Viagem Europa Inverno

Europa no Inverno: dicas essenciais para o planejamento da viagem

Ah, a Europa no inverno! Quem nunca sonhou em visitar uma daquelas montanhas nevadas na Suíça, tomar um chocolate quente em Paris enquanto espia a Torre Eiffel ou ter uma conversa séria com o Papai Noel na Finlândia? Ao planejar uma viagem no período de inverno na Europa, no qual os dias são mais curtos e as temperaturas muito baixas, as pessoas tendem a acreditar que a organização da viagem pode ficar um pouco complicada, imagindo malas pesadas e a dificuldade de visitar muitos dos lugares incríveis que esta viagem promete.

Porém, isso pode ser muito mais fácil e descomplicado do que você imagina! Vou contar alguns detalhes que podem auxiliar a planejar a sua viagem dos sonhos ao velho continente no inverno, com direito a muita neve, chocolate quente e fotos maravilhosas. 

NÃO EXISTE FRIO DEMAIS, EXISTEM ROUPAS INADEQUADAS

Intercâmbio Finlândia Amigos

O método mais eficaz para manter o seu conforto e aquecimento em qualquer destino é chamado de 'Cebola' ou 'Camadas', no qual você planeja o que irá vestir em camadas, normalmente são três: 

Primeira camada: para manter o conforto e a temperatura corporal. Usa-se uma segunda pele que mantém o aquecimento corporal para que você fique confortável e não sue durante o passeio. Eu usei o conjunto térmico da FIERO em momentos nos quais os termômetros marcavam -30ºC até 8ºC, ou seja, foi super versátil e eficiente em todos os momentos da viagem.

Segunda camada: para complementar o aquecimento. O material mais recomendado é o Fleece, pois é leve, macio e térmico. Quando escolher o seu, lembre-se de levar em conta também a estética do produto, pois será o que mais vai aparecer quando você estiver em ambientes fechados e sem a necessidade de continuar com a última camada. O da Fiero, além de ser lindo, era o meu preferido quando as temperaturas na Finlândia baixavam de -20ºC! 

Terceira camada: para proteger contra agentes externos. Essa é a camada mais pesada e robusta, pois ela deve ser capaz de resitir à chuva, neve e vento. Eu usei um casaco da linha Thermo Mountain da Fiero e fiquei muito satisfeita, ele é forrado com o mesmo material do fleece e ainda me protegia da neve em todos os momentos necessários. Nos dias em que praticava esportes, optava por manter apenas a segunda pele e o casaco, o que já era suficiente para meu aquecimento e conforto. 

Não esqueça do calçado adequado! Mas, neste caso, é preciso levar em consideração muitos aspectos da sua viagem. Para saber como escolher o melhor modelo de calçado para sua viagem à Europa, clique aqui!

Com esse método, você não precisará levar uma mala lotada de coisas e, ao mesmo tempo, terá a certeza de que não irá passar frio.

FIQUE ATENTO AOS HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO DOS ESTABELECIMENTOS

Europa Horário Funcionamento

Pelo fato dos dias serem muito mais curtos, os horários de funcionamento mudam, alguns deles mudam drasticamente. A minha dica é que você procure informações com os funcionários do local onde estará hospedado ou no website e redes sociais do estabelecimento que pretende visitar. Desta forma, você não perderá a viagem e nem mesmo criará expectativas em relação a um passeio que não estará disponível nas datas em que você estiver viajando.

POSSIBILIDADES DE LOCOMOÇÃO AO VIAJAR NO INVERNO

Europa Locomoção Viagem Inverno

CARRO: A possibilidade de alugar um carro sempre parece muito atraente, principalmente quando vemos vídeos de estradas lindas, com paisagens cobertas de neve nas redes sociais. Porém, você deve estar atento ao fato de que dirigir em uma dessas estradas congeladas é extremamente complicado. Portanto, leve em consideração esses detalhes ao optar por este meio de transporte. Clique aqui se esta for a sua opção!

TREM: Apesar de ser um dos transportes públicos mais caros disponíveis no continente, a viagem de trem é inesquecível! Paisagens lindíssimas e um conforto que merece destaque. Mas, neste perído do ano é possível que aconteçam alguns imprevistos e atrasos devido ao acúmulo de neve nos trilhos, o que pode atrasar um pouco os seus planos. Se não tiver nenhum horário marcado, esta pode ser uma boa opção. 

ÔNIBUS: Não vou dizer que são confortáveis, mas certamente será  o meio de transporte mais barato que você vai encontrar por lá. Existem algumas promoções relâmpago, nas quais é possível pagar até 1 euro por percurso! Apenas para que você possa ter uma ideia da diferença no custo do transporte, normalmente o mesmo percurso que custaria 65 euros de trem, pode custar 15 euros se você optar pelo ônibus.

USE E ABUSE DOS HIDRATANTES CORPORAIS E LABIAIS

Cuidado Lábios Inverno

Não é exagero, o frio queima e resseca a pele! Por isso, tenha sempre na bolsa/mochila um hidratante labial e outro corporal para passar nas mãos e partes da pele que não ficam cobertas pelas roupas. O ressecamento causa um incômodo imenso que pode atrapalhar a sua viagem, então mantenha os lábios e a pele sempre hidratados para evitar esse tipo de transtorno.

E aí, vai viajar para um destino de inverno em breve? Gostou das dicas? Vamos conversar nos comentários do post!

Estudante de direito e voluntária global da AIESEC. Sua primeira experiência com a organização foi na Finlândia, onde teve experiências incríveis e pôde experimentar o melhor do inverno intenso do país e região.

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar ao topo