Inverno Noruega

O inverno na Noruega: dicas para a sua viagem e o que usar

Pensando em uma viagem com cenários de inverno de tirar o fôlego? Não pense duas vezes, a Noruega é o destino que você estava procurando. Enquanto no verão os turistas buscam o país para caminhadas, velejar nos fiordes e apreciar o sol da meia-noite, no inverno há ainda muito mais para ser aproveitado: neve, muita neve, trens cênicos, esportes de inverno (uma invenção dos próprios noruegueses) e, claro, a Auro Boreal, um espetáculo da natureza que não poderia faltar nesta lista, né?!  

Uma parte do território norueguês não é tão frio e escuro quanto as pessoas imaginam, o frio realmente intenso é mais comum na região norte do país. A dica é tomar a decisão certa sobre qual o período do inverno mais adequado para sua viagem ao país. Dezembro é o mês no qual os dias são mais curtos, em algumas cidades o sol nem chega a nascer e, em outras, o pôr do sol acontece aproximadamente às 15h30, já em fevereiro é possível aproveitar aproximadamente mais 3 horas de sol se comparado aos demais meses de inverno.

As chances de assistir à aurora boreal são maiores em dezembro e, a partir da metade de fevereiro, esta busca já se torna um pouco mais complicada. Desta forma, sugerimos o início do mês de feveiro para a sua viagem, pois você encontrará dias mais longos para aproveitar os seus passeios e ainda terá boas chances de assistir à aurora boreal.   

Você deve estar se questionando sobre as temperaturas, né? Possivelmente você ficará um pouco assustado com esta informação, mas como você é um apaixonado pelo inverno, certamente não se incomodará com temperaturas negativas, né? Além disso, mesmo o frio intenso pode ser agradável para quem se prepara da forma adequada, confira nosso check list no final deste post. Como já mencionamos antes, as temperaturas na Noruega dependerão muito da região do país que você visitará. Nas cidades localizadas na costa, a média é de 0°C, já no interior ela cai para -10 a -20°C. Em algumas cidades, há possibilidade das temperaturas chegarem a -40°C! 

Cidades e passeios que não podem faltar na sua viagem à Noruega 

Passeios Noruega Fiorde

Oslo 

Um dos lugares que você deve visitar na Noruega é a capital do país, nomeada Capital Verde da Europa de 2019. Oslo está localizada entre o Fiorde de Oslo e montanhas cobertas de florestas. Quando estiver na cidade, visite o Opera House, o Vigeland Park, e aproveite as várias opções de museus, galerias e restaurantes que a capital oferece. Para se locomover em Oslo, use transporte público, que funciona perfeitamente e de forma prática na cidade, ou até mesmo bicicleta. 

Para auxiliar na organização da sua viagem à Oslo, confira abaixo um gráfico com a média de temperatura e de precipitação da cidade durante o ano.

Oslo Temperatura

Fonte: http://hikersbay.com/

Norway in a Nutshell 

Um dos passeios mais imperdíveis na Noruega é o Norway in a Nutshell Tour, que vai de Olso para Bergen e vice-versa. Os cenários são fantásticos e o tour inclui um passeio no famoso trem Flåm Railway e um cruzeiro pelos fiordes Aurlandsfjord and Nærøyfjord, considerados alguns dos fiordes mais lindos do mundo. Durante o verão, quando os dias são mais longos, é possível curtir todo o passeio em apenas um dia. Mas, no inverno são recomendados dois dias para que se possa aproveitar ao máximo todos os cenários e atrações desta experiência única. O ideal é fazer a pausa e pernoitar na cidade de Flåm. Sugerimos que você compre as passagens e reseve os dias para este passeio com antecedência!

Bergen 

Bergen é a segunda maior cidade da Noruega, porém ela parece pequena e praticamente todos os pontos turísticos estão localizados próximo ao cais da cidade. Para começar sua visita, explore o Bryggen, a icônica fila de casinhas de madeira coloridas construídas ao longo da costa da cidade, certamente a região mais histórica e visitada de Bergen. Quer uma vista incrível da cidade? Suba o Mount Fløyen e se encante com o cenário que encontrará no alto da montanha. Bergen também tem muitas opções culturais e gastronômicas, não deixe de visitar o museu marítimo e o mercado de peixes da cidade.  

Para auxiliar na organização da sua viagem à Bergen, confira abaixo um gráfico com a média de temperatura e de precipitação da cidade durante o ano.

Bergen Temperatura

Fonte: http://hikersbay.com/

Tromsø

Tromsø é considerada a capital da região norte da Noruega, também é a cidade na qual você encontrará algumas das temperaturas mais negativas do país e muita neve. Se você pretende visitar a Noruega para se encantar com a dança das luzes durante a aurora boreal, Tromsø é parada obrigatória para você. Também é o lugar certo para praticar esportes de inverno no país, como cross-country ski, um safari de snowmobile e até mesmo pescaria.

