Escandinávia

Escandinávia: características e curiosidades

A Escandinávia é um espetáculo à parte. Além da neve, clima e cenários de contos de fadas, o que mais chama atenção é a diferença cultural. Por isso, trouxe para vocês um post com algumas curiosidades sobre a cultura nórdica e suas peculiaridades.

Na Finlândia existem mais de 3,3 milhões de saunas

Sauna Escandinávia

A sauna, além de paixão nacional, é uma tradição muito preservada na Finlândia. Apesar dos Finlandeses serem MUITO tímidos e fechados, é muito comum que as reuniões entre amigos aconteçam dentro de uma sauna. Quando não havia água corrente no país, as saunas eram os lugares mais práticos para se tomar banho durante os longos invernos.

Vale lembrar que estudos foram feitos e existem comprovações de que os benefícios dessa prática para a saúde são inúmeros: melhoria na qualidade do sono, fortalecimento da circulação sanguínea, combate às doenças respiratórias e até mesmo o estresse.

E como é a tradicional sauna finlandesa? Simples, você fica dentro da sauna que beira os 60°C por volta de meia hora e, logo após, dá um mergulho em um lago congelado. Independente da temperatura, quando a sauna começa a ficar desagradável (por conta do calor), é comum pularem na neve e provocarem esse choque térmico no corpo.   

Eu particularmente não pulei no lago, mas cheguei a pular na neve e posso dizer: a sensação é indescritível! Inicialmente parece que TUDO queima, principalmente as extremidades do corpo. Mas conforme o tempo passa, você consegue sentir os benefícios. E não se preocupe, você não vai pegar uma gripe!

A educação é acessível e gratuita para TODOS

Escandinávia Educação

Parece mentira, né? Mas não, toda a vida escolar e a graduação, mestrado e doutorado são gratuitos. Essa ideia parte da premissa e da necessidade de reconstrução do país depois das grandes guerras e da destruição causada pelas mesmas.

Nos países nórdicos, o estado fornece todos as necessidades básicas e a população paga impostos altíssimos (na Finlândia, os impostos podem chegar a 50% da renda familiar). Ao mesmo tempo, são eles que estão na frente nos índices de qualidade de vida, desenvolvimento e educação.

Na Finlândia, a porcentagem de analfabetos não chega a 1% e isso diz muito sobre o crescimento de um país e seu reflexo na qualidade de vida das pessoas.

Lei de Jante

Lei de Jante Escandinávia

É um código de conduta escrito por um Dinamarquês chamado Aksel Sandemose, que estabelece 10 regras para fazer com que uma sociedade seja boa para todos. Os países nórdicos são EXTREMAMENTE igualitários, por isso acham curioso o apego a títulos e méritos. Por exemplo, políticos e chefes de estado podem facilmente perder seus cargos por andarem de primeira classe com dinheiro público.

Em dois meses na Escandinávia pude perceber que não há cultura de consumo ou grandes grifes, pois eles realmente não se importam. E eles consideram muito mais o ser do que o ter, independentemente da situação.

Isso foi uma das surpresas mais agradáveis que tive nesse período na Escandinávia, foi muito satisfatório ver uma sociedade que cresce e se constrói no mesmo ritmo sem deixar ninguém pra trás.

São povos muito preocupados com a saúde e que praticam muitos esportes

Escandinávia Esportes

Por conta dos longos invernos com pouquíssima luz solar, a melancolia do clima costuma provocar alguns problemas entre os mais jovens e, por este motivo, há índices alarmantes em relação à saúde mental da população.

O povo nórdico pratica muitos exercícios não só pelo bem-estar, mas também por lazer e por prazer. Nas escolas, são ensinados vários tipos de esportes e estes são incentivados pelos educadores para que, mesmo com pouca luz solar e o frio congelante do polo norte da terra, a população e os jovens mantenham o movimento e a saúde física e mental.

No período em que estive lá, tentei aprender quase todos os esportes de inverno, desde cross country ski até patinação no gelo. Não fiquei experiente, mas me diverti como nunca e ganhei inúmeras dores musculares nos dias seguintes! 

O meio ambiente é levado muito a sério

Escandinávia Meio Ambiente

Dizem que a maneira mais fácil de se irritar um norueguês é pedindo a opinião deles sobre a caça de baleias, pois isso é um insulto à herança histórica e ambiental deles.

A cidade de Helsinque, na Finlândia, pretende abolir o uso de carros a combustão até 2025. Com o aprimoramento dos transportes públicos pretendem que a população veja mais um motivo para não usarem carros particulares e, desta forma, poluírem menos o meio ambiente. Ah, na Dinamarca já existem mais bicicletas do que pessoas, você já consegue imaginar o motivo, não é?

Os povos nórdicos perceberam que os recursos providos pela natureza são limitados e, sem o cuidado necessário, estes seriam facilmente esgotados. Por isso, focaram em formas de energia limpa, reutilização de materiais e outras medidas como forma de contribuirem com a preservação ambiental.

Em um curto período de tempo na Escandinávia, pude perceber que além de serem um povo extremamente rico culturalmente, são preocupados com a saúde, bem-estar e principalmente com a igualdade!

Quer conferir tudo isso com os próprios olhos? Não esqueça de outra característica marcante da região: o frio intenso. Por isso, vá preparado com as roupas, acessórios e calçados adequados!

E você, já visitou algum país da Escandinávia? O que mais lhe surpreendeu? Envie o seu comentário!

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.

1 comentário de “Escandinávia: características e curiosidades”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar ao topo