Tipos de botas: conheça os modelos que mais aquecem no inverno

18 de janeiro de 2021 - Por Portal de Inverno

Quando os termômetros indicam o início dos dias frios, é o momento de adaptar os looks para proteger o corpo das baixas temperaturas! E se o assunto é calçado de inverno, é claro que as primeiras opções que vêm à mente dos(as) apaixonados(as) pelo inverno são elas: as botas! 

Clássicas, essenciais e democráticas, há vários tipos de botas à sua escolha. Desta forma, é possível optar pelo produto mais adequado, levando em consideração seu estilo, necessidade e previsões climáticas. 

Há sempre um tipo de bota adequado para cada momento e situação dos dias de inverno, basta saber escolher para garantir muito estilo, conforto e aquecimento para os looks da estação! Não sabe como escolher a sua? Neste post vamos apresentar os principais tipos de botas femininas e masculinas e destacar as características essenciais para os dias frios!   

Como escolher a melhor bota para o inverno?

Ao escolher seus calçados de inverno, é importante que você saiba o que realmente fará toda a diferença para o aquecimento e conforto dos pés são os materiais utilizados no desenvolvimento do produto, como o tipo de sola e composição do material externo e da forração do produto, incluindo também outros detalhes. 

Além do seu gosto pessoal para o estilo do produto, sugerimos que as demais características da bota sejam avaliadas de acordo com as condições climáticas da sua cidade ou do local que pretende visitar, assim como a ocasião de uso. Considere as nossas sugestões abaixo no momento da escolha do calçado:

Frio ameno: dias de frio ameno, com temperaturas próximas a 20°C, não exigem tanto cuidado na escolha da bota. Neste caso, os mais diversos tipos e composições de materiais são permitidos! Tome cuidado apenas com os dias chuvosos, que exigem produtos impermeáveis e solas antiderrapantes, ok? 

Frio moderado: em dias com temperaturas entre 2 a 20°C, é importante que você opte por botas forradas em materiais térmicos, como tecidos inteligentes e de alta performance ou lã sintética. Se a previsão for de neve ou chuva, é preciso que a bota seja desenvolvida em materiais impermeáveis e tenha sola antiderrapante e com agarradeiras para oferecer a segurança necessária.

Frio intenso: para dias de frio intenso, com temperaturas próximas a 2°C ou negativas, todo o cuidado é pouco! A forração pede materiais com excelente isolamento térmico, como forro Thermal Warm Protection ou lã natural.

Frio Intenso

Como a possibilidade de neve é alta, o material externo deve ser impermeável e a sola deve ser desenvolvida em borracha antiderrapante e ter aplicação de agarradeiras para que a segurança durante as suas caminhadas seja garantida.

Escrevemos um post super completo com dicas de como escolher uma bota para dias de frio e neve . Para saber mais sobre o assunto, leia também esse conteúdo. 

Tipos de botas femininas

Como já mencionamos, existem muitos tipos de botas femininas. A lista dos estilos disponíveis atualmente é realmente muito extensa e, por este motivo, selecionamos os modelos mais populares e mais adequados para os dias frios

Não entram na nossa lista modelos como as botas open boot, que são lindas, mas infelizmente não podem ser indicadas para os dias de inverno moderado ou intenso já que possuem uma abertura frontal.

Quando o assunto é o design, vale lembrar que as botas com cano mais longo são ótimas opções para os dias frios já que acabam protegendo não apenas os pés, como parte das pernas também. De qualquer forma, o cano mais longo não exclui a necessidade de que sejam desenvolvidas em materiais com propriedades térmicas e, quando necessário, tenham sola adequada para caminhadas em solos úmidos e com neve.  

Confira nossa lista com os tipos de botas femininas mais populares entre as apaixonadas pelo inverno e escolha a sua! 

Chelsea 

Chelsea

Curte botas básicas com cano justo e mais curto? Este modelo de bota é para você! As botas chelsea tiveram origem na Inglaterra durante a era vitoriana e se popularizaram entre os ingleses através da cultura pop na década de 60. Outro elemento que caracteriza as botas chelsea é o elástico aplicado nas laterais do produto, embora alguns modelos mais atuais não recebam a aplicação do elástico. 

Versátil e prático, este modelo pode ser combinado até mesmo com saias e vestidos em dias de inverno ameno ou com um look mais pesado e robusto quando o frio estiver mais intenso.  

Coturno 

Coturno

O coturno é um estilo de bota mais robusta, o que não é coincidência já que foi inspirada nas combat boot masculinas, ou seja, botas de combate e com estilo militar. O modelos lançados inicialmente eram modelos mais pesados e que não valorizavam muito o conforto! Hoje em dia as opções de modelos de coturno disponíveis no mercado já evoluíram muito, sendo possível optar por modelos mais leves e confortáveis e, até mesmo, com salto alto. 

