O inverno no Mediterrâneo: Malta

13 de julho de 2015 - Por Portal de Inverno

Malta, um dos lugares mais ensolarados do mundo, é conhecido pelo seu verão, calor, sol e praias, mas é possível aproveitar momentos especiais e frios durante o período de inverno neste lindo arquipélago. O frio na região não pode ser comparado ao dos demais países europeus, mas dificilmente os termômetros marcam temperaturas acima dos 13°C! Outro ponto positivo do inverno em Malta, é que as cidades costumam ficar menos lotadas, ou seja, mais tranquilidade para quem deseja descansar e conhecer bem este destino!  

Malta está localizada no meio do mar Mediterrâneo, próximo à Itália, e sua principal característica são seus longos verões que proporcionam uma sensação térmica elevada e seca.  Seus invernos são um pouco mais curtos, úmidos e com muito vento, devido às brisas vindas do mar principalmente. Esta característica costuma manter a sensação térmica mais baixa do que a temperatura indicada nos termômetros. 

Malta tem uma história que iniciou há 7.000 anos e, por isso, um cultura muito rica e diversificada com  influências dos povos fenícios, gregos, romanos, árabes, sicilianos, espanhóis e franceses. O arquipélago é formado por 5 ilhas e tem o maltês como idioma nacional e o inglês como secundário, inclusive é uma das regiões preferidas pelos jovens, especialmente os europeus, que buscam aprender inglês durante suas viagens ou intercâmbios. Em Malta, usa-se o euro como moeda e uma grande vantagem para o turista que visita a região é que o custo de vida e despesas turísticas são um pouco mais baixos se comparados aos demais países europeus.

Apesar de ser conhecida como um destino de verão, a ilha de Malta tem muito mais a oferecer do que apenas diversão durante esta estação. Para falar a verdade, não existe época melhor para apreciá-la do que no inverno, quando os preços descem consideravelmente, assim como as temperaturas e a população que costuma visitar a ilha durante o verão já deixou o país. 

Abaixo algumas sugestões de passeios e lugares  que valem a pena serem incluídos no seu itinerário de viagem.

Museu historia nacional malta

Gosta de arte? Não faltam museus em Malta e que abordam os mais variados temas, especialmente sobre a cultura e história do arquipélago. Os mais populares e localizados em Valletta, a capital, são o Museu Nacional de Belas Artes, o Museu Nacional da Guerra e o Museu Arqueológico Nacional. Na cidade também é possível visitar uma linda construção barroca chamada “Auberge de Provence”. Existem várias construções e museus espalhados pelo resto da ilha, com destaque para o Museu Marítimo localizado na cidade de Birgu e o Museu da Arqueologia de Gozo, além do templos de  Hagar Qim, Mnajdra e Tarrien. 

Valletta Malta

A arquitetura de Malta é charmosa e única e revela suas diversas fases históricas, assim como os seus sítios arqueológicos (muitos deles mais velhos do que as pirâmides do Egito), seus monumentos do período romano e suas cidades barrocas monumentais.

Ideal para os dias ensolarados de inverno, é reservar algumas horas para admirar a belíssima natureza local já que as temperaturas mais baixas tornam o clima propício e mais confortável para os passeios ao ar livre. Uma das atividades mais populares em Malta durante este período são os passeios a pé ou de bicicleta, ao utilizar outros veículos de transporte maiores não se tem acesso a várias regiões interessantes do arquipélago.

Cinema e concertos, muito populares e prestigiados pela população local e turistas que visitam o arquipélago, são outras ótimas opções de atividades para aproveitar o inverno em Malta. Vale lembrar que a vida noturna do arquipélago  também costuma ser bem movimentada!

Como o clima de Malta pode ser imprevisível no inverno, especialmente nos dias de ventania, é importante lembrar que não existe uma preparação adequada dos ambientes como acontece nos demais países do continente Europeu. Por isso, o indicado é que sua bagagem inclua desde peças para um frio ameno, como os produtos em fleece, até peças especiais para dias de frio intenso, como os casacos em lã batida. Para calçar, prefira as confortáveis Botas Rasteiras. Antes de viajar, não deixe de se preparar sua bagagem para o frio! Acesse a loja virtual da Fiero e encontre os melhores produtos para a sua viagem.

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

Top