Sumário
A Finlândia é um destino com atrações para todos os gostos: seja curtir as belas paisagens, os fenômenos naturais ou a parte urbana. Por isso, há muitas opções do que fazer na Finlândia no inverno e uma certeza: não tem como não se encantar pelo país eleito o mais feliz do mundo.
Visitar a Finlândia nesta época do ano pode ser ainda mais especial, porque o país nórdico é conhecido como a Terra do Papai Noel e esse clima toma conta das cidades.
Além disso, a neve deixa as paisagens branquinhas e contrasta com a natureza e o visual urbano. Mas não é só isso, o país tem diversas atrações para toda a família!
Por isso, separamos dicas para você conferir e se encantar com os pontos turísticos da capital, Helsinque, além de outras principais cidades da Finlândia.
1. Visitar a terra do Papai Noel
Como falamos anteriormente, a Finlândia é conhecida como a Terra Oficial do Papai Noel.
E para entrar no clima, existe a Casa do Papai Noel em Rovaniemi, a capital da Lapônia. O local é repleto de atrações natalinas: além da residência oficial e do Papai Noel, é possível ver castelos de gelo, fábrica de brinquedos e fazer passeios de renas, como também enviar cartas por correio.
A entrada é gratuita, mas é preciso salientar que algumas atrações são pagas.
2. Praticar esqui
O que não falta na Finlândia são estações de esqui, inclusive a maior e mais famosa do país fica em Levi, cidade localizada na Lapônia. A estação tem 43 pistas e 26 teleféricos.
Outros esportes de inverno são praticados no país, como patinação e hóquei no gelo, que também atraem muitos turistas.
3. Visitar saunas
As saunas são uma tradição no país! Isso porque os finlandeses acreditam que a prática é a melhor maneira para a limpeza física e mental.
A sauna é uma paixão nacional, inclusive empresas, instituições públicas, condomínios residenciais e casinhas de campo têm suas próprias saunas.
Então, ao visitar o país, não deixe de visitar uma saúna!
4. Conhecer o Castelo de Gelo
O castelo de gelo de três andares, com certeza, é uma atração imperdível na Finlândia. Ele é construído todos os anos, em Kemi, na Lapônia.
Cada setor do castelo é iluminado com uma cor diferente e os arredores também são decorados com esculturas. Na primavera, o castelo de gelo começa a derreter!
5. Andar de trenó na neve
No norte da Finlândia, andar em trenós que podem ser puxados por renas, motos de neve ou huskies é uma das atrações mais procuradas e tradicionais.
Os passeios são pelas florestas nevadas e podem ser contratados nos próprios hotéis ou em agências.
6. Visitar museus
Para quem gosta de passeios que envolvem história e cultura, vale a pena visitar os museus de Helsinque.
A capital conta com diversos tipos de museus, entre eles se destacam:
- Ateneum, voltado para as artes plásticas e também para quem quer entender sobre a cultura nórdica;
- Museu do Design, um dos mais antigos do mundo, com exposições de design finlandês e estrangeira;
- Kiasma, cujo objetivo é mostrar a arte contemporânea, fortalecendo o seu status;
- Museu Nacional da Finlândia, que conta a história do país desde a Era Medieval.
7. Experimentar a gastronomia finlandesa
A gastronomia local tem como pratos principais: sopa, pães, salmão, arroz de forno finlandês (Maksalaatikko), almôndega com purê de batata (Perunamuusi) e carne de rena, alce ou urso.
Os destilados estão entre as bebidas típicas da Finlândia, como vodka e gin, além das cervejas artesanais.
8. Apreciar a Aurora Boreal
Na Finlândia, uma das atrações mais procuradas por turistas é a Aurora Boreal.
No país, o melhor lugar para ver o incrível fenômeno natural é a Lapônia, pois quanto mais próximo ao norte, mais chances de conseguir.
Na região, a melhor época para ver a Aurora Boreal é entre os meses de setembro a abril, sendo que ela acontece duzentas noites por ano.
Gostou das dicas de turismo? Confira mais informações sobre a Finlândia, como dicas sobre as principais cidades do país nórdico e quais roupas usar durante os passeios de inverno.