Janeiro é um período considerado de alta temporada por conta da neve. Países que contam com famosas estações de esqui para práticas de esportes na neve, além de contar com paisagens incríveis nesta época do ano que são visitadas por turistas de todo o mundo.

No entanto, o início de janeiro de 2023 tem sido atípico para a França, Itália, Suíça e Áustria, por exemplo. Isso porque o clima quente causado pelo aquecimento global impede a queda da neve. De acordo com reportagem da AFP, as estações de esqui alpinas deveriam estar cheias de visitantes, no entanto a situação climática faz com que a neve derreta rapidamente, não transmitindo uma atmosfera de inverno. 

“Antes deste inverno, centenas de telesquis já estavam fechados nos Alpes, pois perderam o equivalente a um mês do volume de neve durante o último meio século nas baixas e médias altitudes”, relata a reportagem.

Por conta da falta de neve para ski e snowboard, estações de esqui nos Alpes procuram alternativas para manter os serviços durante a temporada. 

Previsão para os próximos dias

De acordo com o site Zermatt Matterhorn – nome da montanha mais conhecida dos Alpes -, a previsão para os próximos dias é de nevasca. Conforme previsão meteorológica, na semana que vem a mínima pode chegar a -11ºC e máxima de -5ºC na região. O mesmo vale para Chamonix-Mont-Blanc, na França.

Confira também: O que levar para uma viagem de inverno na Suíça e França?

Você está praticamente de malas prontas para ir até os Alpes? Então nossa dica é acompanhar diariamente os sites das estações de esqui que deseja visitar para conferir as programações e atividades.