Rovaniemi

Rovaniemi: muito frio e clima natalino durante todo o ano

Um verdadeiro paraíso de inverno com o céu rosado, pinheiros cobertos de neve, chocolate quente, renas de focinhos vermelhos e luzes de natal. A capital da Lapônia Finlandesa é onde todos os seus sonhos de inverno se tornam realidade! À beira do Círculo Polar Ártico é possível visitar a casa oficial do Papai Noel e seu local de trabalho. Quem melhor do que ele para saber o lugar perfeito para viver?

Eu confesso que no início não estava muito empolgada para esse passeio, achava que seria sem graça e totalmente voltado para crianças, mas me surpreendi positivamente. A Vila do Papai Noel é um dos lugares mais mágicos que já visitei em toda a minha vida! Cada espaço deste local relembra o espírito natalino presente em cada um de nós.

Logo quando você entra na Vila, verá uma faixa branca dizendo que a partir daquela linha você estará no Círculo Polar Ártico. É possível até carimbar o passaporte nesse ponto!

Rovaniemi Vila

Enganam-se os que pensam que após o Natal o bom velhinho tira longas férias em alguma praia pelo mundo, ele está em seu escritório todos os dias do ano. Sempre com um sorriso no rosto e abraços para distribuir, o Papai Noel é tudo que você pode imaginar e talvez um pouco mais. Com a barba branca até o joelho, a típica roupa vermelha e o famoso pedido “qual o seu desejo de natal?”, você se sente dentro dos tradicionais filmes de natal dignos de sessão da tarde!

Rovaniemi Papai Noel

Mas já adianto que a Vila do Papai Noel é um lugar de comércio que atrai milhares de turistas por ano. Ou seja, tudo é muito caro! O passeio de 10 minutos em um trenó de renas custa em média 30 euros (R$ 130 – na cotação atual), para conhecer e conversar com o Papai Noel não se paga nada, mas se você quiser uma recordação do encontro terá que desembolsar 25 euros (R$ 108). Portanto, vá preparado! Cada uma dessas experiências vale muito a pena, a sensação de andar no trenó é indescritível e a foto será uma recordação de momentos especiais e únicos.

Um ponto importantíssimo: apesar de toda essa magia, Rovaniemi foi o lugar mais frio em que estive durante a jornada pela Finlândia, cheguei a experimentar -34ºC por volta das três horas da tarde. Ou seja, se quiser visitar este paraíso de gelo, esteja preparado para todo este frio! As botas da FIERO foram minha salvação, extremamente confortáveis, quentes e impermeáveis, andei horas e horas com elas sem nenhum desconforto e com os pés secos. Além de usar sempre o conjunto de Segunda PeleFleece, que possuem uma tecnologia incrível e não me deixaram passar frio em momento algum. Ainda destaco a importância de Luvas de qualidade e quentinhas, nos momentos em que fiquei sem elas para tirar fotos nas áreas abertas, acabei queimando as mãos por conta do frio. Para evitar esta situação, um dica é investir em uma Luva com Touch Screen!

Visitei uma fazenda de huskies e fiquei surpresa com o cuidado que as empresas têm com cada um dos cachorros! Todos tinham nomes, inclusive alguns cartões postais são feitos com fotos dos animas e suas principais características de personalidade. Você pode interagir com os cachorros, são super dóceis e acostumados com o contato.

Rovaniemi Cachorros

Além de tudo isso, tive a honra de ver as famosas renas do Papai Noel e andar em um trenó. Que sensação incrível! Parecia um sonho: as árvores pintadas de branco, o silêncio que só a Finlândia proporciona e a emoção de ver o sol se pondo em meio ao paraíso. Lembro bem que na hora derramei algumas lágrimas por não acreditar no que os meus olhos estavam vendo e, apesar de todo o frio, da mão queimada e de qualquer adversidade que podia estar acontecendo, aquele foi o dia mais feliz e impressionante da minha vida!

Rovaniemi Trenó

Rovaniemi Rena

Enfim, Rovaniemi é um dos destinos mais procurados na Finlândia e com toda razão. A atmosfera mágica, as luzes de natal espalhadas por toda a Vila do Papai Noel e os cenários únicos garantem recordações eternas de um verdadeiro paraíso de inverno.

Estudante de direito e voluntária global da AIESEC. Sua primeira experiência com a organização foi na Finlândia, onde teve experiências incríveis e pôde experimentar o melhor do inverno intenso do país e região.

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.

2 comentários de “Rovaniemi: muito frio e clima natalino durante todo o ano”

  1. A reportagem seria perfeitamente informativa se citasse o mês em que foi feita a viagem.  Sem isso de nada adianta para quem está buscando informações. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar ao topo