Sumário
A maior cidade do Canadá é também considerada a cidade mais multicultural do mundo, conhecida pela sua limpeza, modernidade, segurança e cordialidade dos habitantes. Cosmopolita e super organizada, Toronto tem uma infraestrutura especial para que as pessoas possam enfrentar as temperaturas negativas da cidade durante o inverno. Um exemplo são os seus sistemas de aquecimento e uma rede subterrânea que liga centros comerciais, hospitais e estações de metrô, o que torna possível circular por toda a cidade sem congelar.
Clima e temperatura em Toronto durante o inverno
A temperatura média durante os meses mais frios em Toronto varia de 0°C a -7°C. O auge do inverno na cidade acontece em janeiro e fevereiro, sendo que neste período os dias terminam em torno das 17h. A neve é frequente e constante e as temperaturas podem chegar a – 10°C ou – 15°C, com sensação térmica de – 20°C. Além disso, o vento também pode ser intenso e contribuir ainda mais para uma sensação térmica mais baixa.
Fonte: https://weather-and-climate.com/
Os principais pontos turísticos de Toronto
CN Tower – Para conhecer uma cidade e toda a sua imensidão, é obrigatório passar por um passeio pela sua torre mais alta. A de Toronto, chamada CN Tower, é também a segunda maior do mundo, com 553 metros de altura, e permaneceu na posição número um durante 34 anos. Atualmente, o título é do arranha-céu Burj Khalifa, em Dubai, que tem 828 metros de altura.
Ripley’s Aquarium of Canada – A maior atração do aquário de Toronto são os tubarões. Dentro do aquário você consegue encontrar tanques repletos deles. Em um dos aquários é possível passar dentro do tanque a partir de um túnel. Nele vemos os tubarões passarem ao nosso lado e em cima. Se quiser aproveitar tudo com mais comodidade, é só subir em uma esteira para acompanhar o movimento dos animais sem precisar andar.
Royal Ontario Museum – Este é simplesmente o maior museu do Canadá, um dos maiores da América do Norte e um dos 10 maiores do mundo. Por isso, separe um tempo para aproveitar ao máximo tudo que ele tem para te oferecer.
Casa Loma – Não se engane pelo nome casa, na verdade Casa Loma é um castelo medieval que começou a ser construído em 1911. Trezentos homens participaram da construção que durou cerca de três anos, os felizardos que moraram por lá só conseguiram desfrutar de tudo por 10 anos. A história do dono, Sir Henry, é realmente triste e pode ser conhecida através de um documentário incluso na entrada do passeio, chamado Sir Henry Pellatt Documentary.
Toronto Islands – Outro ótimo passeio é pegar um ferry e conhecer Toronto Islands, um arquipélago localizado no coração da cidade. Ao desembarcar, a visão privilegiada que se tem no local garante belíssimas fotos com a CN Tower.
Niagara Falls – Vale separar um dia para passear em Niagara Falls quando for para Toronto, dispensando apresentações. A cidade existe tanto nos EUA, quanto em Ontário, e é conectada pela ponte Rainbow Bridge. Quando estiver visitando a região, vá até uma vinícola e experimente o ice wine, um vinho feito com uvas congeladas. Alguns locais oferecem degustação gratuita!
O que usar no inverno em Toronto
Depois das passagens compradas e já com o roteiro praticamente fechado, chegou a hora de pensar na organização da bagagem. Um questionamento importante é saber o tipo de viagem que você pretende realizar: permanecerá apenas em Toronto para explorá-la ao máximo ou irá incluir outras viagens no roteiro, com mais voos, aluguel de carros e passeios de trem?
Se for ficar com a segunda opção, deverá conferir as regras de cada empresa de transporte, principalmente se dentre elas estiverem companhias que vendem passagens a baixo custo, conhecidas como low cost. Neste caso, a atenção deverá ser redobrada quanto ao número de malas permitidas e dimensões dos compartimentos para bagagens de mão, pois isso irá impactar diretamente na escolha do tipo de mala e, consequentemente, na quantidade de roupas que poderão ser levadas.
Já decidiu o que fazer em Toronto? Então fique de olho no clima, na temperatura e, ainda, em qual será a sua rotina de passeios. Se tiver previsão de neve paras os dias da sua viagem, você deve optar por calçados e casacos impermeáveis. Uma dica clássica que praticamente todo viajante experiente irá te dar é a de viajar com casacos pesados nas mãos para não ocupar espaço na mala. Invista num casaco bonito e de qualidade e que combine com o maior número possível de roupas que você está levando. Não esqueça, ainda, de ficar atento ao forro e se há bolsos internos, porque são muito úteis para guardar documentos, cartões, entre outros itens. No site da Fiero é possível conferir dicas de roupas, calçados e acessórios para curtir Toronto no inverno.
Se a previsão do tempo indicar temperaturas muito baixas, organize seus looks em camadas de roupa. Como primeira camada use uma segunda pele confortável seguida de um suéter ou fleece e finalize com o casaco. Acessórios, como luvas, gorros e cachecóis, não irão servir apenas para lhe proteger, mas também serão itens que irão ajudar a diversificar seu visual. Por isso, faça suas escolhas pensando em todo tipo de combinações possíveis, porque assim irá otimizar o espaço da mala. Em Toronto, também é comum ventar muito durante o inverno. Para estes momentos invista em uma balaclava para garantir uma proteção completa para a sua cabeça.
Já os calçados não devem ser apenas bonitos, mas também confortáveis e seguros, afinal durante as viagens é muito comum andarmos bastante, as botas com solado antiderrapante e forradas são ideais para destinos com neve, como Toronto. Uma dica final sobre os calçados é não deixar para comprar no último momento e usar somente na viagem, faça a compra antes e use para testar e evitar surpresas desagradáveis. Se quiser complementar o aquecimento dos pés, meias térmicas são excelentes opções.
Esperamos ter ajudado na organização da sua bagagem para curtir o inverno em Toronto. Aqui você confere diversos conteúdos sobre destinos de inverno e muitas dicas, como o que usar no inverno no Canadá e viajar com crianças. Continua com alguma dúvida ou gostaria de mais dicas de turismo durante o inverno em diferentes países? Entre em contato conosco através dos comentários deste post!