Assim como o modelo chelsea, os coturnos são ótimas opções para todas apaixonadas pelo inverno, podendo ser combinados com saias e vestidos, até looks mais sóbrios e pesados, adequados para os dias mais frios da estação. Se a ocasião exigir uma composição mais elegante, os coturnos de salto alto são ótimas escolhas.  

Montaria 

Montaria

As botas montaria são verdadeiros clássicos do guarda-roupa de inverno feminino. Com origem no hipismo, algumas das suas características mais marcantes são o cano mais alto, tipo de sola e, no seu estilo mais original, a aplicação de fivela. 

Por ter o cano mais comprido e proteger uma boa parte das pernas, as botas montaria costumam ser as preferidas das apaixonadas pelo inverno para enfrentar as baixas temperaturas. Nos dias de meia-estação também é possível combiná-las com roupas curtas ou de comprimento midi, como shorts, saias e vestidos.

Biker 

Biker

As botas biker misturam um pouco do modelo montaria, porém mais curtas e com um estilo rocker e motoqueiro. Mais despojadas e modernas, algumas das suas principais características são a altura do cano, normalmente próximo ao tornozelo, e aplicação de tiras e fivelas. 

Este modelo normalmente agrada as apaixonadas pelo inverno que são adeptas de looks mais ousados e urbanos. De qualquer forma, assim como os estilos anteriores, podem ser combinados com os mais variados tipos de composições.  

Over the Knee 

Over the Knee

A bota Over the Knee foi tendência durante a década de 60 e, depois de algumas décadas de esquecimento, voltou a fazer parte das composições de inverno femininas nos últimos anos. Atualmente aparece repaginada e com algumas atualizações a cada ano que passa.

As botas over já tem seu espaço garantido nos corações das amantes da estação mais fria do ano. Não é preciso mencionar que, além de linda, garante looks super elegantes e quentes! É um modelo que exemplifica muito bem o conceito de uma bota feminina para frio rigoroso. Há versões com salto, sem salto e nos mais variados tipos de materiais e cores para combinar com diversos estilos e looks.

Tipos de botas masculinas 

Assim como as botas femininas, existem atualmente muitos modelos de botas masculinas à escolha dos apaixonados pelo inverno. Os modelos selecionados para a nossa lista são os mais populares e adequados para os dias frios

Como já mencionamos anteriormente, botas com cano alto podem auxiliar no aquecimento de uma parte das pernas, sendo opções interessantes para o inverno! De qualquer forma, não substituem a necessidade de características técnicas e materiais que ofereçam aquecimento e proteção para os dias frios. 

Confira nossa lista e escolha o modelo mais adequado para os seus looks da estação!

Dress Boot 

Dress Boot

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, as Dress Boots masculinas não são um modelo de bota, mas um termo que se refere a todos os modelos de botas masculinas com um estilo mais social e que podem ser combinadas com looks mais formais e sóbrios.  

As dress boots lembram sapatos e, por este motivo, são ótimas opções para homens com um estilo mais clássico e elegante. 

Work Boot

Work Boot

As work boots têm origem nos modelos de botas desenvolvidas para trabalhos pesados. Desta forma, já é possível concluir que este tipo de bota tem um estilo mais robusto e estruturado do que os modelos mais clássicos.

A sola das botas work é tratorada e o material do produto deve ser preferencialmente impermeável, características que a tornam um dos modelos mais adequados para o uso em dias de frio intenso e neve. 

Coturno 

Coturno Masculino

Assim como os coturnos femininos, os coturnos masculinos também têm origem nos modelos combat boot, por isso o visual lembra as botas militares. Há alguns anos, os coturno tinham um visual bem pesado e robusto, mas atualmente receberam algumas atualizações e o resultado foi uma bota com estilo super moderno e casual

Assim como as work boots, o coturno é um tipo de bota que, se desenvolvida em materiais adequados, é uma ótima opção para os dias mais frios do ano e viagens de inverno. 

Hiking Boot 

Hiking Boot

Curte caminhadas e aventuras outdoor? Certamente este é o modelo mais adequado para você! Não importa o tipo de terreno, as Hiking Boots oferecem a segurança e conforto ideal para os pés. 

Algumas características essenciais das botas hiking são: cabedal em material impermeável, amarração com alças de metal ou ganchos, solas tratoradas e desenvolvidas em materiais inteligentes e antiderrapantes, além de forração adequada para complementar a segurança e aquecimento dos pés. 

Antigamente este modelo era utilizado exclusivamente para uso outdoor, mas as versões atuais já podem ser aproveitadas em ambientes urbanos também, tornando o produto muito versátil e uma ótima opção para os apaixonados pelo frio durante as viagens de inverno. 

Lembre-se que, para garantir a resistência e durabilidade das suas botas, é preciso que ela seja higienizada e armazenada da maneira correta. Para saber como fazer isso de forma adequada, confira nosso post com um  passo a passo para manter suas botas sempre limpas e prontas para encarar o frio e a neve!

Gostou das nossas dicas e sugestões de tipos de botas para curtir o inverno? Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco através dos comentários do post ou pelas nossas redes sociais.  

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

Top