Sumário
Viajar para a Europa é maravilhoso, mas visitar as capitais europeias no inverno é très chic! As ruas e atrações que ficam repletas de visitantes durante o verão ganham uma atmosfera toda especial nos dias frios. É sua chance de se programar para conhecer as principais capitais europeias de forma íntima e tranquila, um verdadeiro tête-à-tête.
Confira abaixo nossas dicas sobre as principais cidades da Europa para aproveitar sua viagem de inverno:
Paris
Paris é, sem dúvida, a mais chique e a mais boêmia de todas as capitais europeias.
Sua importância histórica e artística é indiscutível e diversos filmes, livros e músicas já retrataram o amor que os parisienses e o resto do mundo parecem sentir por essa cidade maravilhosa. Em sua visita a Paris, conheça as principais atrações: Torre Eiffel, Louvre, Champs-Élysées, Arco do Triunfo, etc.
Mas invista também em passeios um pouco mais diferenciados, como visitar a Ópera Garnier, onde supostamente surgiu O Fantasma da Ópera, ou uma tarde provando (e aprovando) a pâtisserie francesa no café Angelina, um dos mais de-li-ci-o-sos de toda a cidade!
Londres
Londres é uma cidade super cosmopolita e você com certeza irá apreciar as suas idiossincrasias. Aliás, não deixe de conhecer os restaurantes indianos da cidade, quase tão bons quanto os originais da própria Índia.
Visite o Big Ben – que não o relógio e sim o sino – e assista ao espetáculo da troca da guarda no Palácio de Buckingham. Dê uma volta pela London Eye e curta a vista panorâmica da cidade. Assista a uma peça no Shakespeare Globe Theatre. Visite Notting Hill e Portobello para conhecer os famosos mercados de pulga londrinos.
E, no inverno, divirta-se nos rinques de patinação e curta as decorações de Natal espalhadas pela Oxford Street.
Amsterdam
A cidade dos canais, tão bonita quanto Veneza, é uma das que mais atraem turistas em toda Europa. Uma das grandes vantagens é que Amsterdam é um grande hub europeu, especialmente da cia aérea KLM.
Além de passear a esmo pela cidade e curtir sua arquitetura peculiar, seus canais com casas-barco e seus restaurantes à beira-rio, existem algumas atrações imperdíveis na cidade. Não deixe de conhecer o Museu Van Gogh, que tem o maior acervo de obras primas do pintor.
O Vondelpark, uma grande área verde na cidade, merece um passeio de bike. Além disso, o Red Light District (onde as prostitutas exibem-se nas vitrines), apesar de polêmico, é uma atração única de Amsterdam e vale uma visita. No inverno, não deixe de visitar o Wintermarket, na rua Damrak, onde acontece uma das mais importantes feiras de natal de Amsterdam.
Madri
Uma das cidades espanholas mais visitadas, Madri é cheia de charme, de cultura e de deliciosa gastronomia. Passear por suas ruas, de arquitetura rebuscada, é uma experiência única. Comece seu passeio pela Plaza Mayor, a mais popular da cidade. Ela é cheia de barzinhos que ficam lotados igualmente por turistas e espanhóis.
Se você é fã de futebol, uma visita ao estádio do Real Madrid, eterno rival do Barcelona, é um passeio imperdível. Aproveite para assistir a uma partida! Experimente as cervejas espanholas enquanto belisca os tapas, deliciosos petiscos em forma canapé que são servidos por toda Espanha. No inverno, a dica é visitar o Museo del Prado, um dos mais famosos do mundo.
Ele contém obras importantes dos pintores espanhóis Goya e Velazquez. Além disso, os viciados em livros irão se lembrar que o museu foi o cenário do importante roubo de um quadro de Goya, fato fictício ocorrido no romance policial Se Houver Amanhã, do genial Sidney Sheldon. Que tal colocar a cachola para funcionar e tentar imaginar se o roubo teria sido mesmo possível na vida real? In loco?
Roma
Se Paris é a cidade luz, Roma com toda certeza merece sua alcunha de cidade eterna. Também, o reinado romano que teve uma importância primordial na história das civilizações deixou uma capital recheada de legados arquitetônicos, artísticos e históricos capazes de entreter o viajante durante dias a fio.
Visite o Panteão, o edifício de arquitetura greco-romana que foi construído em nada menos que 27 a.C.! Para atrair boa sorte, visite a Fontana de Trévi e, de costas, jogue uma moedinha por sobre o ombro esquerdo. Conheça o Castelo Sant’Angelo, o monumento protegido pelos anjos e que fez até uma pontinha no livro/filme Anjos e Demônios, de Dan Brown.
Percorra o Coliseu, o grande cartão-postal da capital da Itália. E no inverno, você me pergunta? Coma, coma muito! Pizza, massas e principalmente sorvete! Todo mundo sabe que tomar sorvete no inverno é mais gostoso e os gelattos italianos são considerados os melhores do mundo.
Praga
Praga se transforma em um conto de fadas no inverno. Com sua arquitetura medieval e castelos imponentes, a cidade oferece um cenário encantador com as ruas de paralelepípedos cobertas por neve.
Os mercados de Natal em Old Town Square são um dos destaques, com barracas que vendem artesanato local, comidas típicas e bebidas quentes.
Budapeste
Budapeste se destaca como uma cidade cheia de charme no inverno, com suas fontes termais, como as famosas Termas Gellért, que ficam ainda mais agradáveis com o frio.
O Mercado de Natal de Vörösmarty Square é uma das principais atrações, oferecendo desde produtos artesanais até comidas deliciosas, como o “langos” (um tipo de pão frito com coberturas). Aproveite também para admirar a vista do Parlamento húngaro, iluminado à noite.
Helsinque
Helsinque é uma cidade que se destaca pela sua beleza nórdica, ainda mais impressionante quando coberta de neve. Durante o inverno, a cidade oferece experiências únicas, como um passeio até a vila de Papai Noel, na Lapônia.
Além disso, os mercados de Natal são uma excelente forma de experimentar os sabores finlandeses, como o “karjalanpiirakka” (uma torta típica) e o “glögi” (uma bebida quente de inverno).
Qual dessas capitais europeias você deseja conhecer? Compartilhe conosco suas experiências de inverno.
Até a próxima!