Conheça 9 vantagens em usar lã merino

27 de janeiro de 2022 - Por Portal de Inverno

São muitas as vantagens em usar lã merino. Considerada a melhor lã do mundo, a merino é obtida por meio da raça de carneiros que vivem em ambientes extremos de frio e calor da Nova Zelândia e Austrália. A fibra natural permite a fabricação de variadas roupas e acessórios, sendo um perfeito material também para a performance.

Com o avanço genético natural, as fibras passaram a ter características que a tornam muito especiais e naturalmente tecnológicas, sendo utilizadas para fabricação de roupas para qualquer época do ano.

Para você entender as vantagens em usar lã merino, preparamos uma lista com os principais benefícios que tornam a fibra ainda mais especial e possível de ser utilizada em qualquer temperatura, ideal para te acompanhar em diferentes atividades físicas e no dia a dia.

Roupas de lã merino Fiero Brasil

1) Biodegradável e renovável

Renovável, a lã merino é produzida pelas ovelhas da raça todos os anos, enquanto houver grama para pasto.

Ainda, tem como característica ser biodegradável, isso porque quando a fibra chega ao fim da sua vida útil, pode ser devolvida ao solo, ocorrendo a decomposição e liberando nutrientes. O tempo para se degradar é muito curto, diferente do que acontece com os fios sintéticos.

2) Uso durante todo o ano

Os animais da raça merino vivem em lugares de grande variação térmica, por isso eles naturalmente se adaptam aos invernos rigorosos e calores intensos. Essa capacidade passa para a lã e, dessa forma, os produtos produzidos com o material proporcionam conforto térmico conforme o ambiente onde será usado.

Essa é uma das grandes vantagens em investir em peças de lã merino, porque além de ser premium e ter tecnologia Dry, pode se adequar aos mais variados momentos para proteção e conforto do corpo.

3) Isolamento térmico

Uma das vantagens em usar lã merino, que é um material nobre, é o isolamento térmico. Uma excelente ferramenta para isso é o próprio ar, porque a fibra absorve e libera vapor de água. A lã retém o calor gerado, tornando um isolante natural, auxiliando no calor corporal.

4) Controle da respiração e umidade

A lã natural é uma das mais importantes matérias-primas para confecção de roupas outdoor. Isso porque a merino se tornou popular entre os praticantes de esportes ao ar livre, como caminhadas e trekkings.

A fibra possui como diferencial o potencial para controle da umidade do corpo. Ou seja, pode absorver o suor e transportá-lo para a parte externa do tecido. Assim, a pele fica seca porque a umidade e o suor evaporam mais rápido.

5) Antiodor

Em consequência do poder de controle da respiração e umidade, fazendo com a pele se mantenha seca durante o uso de itens produzidos com a lã merino, também é possível a fibra controlar bactérias e, consequentemente, odores. Por isso, as peças podem ser usadas por vários dias sem a necessidade de serem lavadas, não tendo o mau cheiro.

Por causa dessa praticidade, a lã é uma escolha perfeita para você usar na hora de praticar atividades de alta intensidade, como também compromissos do cotidiano.

6) Resistência

As fibras de lã são formadas por queratina, proteína presente também na pele e cabelo humano. Por isso, possuem extrema capacidade ao ser flexionada, dobrada e esticada, além de ter resistência a ações como fricção e abrasão. Garante, assim, mais estabilidade e força, sendo ainda muito mais fácil de cuidar (Easy care), como também na hora da lavagem e secagem rápida.

7) Sem coceira e irritação na pele

Por terem o diâmetro bem menor (mais finas), as fibras da lã merino não causam desconfortos, nem irritações no corpo. Mesmo em peles mais sensíveis, a sensação de “pinicar” é muito menor, se comparada quando são usados itens de lã comum. O material conta com extrema maciez ao toque, proporcionando o máximo de conforto.

8) Proteção UV

A lã merino possui proteção natural aos raios solares ultravioleta devido à evolução genética ao longo do tempo. Por ter em suas fibras, queratina, a matéria-prima é naturalmente responsável por proteger a pele da exposição solar e também dos raios solares em dias nublados, contando com grande resistência e durabilidade.

9) Repele a sujeira

A eletricidade estática que acaba atraindo fiapos, poeira e sujeira do meio ambiente é menor na lã merino, porque a fibra contém menos umidade que a lã sintética. Essas características naturais protegem as roupas.

São muitos benefícios, não é mesmo? Esperamos que com esse post você tenha descoberto ainda mais vantagens em usar lã merino. Até a próxima!

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

Top