As melhores paisagens de inverno da Serra Gaúcha

13 de setembro de 2016 - Por Emílio Calil | Dicas da Serra Gaúcha

O Brasil é um país abençoado por contar com a diversidade de culturas, histórias e temperaturas bem definidas. Para os apaixonados pelo inverno ou que querem aproveitar a estação, viajar para o Rio Grande do Sul é, sem dúvidas, uma das melhores experiências. Aliás, mesmo no outono e na primavera é possível aproveitar para visitar belíssimas paisagens de inverno da Serra Gaúcha.

Durante essas estações, as temperaturas da região – considerada uma dos melhores destinos brasileiros e um dos mais procurados no inverno – ainda se mantêm mais baixas, o que é um incentivo para fazer as suas malas e aproveitar essa época de baixa temporada, com menos turistas, preços mais acessíveis e mais tempo para visitar os lugares bacanas.

E se você está procurando lugares deslumbrantes para apreciar o frio e ficar de queixo caído – e esgotar o cartão de memória da sua câmera -, aqui estão algumas dicas de lugares que contam com paisagens de inverno da Serra Gaúcha que precisa visitar. Além de ser uma ótima opção para quem não pode viajar para fora do país, é uma forma de valorizar as belezas do Brasil e aproveitar os diversos roteiros que contemplam o Rio Grande do Sul. Confira abaixo:

1 – Cambará do Sul

Itaimbezinho Cambará do Sul

Famosa pelos seus belíssimos cânions Itaimbezinho e Fortaleza, a pequena Cambará do Sul é campeã no ranking de baixas temperaturas, sendo que no inverno está sempre entre os lugares mais frios do Brasil. A cidade possui cerca de 6.500 habitantes, está a uma altitude de 1.031 metros acima do nível do mar e esbanja exuberância com suas paisagens naturais.

Durante o ápice do inverno, é mais fácil nevar ou gear em Cambará do Sul do que em cidades mais baixas, porém mais turísticas, como Gramado e Canela. Se você está em busca de paisagens de tirar o fôlego que permitam momentos únicos de contemplação, este é seu destino ideal. Entre as muitas formas de conhecer as paisagens, está o passeio a cavalo, que é uma maneira de entrar em contato com a natureza e experimentar a sensação de liberdade. Também, não deixe de visitar os pontos turísticos da Praça Central. 

2 – Gramado

Inverno Gramado

A mais conhecida, e mais charmosa, das cidades da Serra Gaúcha. Gramado é a Europa no Brasil. Suas belas arquiteturas alemãs, gastronomia típica, parques e paisagens são atrativos para turistas durante o ano inteiro. Mas é no inverno que a cidade exibe sua beleza e aconchego. Se você quer apreciar paisagens de inverno da Serra Gaúcha, Gramado oferece diversas opções: o Lago Negro, o Vale do Quilombo, parque de lavandas Le Jardin, entre tantas outras. 

No entanto, uma das mais lindas paisagens de inverno que pode resumir Gramado é a sua Avenida Borges de Medeiros. Uma simples caminhada em uma tarde pela Borges fará seu coração se encher de encantamento. E, claro, esteja preparado para tirar todas as fotos possíveis – além de parar em cada loja de chocolate e em cada café charmoso que encontrar.

3 – Canela

Canela Serra Gaúcha

Cidade vizinha de Gramado, Canela possui um charme único, mais “interiorano” e com muitas opções de ecoturismo. Sua bela Catedral de Pedra, localizada na praça central da cidade, é um de seus atrativos turísticos mais conhecidos e símbolo da cidade. Caminhar por Canela é um prazer único, que nos enche de paz e tranquilidade. Mas se você está em busca de paisagens magníficas de inverno, precisa se afastar um pouco do centro.

Uma parada obrigatória em Canela é o famoso Castelinho Caracol, um museu e casa de chá que serve o melhor strudel da Serra Gaúcha – a sensação de ter sido transportado para a Alemanha é um dos grandes momentos de se estar ali, e a paisagem é de encher os olhos de lágrimas. Outros lugares que garantirão lindas paisagens para apreciar o inverno é o Parque do Caracol e o Ecoparque Sperry. Para quem faz viagens em família, os parques temáticos não podem ficar de fora do roteiro, como o Parque Terra Mágica Florybal. São atrações para todos os gostos e idades!

4 – São José dos Ausentes

São José dos Ausentes

São José dos Ausentes está situada a 1.200 metros sobre o nível do mar e possui uma área de 1175,4 km². A pequena cidade, com cerca de 3.200 habitantes, é conhecida por seu inverno rigoroso para os padrões brasileiros. Durante a estação, o município tem geada constante e neve quase todos os anos, normalmente muito fraca e em poucos dias. Além disso, normalmente registra temperaturas abaixo de 0ºC. Pelas características peculiares, se tornou um dos famosos destinos de inverno do Rio Grande do Sul. 

Desenhada pelos Campos de Cima da Serra e cânions dos Aparados da Serra, São José dos Ausentes tem belos cenários como o Pico do Monte Negro, o ponto mais alto do estado, com 1.403 metros, o Cachoeirão dos Rodrigues e os Mangueirões de Pedra. Por isso, é o lugar ideal para quem gosta de viagens envolvendo aventura, para desfrutar das lindas paisagens. Ainda, a região está cheia de cânions incríveis! 

Pronto, agora você já tem motivos de sobra para visitar o Rio Grande do Sul. Desfrute de inesquecíveis paisagens de inverno da Serra Gaúcha, muitas delas ainda bastante frias no outono e na primavera.

Leia também: O que fazer no roteiro de vinhos da Serra Gaúcha – Dicas e curiosidades

Boa viagem!

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

Top