Itália Neve

Neve na Itália: 4 cidades e lugares para conhecer e desbravar no inverno europeu

Embora faça muito frio em algumas regiões do nosso país, o brasileiro não está acostumado com temperaturas extremas. Desta forma, é natural que exista um grande interesse em visitar o Velho Continente e descobrir como é a estação mais fria do ano por lá. 

A Itália, por exemplo, é um dos mais frios da Europa! Muitas cidades localizadas nas montanhas da região norte do seu território registram temperaturas abaixo de zero no inverno. 

Mesmo com as temperaturas que podem assustar alguns turistas ainda pouco acostumados com o frio intenso, o inverno pode ser um ótimo cartão de visitas para conhecer a Europa. Afinal, são muitos lagos congelados e paisagens de tirar o fôlego!

Tendo isso em vista, hoje vamos conversar um pouco mais sobre a Itália e saber como é o inverno por lá. Pegue o seu melhor casaco, mesmo que não esteja tão frio, somente para entrar no clima, e vamos conversar. Um café ou chocolate quente podem ser seus companheiros também. Boa leitura!

Como são as estações na Europa?

Estações do ano na Europa

Antes de mais nada, para entendermos melhor como funciona o inverno na Itália, precisamos saber como são as quatro estações do ano no continente europeu. 

Por estar localizado no Hemisfério Norte, o Velho Continente apresenta estações opostas às nossas aqui no Brasil e América do Sul. Por exemplo, quando é verão no Hemisfério Sul, na Europa será inverno, e assim sucessivamente para todas as demais estações. 

No inverno, podem ser sentidas as temperaturas mais extremas do continente europeu, todavia, o verão por lá pode chegar a números que passam facilmente dos 40ºC em alguns países. Em Milão, cidade italiana que é a capital mundial da moda, existe um forte abafamento devido a diversas construções e à sua localização geográfica. 

Da mesma forma que nas regiões do sul e sudeste do Brasil, quando o outono chega já é possível sentir temperaturas mais amenas. Assim que as folhas começam a cair, já podemos experimentar aquele clima característico do inverno na Europa.

Neste período do ano, já é normal ver o sol começar a se pôr mais cedo, por volta das 17h. O outono no Hemisfério Norte começa em setembro e termina em dezembro. 

Em dezembro, inicia-se o inverno e, como falamos anteriormente, as temperaturas extremas começam a dar o ar da graça. Essa estação dura até o mês de março.

Em muitos países europeus, costuma ser comum não ver o sol durante alguns dias devido ao frio intenso. Da mesma forma, a neve está presente quase que em todos os cantos do continente. A chuva também é outro fenômeno natural bastante presente durante a estação mais fria do ano. 

De de março até  junho ocorre a primavera, época em que as plantas começam a florir e as temperaturas sobem levemente em alguns lugares da Europa. Com isso, os dias começam a ficar mais longos e ensolarados. 

O inverno Italiano 

Inverno Italiano

O inverno em todo o continente europeu ocorre entre os meses de dezembro e março. Todavia, o país da bota não é dos mais gelados do continente. As temperaturas durante a estação variam de 2 a 14ºC na Itália, ou seja, um clima mais próximo do moderado do que do congelante. 

O país da bota possui diversas variáveis de clima durante a estação mais fria do ano. Por exemplo, no norte as temperaturas costumam ser mais congelantes e, por este motivo, existem diversas pistas de esqui espalhadas por essa região. 

Já na parte mais central, o frio não chega a ser tão intenso quando comparado às cidades do norte do país. No sul, por sua vez, as temperaturas costumam ser mais quentes, devido à sua localização mais costeira, embora seja possível encontrar um pouquinho de neve em algumas ocasiões. 

Onde encontrar neve na Itália e aproveitar o inverno?

Quer saber em quais cidades italianas a estação mais fria do ano pode ser melhor aproveitada? Assim como foi comentado anteriormente, as temperaturas mais frias são encontradas na região mais ao norte do país. É lá que se encontram as principais pistas de esqui, umas das grandes atrações da estação em alguns países europeus. 

Por este motivo, esta região ganhará mais destaque na nossa lista dos principais destinos para o turista que encontrar neve na Itália e ainda aproveitar o país com o clima de inverno europeu. Afinal, essa é uma das principais justificativas para visitar o continente e o país nessa época do ano. 

1 – Monte Livata (Roma) 

Monte Livata

O Monte Livata é o primeiro ponto turístico que entra na nossa lista de destinos especiais para ver neve na Itália. 

