O que é boina? Conheça o acessório de inverno

7 de julho de 2022 - Por Paula Tomazi

Há quem diga que a boina remete à moda retrô, outros a consideram uma peça propícia para aquecer nos dias mais frios e há ainda quem gosta de usá-la puramente por estilo. Independente da finalidade, fato é que a boina é um item atemporal, acrescenta charme ao visual e muita personalidade.

Existem diversos modelos, mais flexíveis ou mais estruturados, com ou sem aba, feitas em variadas modelagens, materiais e cores. Mais do que um acessório para a cabeça, as boinas ajudam a compor o look e são capazes de transformar qualquer aparência monótona em uma produção notável e muito elegante.

Além disso, as boinas, assim como os gorros, protegem a região da cabeça do frio e vento. Em dias com clima mais seco, por exemplo, o cabelo costuma ficar com mais frizz e volume. Nesse momento, a boina pode ser ainda uma ótima escolha para proteger os fios, agregando charme ao look, seja para os cabelos soltos ou presos. 

Por isso, elaboramos este post para você ficar sabendo quais modelos de boinas são mais usados e dicas de looks com esse acessório. Seja qual for seu estilo, com certeza a boina cairá muito bem em você!

O que é boina?

A boina é uma espécie de boné geralmente feita em lã, um acessório de cabeça originário dos povos celtas que se propagou pela França no século XVII e depois se expandiu para o mundo. Surgiu com o objetivo de proteger, porém ganhou força e popularidade e fez parte do uniforme de intelectuais, virou revolucionária e conquistou ícones da moda ao longo do tempo.

Quais modelos de boinas são mais usados?

Quais modelos de boinas são mais usados

Entre tantas opções, destacam-se o modelo da boina francesa para mulheres e da boina inglesa para homens. Ambas são muito versáteis e foram amplamente difundidas no decorrer do tempo para os mais diversos usos e estilos. Neste inverno de 2022, elas aparecem com tudo!

A boina francesa tem esse nome em função da sua origem. Foi depois de ser usada pelos militares franceses que ganhou o status de acessório e é o modelo mais famoso de boina feminina. É arredondada, sendo maior na parte de cima e pode ser utilizada jogada para um lado ou outro. Remete a um visual poético ao mesmo tempo que denota muita autoridade. Definitivamente dá um charme extra à qualquer composição.

Já a boina inglesa, data do século XIV, tendo sua origem no norte da Inglaterra. Sua popularização começou depois que o parlamento inglês determinou que todos os homens acima de 6 anos – exceto os membros da nobreza – deveriam usar boina nos domingos e feriados. O motivo dessa lei era estimular o consumo de lã no país. Foram quase 30 anos até que essa lei fosse abolida, tempo suficiente para o hábito de usar boina ficar enraizado nos ingleses e se espalhar para outros países nos séculos seguintes. Esse modelo caracteriza-se por ter uma coroa maior e mais cheia feita por 8 partes de tecido tipo gomos, dobrando na frente sobre uma aba. É flexível e tem um botão no alto.

De um ou outro país originário para o mundo, as boinas são hoje o acessório preferido de muitos, principalmente para o inverno. Num regresso icônico, foram introduzidas em diversas maisons de Moda e aparecem nas composições de grandes personalidades e pelas ruas do mundo todo! São fáceis de combinar e, como já mencionado, podem ser usadas independentemente de estilo ou tempo.

Como usar boinas?

Looks de inverno com boinas

Lembre-se que o modelo da boina influencia no momento de montar seu look. Ou seja, é essencial pensar no visual completo para transmitir seu estilo. A boina de inverno é super versátil e combina com diversas ocasiões, podendo ser usada no dia a dia, viagens a destinos com temperaturas mais baixas e ocasiões especiais. 

Se você nunca usou esse acessório, comece a combiná-lo com uma composição básica, como uso de calça jeans, meia-calça e saia, blusa de manga comprida e outros itens do dia a dia com cores neutras. Já as mulheres, para um look mais moderno, podem apostar numa boina vermelha ou outra cor que dê um toque contrastante ao look.

Durante o inverno, homens e mulheres podem investir em combinações com sobretudos e casacos de lã. E para manter o corpo bem protegido, não esqueça ainda de apostar em outros acessórios, como luvas e cachecóis, além de um calçado térmico e bem confortável para você se manter bem aquecida(o). 

Boina masculina: dicas de como usar

Como usar boina masculina

Esse é um acessório que pode ser usado o ano todo, mas combina especialmente com a estação mais fria. Apesar de falar por si só, deve-se ter certa cautela ao usar a boina, pois se errar na mão o look pode ficar muito antiquado. Por isso trazemos algumas dicas para homens de como usar a boina, adicionando personalidade à imagem e ainda aquecendo a cabeça.

A primeira coisa é ter firmeza ao usá-la. Depois, nada de usar com acessórios vintage, como suspensórios. Em relação ao tamanho, a boina deve ser um pouco maior que um boné. Se for pequena demais, cobrindo somente o topo da cabeça, ou muito grande, tapando as orelhas, causa estranheza. Então atente-se ao tamanho!

Um ponto crucial é nunca usar a boina virada para trás. Falamos de um acessório que confere refinamento ao visual, então nem pense nessa opção. A boina é um item bastante versátil, que permite seu uso em qualquer ambiente, já que tudo dependerá do que será vestido. Independente da combinação, a boina sempre dará um ar de seriedade e mais elegância ao visual. Pronto para usar a tua?

Onde comprar acessórios de inverno?

Seja para vestuário ou calçados, na Fiero você encontra diversas opções para todo tipo de inverno, inclusive as boinas femininas e masculinas. 

Gostou desse post? Vale muito a pena investir na boina, que é tão clássica e, ao mesmo tempo, tão poderosa que voltou com força neste inverno de 2022. Se aqueça com boinas elegantes, charmosas e estilosas nesta estação! 

Paula Tomazi - 7/07/2022

Designer de Moda, especialista em Mercados Criativos. Ama andar, desbravar e experimentar o mundo em suas minúcias e ver suas abrangências, conectando-se com a essência das coisas e lugares, especialmente através da natureza e suas infinitas formas. É apaixonada pelo frio e tudo o que ele envolve - da montanha mais gélida até o mega casaco mais estiloso. Integra o time de Estilo da Fiero.

Últimos artigos de Paula Tomazi

Ver todos os posts de Paula Tomazi

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

Top