Lugares frios no Brasil

Lugares frios no Brasil: conheça os melhores destinos do inverno nacional

Nem só de praia e carnaval vive o turista brasileiro. Existem muitos destinos incríveis para serem explorados nos país e, dentre eles, muitos locais onde é possível curtir todo o encanto das baixas temperaturas com direito a muito vinho, comidas deliciosas, pousadas e hotéis charmosos. E, se o turista puder contar com a sorte, até mesmo neve!

Não faltam lugares frios no Brasil à escolha dos apaixonados pelo inverno que optam por destinos nacionais para as viagens durante a estação. O difícil é escolher uma entre tantas opções incríveis!

E se engana quem pensa que estamos falando apenas de destinos mais populares, como Gramado ou São José dos Campos. Embora alguns dos melhores lugares para viajar no inverno brasileiro estejam localizados no sul do país, é possível aproveitar as baixas temperaturas em praticamente cada estado do território nacional, especialmente em cidades localizadas em regiões com mais altitude. Até mesmo no nordeste do nosso país há alguns destinos que entram nesta lista, como Piatã, na Bahia, e Guaramiranga, no Ceará. 

E outra ótima notícia é que existem opções para todos os tipos de turistas, desde os românticos até os mais aventureiros. Quem quer curtir as férias no inverno com as crianças ou está em busca de lugares frios para lua de mel no Brasil, também encontrará ótimas opções de destinos!

Confira abaixo nossa seleção com os melhores lugares frios no Brasil para aproveitar todo o charme e encanto que só o inverno pode proporcionar. 

O inverno na região sul: os destinos frios mais clássicos, charmosos e românticos do país

Não teria como começar a lista de destinos de inverno brasileiro sem começar pelas clássicas e charmosas cidades do sul do país. Caso esta seja a região escolhida para sua próxima viagem, você tem como opção uma grande variedade de destinos. Escolhemos alguns deles para auxiliar nesta decisão que, provavelmente, não será muito fácil! Se for possível, inclua mais de uma opção no seu itinerário para aproveitar o melhor dos seus dias frio no sul do país.

Gramado e Canela 

Gramado

As cidades de Gramado e Canela são dois destinos clássicos do inverno gaúcho e não podem faltar no seu itinerário de viagem pelo sul do país! Ambas estão localizadas na serra gaúcha e estão distantes apenas 7 Km uma da outra. 

O frio durante o inverno costuma ser moderado a intenso, com mínimas de aproximadamente 10°C e máximas de 17°C no auge da estação. Porém, há dias em que os termômetros podem marcar temperaturas muito mais baixas, registrando números negativos e com possibilidade de neve

As condições climáticas e a esperança dos turistas em conhecerem a neve, fazem com que a região seja considerada um dos melhores lugares para viajar em junho, julho e agosto, já que neste período a possibilidade de ver neve é maior, embora não seja garantida.  

Há alguns anos as duas cidades eram conhecidas apenas pela sua arquitetura, gastronomia e pela possibilidade de neve no inverno. Com o passar do tempo, o turismo da região foi sendo reinventando e grande quantidade de novas atrações e passeios foram incluídas no pacote turístico que a cidade oferece. 

Atualmente, Gramado e Canela oferecem não apenas uma gastronomia diversificada, com pratos variados e deliciosos, como também uma série de eventos e passeios incríveis, a maioria deles pensados para as viagens em família, incluindo até mesmo uma pista de neve artificial coberta. As paisagens incríveis da região e a charmosa arquitetura em estilo alemão também encantam os turistas que visitam a cidade. 

Bento Gonçalves e Garibaldi 

Destinos Serra Gaúcha Garibaldi

Também localizadas no Rio Grande do Sul, Bento Gonçalves e Garibaldi, ao contrário dos destinos anteriores, representam a cultura italiana no estado. Ambas fazem parte do Vale dos Vinhedos, uma região vinícola da serra gaúcha que é conhecida como a “Toscana Brasileira”. 

As temperaturas durante a estação variam entre -5°C a 20°C no Vale dos Vinhedos. Neste período, a geada pode acontecer durante as manhãs mais geladas do inverno para encantar os turistas! As temperaturas e clima dos meses mais frios são convidativos para que se aproveite o melhor que a região tem a oferecer: gastronomia, vinho e passeios nos vinhedos.

