Sumário
Viajar para a Serra Gaúcha no final de ano é uma experiência inesquecível que você deve fazer ao menos uma vez na vida, acredite! Mas depois de conhecer essa região, com certeza você irá mais vezes. Afinal, há muito para explorar nas cidades serranas do Rio Grande do Sul.
Se você tem alguma dúvida sobre viajar no fim de ano para a Serra Gaúcha, como as cidades de Gramado, Canela, Nova Petrópolis e Bento Gonçalves, já adiantamos que é um dos melhores destinos nacionais que você poderia escolher.
A Serra Gaúcha é uma das melhores opções de viagem para as suas férias de fim de ano. Além de ser um roteiro diferenciado, você e sua família ou amigos poderão curtir vários passeios inesquecíveis que garantirão momentos de diversão e descontração. E para te ajudar a planejar melhor um roteiro para desbravar a Serra Gaúcha, confira algumas dicas dos principais eventos e passeios para curtir nesta época do ano.
Natal Luz
O maior evento natalino da América Latina acontece desde o final de outubro até a primeira metade de janeiro. Quem estiver em Gramado durante esse período voltará a ser criança. Das belíssimas luzes e enfeites espalhados pelas ruas e avenidas ao clima de festividade que permeia o ar, você simplesmente caminha de boca aberta e com um inexplicável sorriso no rosto.
Se você quer uma experiência completa da magia do Natal, é importante se entregar por inteiro às festividades e se envolver o máximo que puder. Quando éramos crianças, parte da magia do Natal se devia ao fato de ser uma época nova e empolgante. Mergulhávamos nos mistérios do Natal – os sinais, os sons, os cheiros, as luzes. Recapture toda essa atmosfera mágica em Gramado e tenha uma experiência inesquecível.
Até a metade de janeiro ainda é possível assistir aos espetáculos do Natal Luz. É um mês mais tranquilo, a cidade já estará um pouco mais vazia em relação a dezembro (o ápice do evento natalino), e você consegue pegar bons preços de hospedagem e passeios. Também em janeiro ocorre o Veraneio na Serra Gaúcha, com várias atividades culturais como o Gramado In Concert, Abraço Literário, rodeios e outros.
Leia também: O que fazer no roteiro de vinhos da Serra Gaúcha?
Parques e passeios a céu aberto
Aproveitar as férias de fim de ano na Serra Gaúcha é ter a oportunidade de curtir um clima mais estável para fazer passeios a céu aberto. Apesar do inverno e do frio serem as grandes vedetes da região, a névoa e as chuvas – mais constantes no inverno – podem acabar prejudicando alguns passeios. No verão, com as temperaturas mais elevadas, você pode se programar melhor para fazer ótimos passeios em dias ensolarados e com céu azul.
Lago Negro
Dar um pulo logo de manhã no inigualável Lago Negro em Gramado torna-se praticamente uma obrigação. Torne isso um ritual para começar o seu dia e deixe a beleza e a paz do lago inundarem sua alma. O final de tarde no Lago Negro também é espetacular e ótimo para relaxar e ir se desligando do cotidiano.
Le Jardin
O parque de lavanda Le Jardin é outro passeio magnífico para se fazer em dias ensolarados. Baseado nos belos campos de lavanda da França, o Le Jardin esbanja exuberância e beleza que deixam seus visitantes de boca aberta. A entrada do parque é gratuita e você paga só o que resolver comprar na lojinha temática deles, que é um show à parte, diga-se de passagem.
Passeios em Canela
Em Canela, vale a visita aos belos Parque do Caracol, Vale da Ferradura e Ecoparque Sperry, indicadíssimo para quem ama o contato com a natureza. Há também os passeios turísticos clássicos, como o Tour Uva e Vinho com passeio de Maria Fumaça, no qual os visitantes percorrem cidades a bordo de um trem.
E o Tour Rural Linha Bella, que oferece uma viagem no tempo ao visitar o interior de Gramado para que as pessoas conheçam as casas dos colonos que povoaram a região em tempos antigos.
Faça as malas, organize seu roteiro de férias na Serra Gaúcha e tenha uma viagem inesquecível.