Praias, sol, verão, carnaval e muito calor! Sim, estamos falando do Brasil. E pode ser difícil de acreditar que aqui também faz muito frio, mas em algumas regiões brasileiras, até mesmo a neve pode fazer parte da paisagem em  momentos raros e belíssimos.

Claro, o inverno no Brasil não tem toda a estrutura e condições climáticas para a diversão na neve como os destinos frios mais populares, mas é preciso confessar, a estação em solo brasileiro também tem o seu charme!

As regiões sul e sudeste são lugares possíveis de experimentar o clima por terem as características propícias para esta época do ano. Apesar do clima tropical, o frio já costuma ser sentido em algumas regiões a partir de maio, ainda no outono. O inverno chega oficialmente no dia 21 de junho e finaliza em setembro.

Como é o inverno no Brasil?

O inverno no Brasil costuma ser seco e os fenômenos mais comuns, principalmente nas regiões de alta altitude, são geadas e nevascas esporádicas nos estados da região sul.

O melhor do turismo durante o inverno brasileiro pode ser experimentado nas regiões serranas de alguns estados como Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Quais são as cidades mais frias do Brasil?

No ranking das cidades mais frias estão: São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul; São Joaquim, Urupema e Urubici, em Santa Catarina.

Por isso, selecionamos destinos em 5 estados brasileiros para você começar a planejar sua viagem de inverno no Brasil, ou pelo menos aproveitar um final de semana longe da correria das grandes cidades e curtir o frio ao lado da sua família e amigos.

RIO GRANDE DO SUL

Igreja Matriz São Pedro em Gramado

Canela

Localizada na Serra Gaúcha e vizinha da popular Gramado, Canela é uma cidade muito fria, chegando a registrar temperaturas negativas no inverno, assim como geadas e neve de forma esporádica.

Canela tem uma forte influência da cultura e arquitetura alemã e o ponto forte da cidade são as suas belas paisagens naturais, parques, a Cascata do Caracol e seus inúmeros restaurantes que oferecem um variado e delicioso cardápio.

Outros pontos turísticos e eventos que valem a pena em Canela: Teatro de Bonecos, Parque da Ferradura e Catedral de Pedra.

Gramado

Gramado, que dispensa apresentações, é uma cidade que atrai turistas durante o ano inteiro, mas é no inverno que oferece o melhor do seu turismo! A influência alemã, assim como acontece em Canela, é visível.

Com as temperaturas negativas do inverno, também é possível assistir a neve caindo em alguns momentos raros. A cidade é movimentada, com várias opções de lojas, restaurantes e atrações. Dentre estas se destacam a Rua Coberta, museus e até um parque com neve artificial!

Bento Gonçalves

Bento Gonçalves, também conhecida como a capital nacional do vinho, oferece temperaturas baixas no inverno mas geralmente mais altas se comparadas à Gramado e Canela.

A queda de neve também pode acontecer, mas é fenômeno esporádico no local. Localizada no nordeste do estado, é famosa não apenas pelo seu vinho, mas pela indústria de móveis e como polo turístico.

Além de visitas às vinícolas, outra atração muito divertida que a cidade oferece é o passeio de Maria Fumaça.

Cambará do Sul

Outra cidade gaúcha fria e muito especial é Cambará do Sul, que abriga belas paisagens principalmente nos cânions do Itaimbezinho e Fortaleza, na Cachoeira dos Venâncios e no Lajeado da Margarida.

A região conta com estações bem definidas, sendo que no inverno é possível experimentar temperaturas muito baixas. Com frequência os termômetros da região marcam temperaturas negativas, neblina e geada também são comuns e característicos da região.

SANTA CATARINA

O INVERNO EM FLORIANÓPOLIS: CARACTERÍSTICAS E CURIOSIDADES

São Joaquim

Conhecida como a cidade mais fria do país, São Joaquim está localizada a 230 km de Florianópolis e costuma registrar temperaturas negativas e neve todos os anos. Inclusive, seus ponteiros já chegaram a marcar -10°C!

Além do clima frio, a produção de frutas e o turismo ganham destaque, sendo que as suas atrações mais populares são os passeios pelas montanhas da região e a degustação de vinhos.

Urubici

Urubici é conhecida como a Terra das Hortaliças. A 1.882 metros de altitude, a cidade já registrou mínimas recordes no Brasil e, até mesmo, sensação térmica de –46°C.

Nos meses de inverno, geada e neve podem ser comuns na cidade. Urubici é pequena e muito charmosa. Há ótimas opções de restaurantes e passeios para admirar sua natureza formada por montanhas, muitas árvores, cascatas e cachoeiras.