O charme da arquitetura italiana e toda a experiência gastronômica que Bento Gonçalves e Garibaldi oferecem são os principais motivos que levam muitos turistas em direção ao Vale dos Vinhedos todos os anos. Mas há muito mais para ser explorado, como o passeio de Maria Fumaça e o parque temático Epopeia Italiana, que retrata a história da imigração italiana ao sul do país. 

Cambará do Sul

Cambará do Sul

Embora também esteja localizada na Serra Gaúcha, Cambará do Sul tem paisagens e atrativos bem diferentes se comparada com os destinos anteriores. Cambará é conhecida como a Terra dos Cânions e o melhor do turismo local é, certamente, toda a beleza que a natureza oferece. 

O inverno é considerado um dos melhores períodos do ano para visitar a região. Além das temperaturas baixas, geralmente em torno de 10°C ou um pouco menos durante o auge da estação, o clima também favorece os passeios, já que os dias costumam ser ensolarados e limpos, o que é muito importante para que o turista possa aproveitar ao máximo toda a beleza das paisagens da Terra dos Cânions. 

Além de todo o encanto dos seus belos cenários, Cambará oferece aos turistas várias opções de esportes e passeios em meio à natureza, nos quais é possível apreciar toda a beleza dos cânions, mata nativa e muitas cachoeiras. Se você não dispensa uma boa aventura e esportes mais desafiadores, certamente este destino não decepcionará! 

Urubici, Urupema e São Joaquim 

Urubici

Quer curtir temperaturas realmente baixas em solo brasileiro? Urubici, Urupema e São Joaquim não podem ficar de fora do seu itinerário. Localizadas na serra de Santa Catarina, as 3 cidades registram as temperaturas mais baixas do país durante o inverno. A distância entre elas é de apenas alguns quilômetros e, por este motivo, podem ser incluídas no seu itinerário de viagem mesmo que você tenha pouco tempo disponível.  

As temperaturas negativas, que podem chegar a -10°C em algumas ocasiões, e a possibilidade de neve durante a estação, são alguns dos principais motivos pelos quais as três cidades têm se tornado alguns dos destinos nacionais mais procurados pelos turistas durante o inverno. Mas não espere apenas frio e cenários branquinhos, este trio de destinos especiais tem muito mais a oferecer aos seus visitantes!

Com a grande procura de turistas nos últimos anos, os três destinos puderam contar com um grande crescimento da sua estrutura turística, com muitas opções de hotéis, pousadas, restaurantes, além de uma grande variedade de atrações turísticas e passeios. 

Além das belezas da região, com destaque para o Morro da Igreja, Pedra Furada e Serra do Corvo Branco, ainda é possível optar por diversas modalidades de passeios e ecoturismo que agradam tanto os turistas que preferem os passeios mais convencionais e seguros quanto os mais aventureiros. 

A gastronomia da região também merece destaque. Além de algumas vinícolas, é possível curtir alguns festivais durante o outono e inverno na região, como o Festival das Trutas e a Festa Nacional da Maçã. O primeiro acontece durante o mês de junho em Urupema e o segundo entre os meses de março a maio em São Joaquim. 

Morretes

Morretes

Pensou que o Paraná ficaria de fora da nossa seleção de destinos da região sul? O inverno do estado também merece destaque! Além de ter a capital mais fria do país, há alguns destinos, como Morretes, que são ótimas opções para curtir o frio em território paranaense.

Morretes está localizada entre a serra e o litoral paranaense, em uma região próxima à Curitiba. A viagem da capital ao destino, que passa pela Estrada da Graciosa, já é considerada uma verdadeira atração pelos turistas, já que as paisagens são realmente incríveis! Além disso, o passeio de trem que liga a capital à cidade pela Serra do Mar é considerado o mais belo do país pelo mesmo motivo: cenários de tirar o fôlego de qualquer turista.  

Assim como Curitiba, a localização geográfica de Morretes a torna uma cidade de clima ameno e agradável. Embora o frio não possa ser comparado aos destinos gaúchos e catarinenses que mencionamos acima, os termômetros da cidade chegam a marcar temperaturas próximas a 8°C durante o inverno.

