Sumário
Para os viajantes que desejam explorar paisagens incríveis no Peru, a Laguna Humantay não pode ficar de fora do roteiro! Essa lagoa de águas cristalinas é formada pelo degelo das montanhas andinas, sendo uma das paisagens mais bonitas que encontramos na nossa viagem.
Localizada a cerca de 125 km de Cusco, vale muito a pena para quem vai ficar mais dias na cidade e está disposto a fazer uma bela caminhada. Aqui, vamos compartilhar nossa experiência com o trekking neste destino de inverno incrível!
Como fazer o passeio na Laguna Humantay?
Para ir até a Laguna Humantay, foi necessário fechar o passeio com uma agência devido à distância de Cusco ao destino.
Trata-se de uma lagoa maravilhosa aos pés da montanha Salkantay. A trilha para Salkantay é bem conhecida, mas o passeio até a laguna ainda não, talvez por conta da distância e das dificuldades que se enfrentam até chegar no local. Estávamos em um grupo com cerca de 12 pessoas e éramos os únicos brasileiros!
Ela está a 4.630 metros de altitude nos pés da Salkantay. Uma paisagem tão linda que as fotos não conseguem reproduzir toda a beleza da lagoa e da montanha.
Na subida, a empresa que contratamos nos emprestou alguns bastões para ajudar na caminhada. O percurso tem aproximadamente 3,5km, somando no total 7km para ida e volta. Muitas empresas alugam cavalos para fazer o percurso, mas não concordamos com esse tipo de prática.
Uma dica super valiosa é subir devagar e em um ritmo constante, respirando de forma lenta e profunda. Nós subimos mascando folha de coca, uma das melhores opções para combater o soroche (mal de altitude). O chá de coca também é oferecido pelos guias quando se chega no alto da montanha para alívio da falta de ar e pressão nos ouvidos.
A cada subida, eu precisava fazer uma parada de 15 minutos. O trajeto era pra ter sido de 1h30, mas levamos um pouco mais para chegar até lá pois o guia parava com bastante frequência para ver se todos estavam bem. Logo começamos a avistar o início daquele lago incrível e todo seu degelo.
O tempo de permanência na Laguna Humantay durou aproximadamente 1 hora. Sim, é pouco tempo para tanto sacrifício. Mas não tem jeito, a hora passou rápido enquanto fazíamos mil fotos e logo já era hora de voltar!
O que vestir para fazer trekking?
Por se tratar de uma área montanhosa, fez bastante frio no dia do passeio e o clima mudava com frequência. Mas fomos preparados para enfrentar qualquer situação: casaco corta vento, gorro, luva e bota. Todos estes itens nos ajudaram muito a manter a temperatura enquanto os ventos que sopravam da montanha de gelo não cessavam.
Como o passeio costuma iniciar bem cedo, as temperaturas costumam ser mais baixas. Mas como em toda caminhada, devido ao corpo estar em movimento, você começa a sentir um pouco de calor. Por isso, indicamos que monte um look em camadas para adaptar as peças de roupas conforme a necessidade.
Nossos produtos da Fiero foram muito importantes para o nosso aquecimento e conforto térmico. As botas forradas foram essenciais para manter nossos pés protegidos, enquanto o gorro, além de super estiloso, me manteve aquecida. Até a caneca da Fiero que levei salvou minha vida na hora de tomar meu chá de coca quentinho.
Dicas para visitar a Laguna Humantay
Como falamos anteriormente, esse passeio exige esforço físico. Por isso, tenha em mente que realmente precisa estar com bom condicionamento físico para realizar uma bela caminhada na montanha. Além disso, tenha uma boa noite de sono para estar preparado(a) para fazer o trekking.
Indicamos que faça o passeio à Laguna Humantay após alguns dias de estadia em Cusco, quando o corpo já estará mais adaptado ao clima. Mesmo a atividade sendo cansativa, vale muito a pena vivenciar esse momento.
Visitar a Laguna Humantay foi uma experiência inesquecível. Se optar por incluir este passeio na sua viagem ao Peru, certamente irá se lembrar de tudo deste dia especial, desde a caminhada exaustiva até as lindas cores do lago!
Aproveite também para conferir nossa experiência em Vinicunca, a famosa montanha das sete cores de Cusco.
Até a próxima!