Urupema

Conhecido por seu clima frio e suas paisagens naturais exuberantes, Urupema atrai visitantes por seus cenários de montanhas e paisagens incríveis, ideais para práticas como ecoturismo, caminhadas e observação da natureza.

Leia mais sobre uma das cidades mais frias do Brasil.

Bom Jardim da Serra

Bom Jardim da Serra também é conhecida por sua beleza natural e clima ameno. É um dos pontos mais altos de Santa Catarina, com paisagens deslumbrantes que incluem campos, araucárias e vales.

A cidade também é famosa pelos cânions, cachoeiras e trilhas com vistas panorâmicas únicas. Além disso, a cultura local valoriza as tradições, refletindo-se na culinária e nos costumes da região.

Confira aqui o que fazer em Bom Jardim da Serra.

SÃO PAULO

Cunha São Paulo turismo

Campos do Jordão

Campos do Jordão, considerada a cidade mais alta do país, tem 1.628 metros de altitude. Localizada na Serra da Mantiqueira e a 173 km de São Paulo, registra temperaturas negativas no inverno e é famosa pelo turismo nesta época.

Oferece diversos passeios e atrações: lojas, restaurantes, Festival de Inverno, Palácio Boa Vista, Museu Felícia Lerner, Mosteiro Beneditino de São João, estação ferroviária e o teleférico para o Morro do Elefante.

Santo Antônio do Pinhal

Localizada na Serra da Mantiqueira, a 170 km de São Paulo, é um destino para quem busca tanto descanso, quanto aventuras.

Santo Antônio do Pinhal oferece muito conforto em pequenas e charmosas pousadas, além de paisagens maravilhosas para admirar em trilhas ou trekking, como as do Pico do Agudo e da Pedra do Baú.

Cunha

Cunha fica no interior de São Paulo, a 241 km da capital.

Há opções de passeios para todos os gostos! As trilhas e cachoeiras do Parque Estadual da Serra do Mar, por exemplo, são excelentes para quem busca mais atividades ao ar livre.

Mas o atrativo mais popular é o lavandário: um imenso campo coberto por diversas espécies de lavandas durante o ano todo.

RIO DE JANEIRO

Teresópolis Rio de Janeiro

Petrópolis

A 1 hora da capital do estado, Petrópolis é uma bela cidade localizada na região serrana do Rio de Janeiro e marca temperaturas agradáveis durante o ano inteiro.

A temperatura do inverno é baixa, com média de 15°C, mas não se compara ao frio dos demais destinos deste post. Além de suas paisagens montanhosas, as construções são o ponto forte do turismo, a exemplo do Museu Imperial e do Palácio de Cristal.

Nova Friburgo

Durante o inverno, Nova Friburgo chega a registrar uma média de 13ºC. Para quem gosta de curtir um friozinho, maio a agosto são os meses ideais para visitar a cidade.

Esse destino é ideal para os viajantes que gostam de conhecer a história local, gastronomia, turismo rural e muita natureza.

São diversas opções de passeios, desde andar pelas ruas do vilarejo de São Pedro da Serra até subir o Pico da Caledônia.

PARANÁ

Centro histórico Lapa Paraná

Curitiba

Curitiba oferece, além das temperaturas amenas, ótima infraestrutura, pontos turísticos incríveis e belíssimas paisagens.

Durante os meses de inverno, a cidade registra uma média de 18 °C, podendo cair para 0 °C nos dias mais frios. Curitiba também é conhecida por ter mais dias de chuva do que Londres e, ainda, ser uma das mais geladas capitais brasileiras.

Palmas

Cidade mais fria do Paraná, Palmas tem nas baixas temperaturas um grande atrativo. Os turistas viajam até o município para aproveitar os diversos tipos de turismo que Palmas proporciona, como cultural, religioso e de natureza.

MINAS GERAIS

Ibitipoca Minas Gerais turismo

Monte Verde

Também conhecida como Suíça brasileira, Monte Verde é cercada pelas montanhas da Serra da Mantiqueira. Seus invernos são secos e muito frios, geralmente com muita geada. O que atrai diversos turistas no inverno são as suas baixas temperaturas, sua natureza e o clima romântico.

Para curtir o melhor da cidade, procure hospedagem em uma das charmosas pousadas, conheça restaurantes e siga as trilhas que levam aos mirantes.

Curtir o friozinho brasileiro é maravilhoso, mas lembre-se que você precisa estar com o corpo protegido e aquecido para ter um passeio perfeito.

A Fiero conta com uma completa linha de calçados forrados em lã, roupas, acessórios e muito mais. Os produtos proporcionam proteção e conforto térmico que você precisa para aproveitar os dias de inverno. Acesse a loja virtual e confira!