Uma das características que mais chama a atenção dos turistas que visitam Morretes é a arquitetura charmosa em estilo colonial das suas casas e a bela natureza da região. Não é por menos, Morretes está rodeada pela Mata Atlântica, ou seja, o que não falta neste destino são belezas naturais, com muita vegetação, cachoeiras e, até mesmo, um rio que corta a cidade. 

Morretes conta também com um parque temático e o Parque Estadual do Marumbi, uma das opções mais procuradas pelos apaixonados por ecoturismo e muita aventura, já que é possível praticar até mesmo escalada e montanhismo. 

Além de todas essas atrações, a cidade também é conhecida por oferecer um prato típico popular do estado: o barreado. Em um breve passeio pelo centro histórico da cidade, é possível encontrar vários restaurantes que oferecem um cardápio com várias opções de pratos típicos paranaenses.

Região sudeste: destinos de inverno badalados em meio à natureza 

O melhor do inverno brasileiro também pode ser aproveitado no sudeste do país, onde é possível curtir destinos mais badalados, como Campos do Jordão, ou toda a tranquilidade e bucolismo de destinos como Domingos Martins. Há opções para todos os tipos de turistas e apaixonados pelo inverno. Escolha a sua e aproveite todo o encanto do inverno no sudeste do nosso país!

Campos do Jordão 

Campos do Jordão

E quando o assunto é o inverno brasileiro, não há como não lembrar deste que é um dos destinos mais queridos e procurados pelos apaixonados pelo frio. Campos do Jordão é uma cidade de inverno muito especial que une toda a badalação e movimento de um destino de inverno super popular a toda a beleza e encanto da natureza da região. 

A cidade costuma registrar temperaturas amenas durante todas as estações, mas no inverno o frio pode ser um pouco mais intenso, com temperaturas próximas a 5°C durante a noite. 

Localizada na Serra da Mantiqueira, Campos do Jordão é a cidade mais alta do país e certamente uma das mais charmosas também. Opções de hospedagem e restaurantes para aproveitar o melhor da gastronomia local não faltam, com direito a pratos especiais, muito chocolate, vinho e cervejas artesanais. 

Tudo preparado especialmente para que o turista tenha uma experiência completa e com a cara de um destino europeu. Não é por menos que Campos do Jordão é conhecida como a Suíça Brasileira

No auge da estação mais fria do ano, o Festival Internacional de Inverno da cidade costuma atrair ainda mais visitantes para Campos do Jordão. A programação cultural do evento é prestigiada por um grande número de turistas todos os anos durante a estação. 

E se você é apaixonado por aventura e muita natureza, saiba que Campos do Jordão não decepcionará. Não deixe de visitar o Morro do Elefante, o Belvedere e a Pedra do Baú. Todos estes passeios são garantia de ótimos momentos, além de paisagens e fotos belíssimas. 

Monte Verde

Monte Verde

Assim como Campos do Jordão, Monte Verde também está localizada na Serra da Mantiqueira. Este destino mineiro é o local ideal para o turista que busca um destino mais tranquilo e romântico e, por este motivo, é uma das opções mais procuradas pelos casais em lua de mel

Pousadas charmosas e restaurantes com pratos deliciosos que combinam perfeitamente com a atmosfera invernal deste destino não faltam. Durante os finais de semana de julho, visitar Monte Verde se torna ainda mais especial com o Festival de Inverno, um evento com muita música e apresentações incríveis que encantam os seus visitantes. 

Além das baixas temperaturas, viajar para Monte Verde durante os meses frios tem outra vantagem: o outono e inverno são as estações mais secas deste destino. As temperaturas médias durante os meses frios são de aproximadamente 11°C a 20°C, ideais para curtir os passeios que o destino oferece. 

Para quem não dispensa uma caminhada em meio à natureza, as trilhas mais populares são as trilhas da Pedra Redonda, da Pedra Partida e Chapéu do Bispo

Ouro Preto 

Ouro Preto

Ouro Preto é uma cidade histórica mineira localizada no coração do estado. O clima tropical de altitude da região é o responsável por manter as temperaturas amenas durante o ano, que podem chegar a 8°C no auge do inverno. 