Localizado a pouco mais de 100 quilômetros de Roma, capital do país, o Monte Livata é uma grande atração para os turistas e também para os cidadãos italianos. Ele faz parte de uma cadeia de montanhas denominada Simbruini, que tem cerca de 2 mil metros de altura. Neste local, existem três estações de esqui e pistas para realizar caminhadas e trilhas pelos bosques da região. 

Para aqueles que gostam de conhecer e entrar na cultura local, é possível visitar a pequena cidade de Subiaco, com menos de 9 mil habitantes. No local, certamente você conhecerá muito mais sobre como é a vida nesta parte do país. 

2 – Trentino-Alto Ádige (Trento)

Trentino-alto Ágide

Nossa segunda parada é no extremo norte da Itália, mais especificamente em Trentino-Alto Ádige. Uma região que tem como capital a cidade de Trento e que desperta bastante atenção de turistas e moradores locais. 

Devido à sua localização geográfica, a região traz muita bagagem histórica, não somente da cultura e costumes italianos, mas, também, um pouco da Áustria, país com o qual faz fronteira. Esta parte do país é ótima para quem quer ver neve na Itália e, de quebra, praticar esportes de inverno. 

Na localidade de Madonna di Campiglio, que pertence à cidade de Pinzolo, existem 100 pistas de esqui. Caso você não tenha muitas habilidades com esportes de inverno, este é o lugar ideal já que 45 pistas são indicadas para iniciantes. Ou seja, se o seu objetivo é conhecer o inverno e praticar atividades físicas da estação, este destino deve estar no seu roteiro de viagem.  

3 – Valle D'Aosta (Aosta)

Valle D'Aosta

A terceira visita que vamos indicar para aproveitar a estação mais gelada do ano na Itália é o Valle D’Aosta, que tem como capital a própria Aosta, uma cidade italiana com uma população de pouco mais de 120 mil habitantes. 

Embora Trentino-Alto Ádige faça divisa com Áustria, o país tem a maioria dos seus limites territoriais mais próximos à França. Por este motivo, muito da cultura francesa pode ser encontrada em alguns destinos de inverno italianos. 

No Valle D’Aosta, talvez a principal atração seja o terraço de Punta Helbronner. O local tem três mil metros de altura, tornando possível que o turista tenha uma visão de 360 graus de toda a localidade. Aliás, uma paisagem de tirar o fôlego, especialmente se o local estiver completamente coberto de neve! 

4 – Região da Toscana 

Toscana

Por fim, mas não menos importante, uma das regiões mais conhecidas e visitadas de toda a Itália: a Toscana. Conhecida mundialmente pelos seus vinhos e clima agradável, ela não poderia ficar de fora da nossa lista. 

Mesmo que não seja possível ver muita neve nesta região do país, visitá-la durante o inverno pode ser vantajoso do ponto de vista financeiro. Afinal, as passagens e hospedagens costumam ser mais baratas nesta estação

Na Toscana você poderá conhecer diversos museus e ainda encontrar a estátua de David, esculpida por Michelangelo, localizada na cidade de Florença. 

Ainda assim, se você não se convenceu a visitar esta região da Itália somente com os museus e belíssimas paisagens que a Toscana tem a lhe oferecer, talvez os vinhos o(a) convençam a visitar este destino especial. Quer uma época melhor para degustar essa bebida? 

Ver neve na Itália pode ser um pouco mais complicado do que em outros países do continente europeu. No entanto, nas localidades em que esse fenômeno ocorre, você encontrará diversas paisagens de tirar o fôlego!

Conhecer o país da bota é o sonho de muitos brasileiros, principalmente devido à forte colônia italiana localizada na região sul do nosso país. Por que deixar este sonho para depois? Comece a planejar sua viagem para a Itália no inverno agora mesmo!

Quer mais dicas para organizar sua viagem à Itália? Nosso time de especialistas do frio pode te ajudar! Entre em contato conosco através dos comentários do post! 

Somos o blog da Fiero! Aqui reunimos conteúdos de alta qualidade sobre o inverno, viagens, o que usar, dicas especiais e muito mais. Todos os conteúdos são produzidos por especialistas do frio e amantes da estação mais gelada do ano. Acesse nossa loja virtual e encontre roupas, acessórios e calçados para o frio, inverno e neve: www.fieroshop.com.br .

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar ao topo