A cidade também é muito charmosa, não deixe de visitar a Arctic Cathedral, suba no bonde aéreo Fjellheisen para uma vista panorâmica da cidade e visite o Polar Museum. Ao final do dia, os turistas podem aproveitar o popular Tromsø​ Beer Safari, que inclui uma busca pelas melhores cervejas e opções gastronômicas da cidade. 

Para auxiliar na organização da sua viagem à Tromsø, confira abaixo um gráfico com a média de temperatura e de precipitação da cidade durante o ano.

Tromso Temperatura

Fonte: http://hikersbay.com/

A gastronomia norueguesa 

Prepare-se para um gastronomia diferente e muito original! Ao contrário do Brasil, peixes e frutos do mar são pratos típicos do inverno na Noruega, quando é possível experimentar o melhor da sua qualidade e sabor. Incluse, há muitos restaurante que oferecem o prato fresco e até em opções mais exóticas, como o lutefisk, um bacalhau mergulhado em hidróxido de sódio. 

Check list essencial para sua viagem à Noruega no inverno 

Roupas Noruega

Você já deve ter percebido que estamos falando de uma viagem para a qual será necessário muito preparo e sábias decisões na hora de montar a mala. O frio da Noruega não é brincadeira e, dependo da região do país, pode ser desafiador mesmo para os mais experientes em viagens de inverno. Sim, este é o momento de tirar do armário os itens mais robustos que você tiver disponíveis. Afinal, toda a proteção é pouca!

Nem considere colocar na mala suas roupas de meia estação, a não ser que pretenda ficar ao lado da lareira durante o dia inteiro. Mas, como a ideia é aproveitar ao máximo as baixas temperaturas e a neve, você deve estar preparado com todos os itens da lista abaixo. 

– Blusas Segunda Pele e Fleeces: Ideais para manter o seu aquecimento nos dias frios e essenciais para compor o seu look dentro do sistema de camadas. Não sabe o que é isso? Não se preocupe,clique aqui que a gente explica tudo;

– Calças: É essencial que sejam impermeáveis, são necessárias para mantê-lo seco! Brincar na neve ou praticar esqui com uma calça 'comum' será muito difícil e, até mesmo, prejudicial para a sua saúde. Além disso, apenas uma calça já não fará muita diferença à esta altura dos ponteiros dos termômetros, calças segunda pele são essenciais para complementar o aquecimento das suas pernas;

– Casacos: Seus casacos devem ser robustos, com enchimento e/ou forro desenvolvidos em materiais de qualidade e que realmente aqueçam. Além disso, devem ser impermeáveis! Como escolher o casaco impermeável certo pode ser um pouco desafiador, preparamos um post especial sobre este item. Quer saber mais? Clique aqui;    

– Gorros ou Balaclavas: Também já está na hora de tirar os acessórios mais pesados do armário. Proteger a cabeça é essencial e evita os resfriados; 

– Meias Térmicas: Nada de deixar os pés congelando! As meias completam o aquecimento desta parte do corpo, geralmente um dos grandes problemas de quem sofre para manter o corpo aquecido no inverno; 

– Luvas: Assim como os pés, manter as mãos aquecidas durante o inverno é tarefa quase impossível para algumas pessoas, especialmente quando estamos falando do frio da Noruega. Por isso, não deixe de investir neste acessório; 

– Cachecol: Os cachecóis para  os dias de frio intenso devem ser um pouco mais robustos. Cachecóis em fleece térmico são uma ótima opção para estes momentos.

calçado ideal para uso na neve deve proteger o seu pé da umidade, garantir um caminhar seguro e, claro, aquecer muito! Invista em modelos com sola de borracha antiderrepante e com agarradeiras para evitar acidentes. A bota também deve ser impermeável ou ter algum tipo de tratamento impermeabilizante para evitar que a neve seja absorvida pelo calçado e deixe os pés úmidos, o que certamente poderia prejudicar muito a manutenção do aquecimento. E, o último item, mas não menos importante: o aquecimento! Botas forradas em lã ou materiais térmicos são essenciais para evitar o frio e manter o conforto térmico dos seus pés. 

Se está planejando algum passeio que envolva atividades físicas mais intensas, como trekking, snowboarding e ski, calçados específicos e especiais para este tipo de uso são recomendados. Na maioria dos casos, é possível alugar o calçado e demais equipamentos nos próprios centros de esqui. 

Esperamos que estas dicas tenham auxiliado na organização da sua viagem à Noruega durante o inverno! Ficou com alguma dúvida ou gostaria de mais dicas para a sua viagem? Entre em contato conosco através dos comentários!

Somos o blog da Fiero! Aqui reunimos conteúdos de alta qualidade sobre o inverno, viagens, o que usar, dicas especiais e muito mais. Todos os conteúdos são produzidos por especialistas do frio e amantes da estação mais gelada do ano. Acesse nossa loja virtual e encontre roupas, acessórios e calçados para o frio, inverno e neve: www.fieroshop.com.br .

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar ao topo