Como qualquer destino de inverno, o que não poderia faltar em Ouro Preto é o charme das construções e casas da cidade, além de uma gastronomia que agrada até os turistas mais exigentes. 

Em Ouro Preto, o destaque do turismo vai para a sua riqueza histórica e cultural. Alguns passeios populares entre os turistas que visitam este destino mineiro são as visitas aos museus, igrejas, às minas e o passeio no Trem da Vale, a maria-fumaça que liga Ouro Preto à Mariana, uma cidade vizinha. 

As paisagens de Ouro Preto também chamam a atenção dos turistas e o melhor local para apreciar toda a beleza da cidade é o Mirante Morro São Sebastião

Petrópolis 

Rio Petrópolis

Que tal curtir o clima ameno no Rio de Janeiro? Em Petrópolis, a apenas 64km da capital do estado, isso é possível! Os termômetros da cidade costumam marcar temperaturas amenas durante todo o ano, mas é no inverno que visitar Petrópolis fica ainda mais interessante, com mínimas de aproximadamente 10°C a 12°C na cidade.

Assim como Ouro Preto, a história e cultura são os destaques turísticos da cidade. Petrópolis é conhecida como a Cidade Imperial já que, durante o período imperial, era o destino preferido da família real durante os dias de verão devido ao clima mais ameno. Por este motivo, a cidade está repleta de museus, além de belas casas e mansões

Embora as construções chamem a atenção dos turistas, a natureza da região também merece a atenção dos seus visitantes. O Parque Nacional da Serra dos Órgãos e o Vale das Videiras certamente merecem uma visita não apenas pelas paisagens incríveis, mas pela quantidade de esportes que é possível praticar em ambos, desde trilhas a escaladas e rapel. 

Durante o inverno, a cidade oferece uma grande quantidade de feiras e eventos, que envolvem muita música e gastronomia. 

Domingos Martins 

Domingos Martins

Domingos Martins está localizada em uma região próxima ao litoral do Espírito Santo. A cidade conta com um clima ameno e uma atmosfera tranquila, rodeada por muita natureza e repleta de construções charmosas que evidenciam a sua origem alemã, italiana e pomerana

Assim como Monte Verde, Domingos Martins é um destino muito procurado por quem busca uma experiência romântica e uma temperatura agradável. No inverno os termômetros costumam marcar temperaturas mínimas de 14°C, mas há dias nos quais é possível experimentar temperaturas muito mais baixas, que podem chegar a 5°C. 

Construções charmosas, lojinhas de artesanato, museus e igrejas tornam o passeio ao centro da cidade muito interessante. Ah, claro que a gastronomia também faz parte do pacote de atividades especiais que Domingos Martins oferece aos visitantes!

E se o assunto é natureza, o Parque Estadual da Pedra Azul faz a alegria dos turistas. Este é certamente o local mais popular da cidade! O parque abriga a Pedra Azul, uma formação com 1822 metros de altitude, e, além da pedra, a fauna e a vegetação do local também chamam a atenção dos seus visitantes. 

O nordeste também tem inverno: destinos inusitados e especiais para sua próxima viagem

Você pode até duvidar, mas saiba que é possível curtir as baixas temperaturas no nordeste brasileiro. Claro, não estamos falando de temperaturas negativas ou de possibilidade de neve, como nos destinos catarinenses e gaúchos, mas saiba que nem só de calor, sol e praia vive o turista que visita o nordeste. 

Há algumas cidades localizadas em regiões mais altas que oferecem temperaturas amenas e muito agradáveis, especialmente durante os dias mais frios do ano. Quer saber quais são estes verdadeiros oásis nordestinos? Confira a nossa seleção de destinos abaixo!

Piatã 

Piatã Bahia

Buscando um destino para curtir as baixas temperaturas em território baiano? Piatã, o local mais alto e com as temperaturas mais baixas da região nordeste, é o destino certo para você! 

A temperatura de Piatã é amena durante o ano inteiro, mas é no inverno que o ambiente se torna ainda mais especial para os apaixonados pelo inverno. Se você tiver sorte, poderá encontrar termômetros marcando temperaturas próximas a 5°C no auge da estação na cidade baiana. 

