O que fazer na Noruega no inverno

5 de janeiro de 2022 - Por Portal de Inverno

O fato de preparar um roteiro para viajar para a Noruega pode não ser uma tarefa fácil. Isso porque o país tem como destaque as suas belas paisagens, fiordes, montanhas, lagos e a vista em lugar privilegiado do fenômeno aurora boreal. É tanta opção que se torna difícil escolher o que ver primeiro.

Por isso, separamos dicas para você conferir e se encantar com os pontos turísticos nos mais diversos segmentos em Oslo, capital da Noruega, além de outras principais cidades do país, sem esquecer, é claro, do inverno que deixa tudo ainda mais incrível.

OSLO

Oslo é uma das principais cidades da Noruega

Oslo possui cerca de 600 mil habitantes, número considerado pequeno perto de outras capitais. Isso acaba sendo uma vantagem para os turistas, já que não há muito fluxo de pessoas e é possível conhecer os principais lugares da capital a pé.

No inverno, que vai de dezembro até março, a cidade fica ainda mais elegante. Com praças e parques cobertos de neve, uma caminhada ao ar livre para conhecer Oslo e admirar a paisagem já se torna uma atividade prazerosa. Repleta de prédios antigos e edifícios novos, a “mistura” torna a cidade uma ótima parada inicial.

Existem muitos lugares para conhecer neste local. O Parque Vigeland é um dos principais pontos turísticos, abrigando mais de 200 esculturas do artista norueguês Gustav Vigeland. Com entrada gratuita durante o dia inteiro, é ideal para curtir um dia de neve.

Outro ponto turístico imperdível é o Palácio de Oslo, residência oficial da família real da Noruega. O palácio fica localizado no centro da cidade e chama muito a atenção de quem passa por ele. Uma pena que os tours guiados no interior do Palácio são feitos apenas no verão.

Além disso, para quem gosta de passeios que envolvem cultura e artes, há uma variedade de museus para visitação. A capital conta com mais de 50 museus, inclusive a Galeria Nacional, onde está o famoso quadro “O Grito”, de Edvard Munch. Também tem o Museu da História Natural de Oslo, Museu Tecnológico de Oslo, Museu dos Vikings, e muitas outras opções para quem deseja conhecer a história da cidade.

A principal rua é a Karl Johans Gate, que conecta vários pontos da capital, além das ótimas opções de lojas e restaurantes para todos os gostos.

O QUE FAZER NA VIDA NOTURNA

Para quem quer conhecer a vida noturna norueguesa na capital, há diversos bares e pubs para aproveitar. Eles ficam, em sua maioria, em Grünerlokka e Grönland. Já em Majorstuen, Vika e Frogner, estão as casas de shows mais famosas e frequentadas.

ESPORTES DE INVERNO

Esteja preparado para esportes na neve

Durante o inverno, os esportes de inverno são um dos motivos que mais atraem turistas para a Noruega. São vários tipos de atividades que podem ser realizadas, mas a principal e mais tradicional é esquiar. A estação de esqui, Oslo VinterPark, fica a 20 minutos do centro, mas existem outras um pouco mais distantes, inclusive fora de Oslo, sendo elas: Kongsberg, Lillehammer e Geilo.

GASTRONOMIA NORUEGUESA

Prepare-se para uma gastronomia diferente e muito original. Ao contrário do Brasil, peixes e frutos do mar são pratos típicos do inverno na Noruega, quando é possível experimentar o melhor da sua qualidade e sabor. Inclusive, há muitos restaurantes que oferecem o prato fresco e até em opções mais exóticas, como o lutefisk, um bacalhau mergulhado em hidróxido de sódio.

FIORDES

A Noruega é o país com o maior número de Fiordes no mundo, são mais de mil espalhados por todo o país. Nos fiordes, além das cachoeiras, paredões e glaciares, também existem comunidades e povoados de pescadores espalhados. Cada povoado oferece aos turistas a sua própria gastronomia e tradições.

Os principais fiordes da Noruega são:

Lysefjord: com 40 quilômetros de extensão, o fiorde Lysefjord esconde montanhas, cascatas, colônias de focas e o mirante Preikestolen. É possível fazer um passeio de barco ou um cruzeiro para admirar a paisagem. Acima do Lysefjord, está a Kjeragbolten, que é uma grande rocha que está presa entre os paredões. Os turistas que gostam de aventura, tiram fotos nesse lugar que dá frio na barriga.

Geiranger: com 15 quilômetros de comprimento, é o fiorde mais famoso da Noruega. O fiorde que tem formato em “S”, esconde uma combinação entre gelo, montanhas rochosas e muitas cascatas. Geiranger e a sua região foram incluídos como Patrimônio Cultural e Natural da UNESCO, aumentando o número de turistas.

Hardanger: o Hardanger é o segundo fiorde mais extenso da Noruega e o terceiro do mundo, ele tem 179 quilômetros de comprimento. É no Hardanger que os turistas conseguem praticar caiaque e escalada. Além disso, é um grande centro de produção de salmão, estando entre os cinco maiores do mundo.

AURORA BOREAL

Tromso é considerada a “capital da aurora boreal”. A cidade norueguesa ficou assim conhecida, pois a sua localização favorece a observação do fenômeno. Ela está localizada no norte da Noruega, dentro do Círculo Polar Ártico, exatamente no meio de onde a aurora boreal acontece.

A época ideal para ver a aurora boreal é nos meses mais frios, pois quanto mais escuras as noites forem, aumentam as chances de ver o fenômeno. Então, se você deseja conhecer Tromso para acompanhar o espetáculo, opte por viajar em dezembro, janeiro ou fevereiro. Além disso, o clima é mais ameno do que os das cidades vizinhas, seus termômetros registram temperaturas médias mínimas de –5°C e máximas de –1°C.

Gostou das dicas de turismo? Confira mais informações sobre a Noruega em nosso post especial sobre o país.

Portal de Inverno - 5/01/2022

Somos o blog da Fiero! Aqui reunimos conteúdos de alta qualidade sobre o inverno, viagens, o que usar, dicas especiais e muito mais. Todos os conteúdos são produzidos por especialistas do frio e amantes da estação mais gelada do ano. Acesse nossa loja virtual e encontre roupas, acessórios e calçados para o frio, inverno e neve: www.fieroshop.com.br .

Últimos artigos de Portal de Inverno

Ver todos os posts de Portal de Inverno

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

Top