Assim que optamos por curtir o final do inverno em El Calafate, na Argentina, eu já tinha uma certeza: um dos passeios que incluiríamos no nosso roteiro seria o Trekking Big Ice, que é feito sobre o famoso Glaciar Perito Moreno. Então, para não deixar para a última hora e correr o risco de não conseguir, já que só tínhamos apenas 4 dias em El Calafate, reservei tudo com antecedência com a agência de turismo que tínhamos contratado para esta viagem.
O passeio começa super cedo, as agências costumam chegar no hotel entre 07h e 07h30 para o embarque dos turistas. Para chegar no Big Ice, é necessário atravessar o Lago Argentino, esta travessia dura em torno de uns 20 minutos. Assim que o barco sai, as portas são abertas para todos irem para a parte superior aproveitarem as paisagens incríveis e para tirar fotos, muitas fotos. Claro que o vento é muito forte e bem gelado, o que costuma assustar até os mais resistentes ao frio e ninguém aguenta ficar o tempo todo lá no alto. É preciso ser rápido, tirar as fotos e descer logo em seguida para não congelar.
Como o passeio costuma durar o dia inteiro, é necessário levar algo pra comer e beber. De qualquer forma, não é preciso ficar muito preocupado caso esqueça, pois o próprio Parque Nacional tem uma lanchonete com diversas opções de lanches, como sanduíches e biscoitos.
Para fazer o Trekking Big Ice é preciso que você tenha entre 18 e 50 anos, a duração da caminhada no gelo é de 3 horas e meia e o grau de dificuldade é alto. O passeio é oferecido aos turistas entre os meses de setembro e início de abril, o tour inicia com 30 minutos de passeio pelas passarelas, posteriormente é feita a navegação de 20 minutos pelo Lago Argentino até chegar na geleira. Todo o passeio, contando com ida e volta, dura aproximadamente 7 horas.
Antes de chegar no Big Ice, fizemos uma caminhada até o mirante na beira do lago, onde pudemos visualizá-lo antes de iniciarmos o trekking. Depois fomos levados para um galpão onde foram postos grampões sob os nossos calçados para garantir tração nas duas pernas e, desta forma, mais segurança durante a caminhada no gelo. Escolhemos a bota impermeável All Winter Terrain da Fiero por ser resistente às baixas temperaturas e agentes externos, como vento e umidade. Foi a melhor escolha que fizemos para este passeio, o acessório instalado nos pés para a caminhada ficou super confortável e muito bem adaptado ao calçado.
Os guias do passeio nos ensinaram como caminhar com os grampões nos pés. É parecido com andar de patins, primeiro um pé e depois o outro, com a diferença de que, ao invés de rodinhas, são garras afiadas que entram no gelo e impedem que você leve tombos ou escorregue. Fomos andando em filas, devagar, subindo pouco a pouco. Não preciso dizer o quanto os cenários do local impressionam pelo tamanho e beleza, era como se andássemos entre montanhas de gelo.
Durante o percurso, você pode observar fendas azuladas que aparecem em vários lugares. Elas são profundas, podendo chegar a 50 metros de profundidade, tanto que os guias tomam muito cuidado para que as fotos só sejam feitas de longe para que não ocorra nenhum acidente. Eles também nos levaram a vários lugares estratégicos e lindos para tirarmos fotos e, ao final do passeio, serviram chocolates e uísque com gelo retirado ali mesmo do Glaciar.
Na volta passamos pela passarela onde são feitas as fotos clássicas que vemos do Big Ice, ali ficamos por aproximadamente 1 hora. Da passarela foi possível ter uma ideia do tamanho da geleira e pudemos ouvir o barulho do gelo se desprendendo e caindo no lago. Foi uma experiência única e inesquecível!
Cansativo? Sim, bastante! Mas, faríamos novamente sem dúvidas. E a parte mais difícil é se despedir de R$ 1600 por pessoa! De qualquer forma, vá preparando o bolso para curtir esta aventura porque vale muito a pena.
Esperamos que tenha curtido nossa aventura gelada em El Calafate. Se ficou com alguma dúvida e se quiser saber mais detalhes a respeito do passeio, entre em contato conosco através dos comentários, ok? Será ótimo poder ajudar a organizar a sua viagem!