Piatã está localizada na Chapada Diamantina, sendo assim, já é possível imaginar o quanto a natureza do local é linda e especial. As suas paisagens unem uma vegetação belíssima a morros, rios e cachoeiras! 

A gastronomia local também não deixa a desejar! O turista que visita Piatã não pode deixar de experimentar o quentão e o café deliciosos e típicos da região. 

Guaramiranga 

Guaramiranga

E o Ceará também tem um destino de inverno super especial! Guaramiranga, conhecida como a “Suíça cearense” e “Cidade das Flores”, está localizada no Maciço do Baturité e em uma região serrana do estado. Por este motivo, oferece um clima com temperaturas amenas e muito agradáveis aos seus visitantes. 

Rios, trilhas, cachoeiras e Mata Atlântica: a natureza da região é de tirar o fôlego! E para aproveitar todo o encanto do lugar, opções não faltam. Alguns locais que devem estar no roteiro de passeios do turista que visita Guaramiranga são: a Serra de Guaramiranga, o Pico Alto, o Parque das Trilhas, Parque da Cachoeira e Mirante Linha da Serra

Como se já não bastassem as paisagens incríveis que este destino oferece, há muito mais para ser explorado no turismo de Guaramiranga, como a gastronomia local. 

São várias opções de restaurantes com um cardápio variado, onde é possível escolher desde pratos típicos da região a opções mais diferenciadas. Claro, fondues e vinhos também não podem faltar durante as experiências gastronômicas dos turistas que visitam este destino especial no inverno! 

O que vestir durante suas viagens de inverno no Brasil 

Inverno Brasileiro o que usar

Embora as viagens para lugares de frio no Brasil não exijam todos os itens e cuidados que são considerados essenciais em viagens a alguns destinos internacionais e com invernos muito rigorosos, é essencial que você selecione os itens certos para as suas viagens de inverno em território nacional. Afinal, o melhor da viagem só poderá ser aproveitado se você estiver confortável e aquecido(a). 

Para começar, é preciso que você saiba se vestir em camadas, ok? Se você não sabe do que estamos falando ou não conhece todas as regras desta técnica inteligente que torna o aquecimento das suas peças de inverno mais eficaz, confira o post que preparamos com todas as explicações necessárias para que você saiba utilizá-la ao compor o seu look! 

Antes de selecionar as peças que serão colocadas na mala, não esqueça de conferir a previsão de clima e temperatura do seu destino. Algumas características do produto, como gramatura, impermeabilidade e outros, devem ser determinadas de acordo com a sua pesquisa.

Os itens que não podem faltar na sua mala são roupas segunda pele e peças para compor a segunda camada de roupa, que pode ser um suéter desenvolvido em material de qualidade ou um fleece. Para a última camada, opte por um casaco robusto composto por materiais inteligentes e que garantam o seu aquecimento. Se a previsão for de chuva ou neve, lembre-se que este último item deve ser impermeável! 

Para os pés, o ideal é que a bota tenha uma forração em lã sintética, natural ou em materiais tecnológicos. Se o terreno for escorregadio e tiver acúmulo de umidade, é essencial que a sola seja desenvolvida em material antiderrapante e proporcione toda a segurança necessária para evitar quedas ou torções. 

E é claro que não poderíamos esquecer deles: os acessórios! Essenciais e charmosos, eles fazem toda a diferença em um look de inverno. Na sua mala não podem faltar: luvas, gorros, meias térmicas e cachecóis. 

Já decidiu qual será o seu próximo destino de inverno brasileiro? Conte para a gente nos comentários deste post! Quer mais alguma dica para a organização da sua mala ou roteiro? Entre em contato conosco, será incrível poder participar um pouco mais da organização da sua viagem!

Somos o blog da Fiero! Aqui reunimos conteúdos de alta qualidade sobre o inverno, viagens, o que usar, dicas especiais e muito mais. Todos os conteúdos são produzidos por especialistas do frio e amantes da estação mais gelada do ano. Acesse nossa loja virtual e encontre roupas, acessórios e calçados para o frio, inverno e neve: www.fieroshop.com.br .

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar ao topo