Posso usar lã merino no verão?

9 de fevereiro de 2022 - Por Portal de Inverno

Quem disse que a lã combina somente com o frio? A fibra natural é extremamente versátil para o desenvolvimento de roupas e acessórios, já que a gramatura do fio é menor, possibilitando leveza e adaptação durante o uso no cotidiano. Dessa forma, essa matéria-prima ganha cada vez mais espaço no guarda-roupa de verão, sendo versátil também no inverno. Uma dessas fibras é a lã merino, considerada a melhor do mundo. 

As fibras são macias e confortáveis para serem usadas como primeira camada, ou seja, junto à pele. Além disso, se adaptam a diversas ocasiões, desde atividades do dia a dia, práticas esportivas e até viagens e passeios outdoor. Isso porque blusas e calças segunda pele (base layer) e camisetas se tornam extremamente funcionais e práticas.

O que a lã merino proporciona?

Camiseta lã merino para o verão

A lã merino, por exemplo, oferece conforto, elasticidade, resistência a odores e respirabilidade para diversos momentos devido à alta tecnologia utilizada. Isso é possível graças ao velo das ovelhas da raça merino, porque esses animais se adaptam a ambientes extremos, desde o inverno com temperaturas negativas até calores que chegam a mais de 30ºC.

Dessa forma, a merino ganha capacidade de absorver e liberar calor dependendo das condições externas e do ambiente próximo à pele, sendo um dos principais benefícios a regulação térmica. Conforme o material absorve a umidade, ele libera uma pequena quantidade de calor, auxiliando no equilíbrio térmico durante o frio. Já em condições de calor acontece o efeito inverso, por isso as peças podem ser utilizadas com tranquilidade no verão.

A lã natural proporciona extremo conforto durante a estação mais quente do ano, porque as fibras incrivelmente finas e leves retiram a umidade da pele e evaporam no ar, mantendo você seco e confortável no calor. A fibra ainda tem como característica um maior poder de absorção de seu próprio peso na umidade, se comparada a fibras sintéticas.

Capacidade de resistir ao acúmulo de cheiros desagradáveis

Elasticidade é um benefício da lã merino

A merino possui capacidade de resistir ao acúmulo de cheiros desagradáveis, porque as moléculas de odor são absorvidas pela fibra, ficando menos detectáveis pelo nariz humano e permitindo que você se sinta fresco ao longo do dia. Por ser antibacteriano por natureza, as peças podem ser utilizadas mais vezes sem a necessidade de passar repetidamente por lavagens. Ou seja, se torna ideal para serem levadas em viagens pela praticidade e funcionalidade.

Por ser um material nobre, a lã apresenta um maior isolamento térmico, com garantia de durabilidade e resistência, protegendo a pele contra os raios UVA e UVB. E também não causa coceiras por causa das fibras com diâmetro menor que a lã tradicional. Para as pessoas com a pele sensível, a merino é uma ótima opção para uso, proporcionando o máximo de conforto, além da maciez e flexibilidade.

Se interessou pelas roupas em lã merino? Aqui no Portal de Inverno você confere mais informações sobre essa nobre fibra natural e sua diversificada variedade de benefícios. Continue nos acompanhando!

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

Top