Guia para a temporada de neve na América do Sul em 2015

16 de julho de 2015 - Por Portal de Inverno

Quer aproveitar a neve na América do Sul e começar a planejar sua viagem? Este post é para você! Selecionamos os principais destinos e suas características, assim como a possível data de abertura e encerramento da temporada de neve de cada centro de ski em 2015. É importante lembrar que as datas estão sempre sujeitas a alteração já que dependem das condições climáticas, especialmente da quantidade de neve.

ARGENTINA

Cerro Catedral

Cerro Catedral

Localizado na popular Bariloche, é o centro de esqui que mais atrai brasileiros em todos os invernos. Neste ano inaugurou uma área de recreação para crianças e outras atividades, como passeios de moto de neve e quadriciclos. O centro já está aberto e tem previsão de encerramento na primeira semana de outubro.

Cerro Bayo

Cerro Bayo Crianças

Localizado na cidade de Villa La Angostura, é um dos centros que mais oferece atividades para quem gosta de neve mas não tem muito talento para o snowboard ou ski, oferecendo várias atividades como trilhas para caminhadas e pistas para brincar de boia. Neste ano, uma das principais novidades de Cerro Bayo é a expansão da área para a prática dos esportes! O centro já está aberto e tem previsão de encerramento em setembro. 

Chapelco

San Martin de Los Andes Cerro Chapelco

Localizado em San Martín de Los Andes, o centro divulgou várias novidades para a temporada 2015, como o aumento da capacidade das pistas de esqui, a inauguração de um novo teleférico com cadeiras mais amplas, além do aumento da oferta de voos diários que partem da cidade de Buenos Aires para o local. O centro já iniciou suas atividades neste ano e tem previsão de encerramento no dia 30 de setembro.

Cerro Castor

Cerro Castor

Localizado em Ushuaia, na bela região da Patagônia argentina, o centro oferece muitos eventos todos os anos. Em 2015 renovou parte dos equipamentos para aluguel e oferecerá eventos como maratonas e congressos internacionais sobre esqui. A temporada teve início neste mês e se estenderá até o dia 15 de outubro provavelmente.

Las Leñas 

Las Lenas neve

Localizado próximo a Mendoza, no coração da Cordilheira dos Andes, neste ano a estação traz algumas novidades em sua estrutura, como a ampliação da pista e investimento em novos canhões de neve. A temporada em Las Leñas, assim como nos demais centros da Argentina mencionados acima, já está aberta e a provável data de encerramento foi agendada para o dia 27 de setembro. 

CHILE

El Colorado

El Colorado

Trata-se de uma pequena Vila de Montanha próxima a Santiago. O centro de ski também é antigo e possui 1.000 hectares de área para a prática de esportes na neve e um sistema para a produção de neve artificial. Em 2015 as condições de neve não estão muito favoráveis no local que oferece no momento apenas uma pista de neve artificial e sem previsão de abertura das pistas oficiais, embora exista uma possibilidade de nevasca para os próximos dias. 

Farellones

Farellones

Assim como El Colorado, Farellones é uma pequena vila de montanha localizada nas proximidades da capital chilena e um dos centros de ski mais antigos da América do Sul. Oferece ótimas pistas e condições para esportistas iniciantes, além de uma vista perfeita. Também é indicado para pessoas que preferem aproveitar o dia na neve já que à noite não costuma oferecer muitas atividades. O centro de ski tem enfrentado alguns problemas com falta de neve e condições favoráveis para seu funcionamento nos últimos anos, o centro ainda não comunicou oficialmente uma data de abertura embora uma nevasca esteja prevista para os próximos dias. 

La Parva

La Parva

Também está localizada na região de Santiago. Nesta estação, uma das melhores atrações é a vista de toda a extensão do Valle de Santiago e as condições e qualidade da neve também costumam ser ótimas, embora ainda não se possa confirmar esta informação para este ano. Assim como os dois destinos anteriores, ainda não comunicou uma data oficial para abertura e aguarda condições climáticas favoráveis para a prática dos esportes. 

Valle Nevado

Valle Nevado

É o maior resort da América do Sul e chegou a atrair 300 mil brasileiros na temporada de 2014. Neste ano reabrirá com algumas novidades, como aplicativos super interessantes e acomodações que foram melhoradas e reformuladas. Vale lembrar que o centro tem 9.000 hectares de superfície esquiável! É muita neve! O período de abertura para 2015 deve acontecer entre os dias 17 de julho a 25 de setembro. 

Portillo

Portillo Chile neve

Portillo é a estação indicada para seus momentos em família na neve, oferecendo uma grande quantidade de opções para atividades e um programa especial e super interessante de hospedagem all-inclusive. O período de abertura para 2015 deve acontecer entre os dias 18 de julho com encerramento em meados de setembro.

Chillán

Chillan Chile neve

Localizada a 400 Km de Santiago, em 2015 traz novidades como os pacotes para aulas de esqui, rotas de caminhadas com raquetes e um espaço para que as crianças possam aprender freestyle. Neste ano, a abertura do centro já aconteceu e o encerramento provavelmente acontecerá nos últimos dias do mês de setembro. 

Pucón

Pucón Chile

Tendo como foco principal o ecoturismo, os diversos tipos de esporte que são oferecidos na cidade e a qualidade da neve, Pucón é considerado um dos melhores centros para se esquiar no Chile. Apesar de todos estes pontos positivos, neste ano as atividades na estação de ski foram canceladas devido aos danos causados pela atividade sísmica do vulcão Villarica que aconteceu recentemente.  

Esperamos que este post tenha sido útil para você! Já decidiu qual será o seu destino? Já visitou algum destes centros? Deixe seu comentário!

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

Top