muito mais a oferecer aos visitantes.
Com 1.882 metros de altitude, o Morro da Igreja foi o ponto que registrou a temperatura mais baixa do Brasil: -17,8 °C, com sensação térmica de –46 °C! Com esses números incríveis, não é de estranhar que geada, neve e sincelo façam parte dos cenários admiráveis de Urubici.
Os turistas que visitam a cidade na esperança de ver neve, encontram por lá ótimas opções de restaurantes, pousadas e passeios para admirar a natureza, montanhas, cavernas, cascatas e, até mesmo, cachoeiras.
7. São José dos Ausentes – RS
Localizada nos Campos de Cima da Serra, perto da fronteira com Santa Catarina, o município gaúcho de São José dos Ausentes oferece diversos atrativos rurais, aventura, ecoturismo e pesca esportiva.
A cidade abriga o ponto mais alto do Rio Grande do Sul, o Pico do Monte Negro, com 1.400 metros de altitude. Um local para vislumbrar a imensidão e beleza da paisagem de forma completa.
Com muito frio, geada e neve, a experiência de vivenciar o inverno na região é mágica! O pôr do sol no Pico é uma experiência emocionante, e os cânions, cachoeiras e natureza tornam São José dos Ausentes um destino de inverno inesquecível.
8. Caxias do Sul – RS
Sendo um dos mais importantes destinos do enoturismo no Brasil, Caxias do Sul possui muitas vinícolas e um clima que constantemente mostra temperaturas negativas. Além do vinho, a cidade tem castelos, cachoeiras, rios, museus, grutas, santuários ecológicos e cânions.
Em Caxias do Sul, o tradicionalismo gaúcho se mistura com a cultura italiana! Esta característica única, assim como suas belas paisagens, excelente culinária e uma vida urbana fervorosa, tornam este destino uma excelente opção tanto para os turistas que desejam curtir férias de inverno tranquilas e sossegadas quanto para os que preferem um pouco mais de agito.
9. Bom Jesus – RS
Imagem: Mycchel Legnaghi
A cidade gaúcha, localizada na divisa com Santa Catarina, faz parte do roteiro “Caminhos da Neve”. Com uma bela rota das cascatas, este destino encanta pela sua natureza e simplicidade.
Desta forma, se você procura clima e sossegos interioranos para férias de inverno tranquilas e com grande chance de ver neve, o pequeno município de 12 mil habitantes é uma boa pedida.
10. Cambará do Sul – RS
Uma belíssima cidade no Rio Grande do Sul, Cambará do Sul é a porta de entrada para os parques ecológicos Aparados da Serra e Serra Geral. Os cânions da região são um espetáculo à parte: paredões de até 900 metros de altura e 6 quilômetros de extensão.
As grandiosas muralhas de pedra, incrementadas por uma infinidade de cachoeiras, rios e araucárias da mata atlântica, junto às melhores opções de hospedagens, serviços e acessos, tornam a cidade não só um destino que deve estar na lista dos apaixonados pelo inverno e que desejam ver neve, mas também um dos top places para conhecer.
11. São Francisco de Paula – RS
São Francisco de Paula é um pequeno município gaúcho com cerca de 21 mil habitantes.
Por ser considerada a cidade onde mais chove no estado, é um destino que oferece a possibilidade de ver neve também. Localizada entre a Serra Gaúcha e os campos de altitude, ela possui lindas paisagens compostas por araucárias e cachoeiras, ideal para trekking e trilhas.
12. Palmas – PR
Invernos rigorosos, geadas frequentes e registros de neve tornam Palmas a cidade mais fria do Paraná e uma das mais frias do Sul do país.
Com médias térmicas anuais de 15 °C, possui temperaturas que podem ser comparadas com as registradas em São Joaquim (SC) e Gramado (RS). Campos verdes, pinheirais e cenários de extrema beleza caracterizam o município.
13. Itamonte – MG
Sim, tem um destino bem longe da região sul na nossa lista! Itamonte está localizada no sul de Minas Gerais e já registrou neve, mais precisamente na região do Parque Nacional do Itatiaia.
O parque é uma extensão da Serra da Mantiqueira, uma região muito bela, com montanhas, cachoeiras e animais silvestres.
Com características propícias para a prática de vários estilos de esporte e de ecoturismo, é um destino muito procurado por montanhistas. Seus pontos mais famosos são o Maciço das Prateleiras e o Pico das Agulhas Negras.
Para curtir o inverno
Apesar da neve acontecer no nosso país apenas esporadicamente, os destinos citados são belos e encantadores, congelados ou não! Todos eles certamente renderão férias de inverno incríveis e lembranças memoráveis.
Mas se você quer sair de casa com a certeza de realizar o sonho de ver neve, os nossos países vizinhos possuem diversas opções para todos os bolsos e gostos. Bariloche e Ushuaia, na Argentina, e o Valle Nevado, no Chile, são ótimos exemplos e opções de destinos.
Lembre-se de que é preciso se vestir adequadamente para enfrentar o frio intenso e a neve. Prepare-se para viajar com os produtos da Fiero e encare esta aventura com a certeza de que estará bem aquecido, confortável e elegante.
Conte para a gente aqui nos comentários se você já teve a sorte de experimentar momentos com neve em alguma dessas cidades. Ou ainda, qual destes destinos você não vê a hora de conhecer?
Até a próxima!