Machu Picchu Inverno

Machu Picchu no inverno: dicas essenciais para a sua viagem

Machu Picchu fica em uma cidade linda chamada Águas Calientes, a 3 horas de Cusco e a 2.350 metros acima do nível do mar. É a atração número um do Peru e da América Andina e, durante o inverno, fica ainda melhor! Tanta popularidade levou o destino a ser declarado pela Unesco como Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade. 

Como chegar

Como chegar Machu Picchu

Para conhecer Machu Picchu, compramos a entrada para o parque e trem antecipadamente ainda no Brasil. Saímos bem cedinho de Cusco e fomos com nossa empresa contratada até a estação de trem. Pagamos 62 dólares no ticket para esta viagem, mas este valor pode variar de acordo com a opção escolhida. A viagem tem duração de 3 horas, estavam inclusos  lanches, chás e frutas no nosso pacote.

Onde ficar

Águas Calientes Machu Picchu

Muitas pessoas optam por se hospedar na cidadezinha de Águas Calientes, é a melhor opção para quem pretende ir bem cedo à Machu Picchu e acompanhar o nascer do sol no local. A desvantagem é que a probabilidade de pagar bem mais caro em uma hospedagem da mesma categoria em Cusco é alta. A outra opção é fazer um bate volta de trem de Cusco a Águas Calientes, um pouco mais cansativo, mas foi essa nossa opção. 

De qualquer forma e seja qual for sua opção, pode ter certeza que a diversão é garantida. A cidade é cheia de hotéis, lojinhas, restaurantes e gente animada, tem uma vista linda e sempre cheia de turistas! 

Melhor época para ir

Machu Picchu Melhor Época

Para visitar Machu Picchu o ideal é planejar a viagem no período de Abril a Junho. Nos outros meses chove muito e a quantidade de turistas é muito grande. 

As novas regras de visitação a Machu Picchu estabelecem que só é permitida a entrada acompanhado por guia. Mas é fácil contratar um deles no local, vários guias credenciados ficam disponíveis aos turistas na entrada do parque. Em poucos passos se chega ao mirante que proporciona aquela primeira visão clássica de Machu Picchu, exatamente no ângulo que geralmente vemos em fotos e vídeos do local.

Após percorremos todos os caminhos de Machu Picchu e tirarmos várias fotos e vídeos com lhamas fofas, foi hora de voltarmos à Águas Calientes e pegar o trem de volta para Cusco.

Machu Picchu Lhama

Cuidados essenciais

Os itens mais importantes para usar numa visita a Machu Picchu são filtro solar e repelentes, mesmo em dias nublados e inverno. Devido à altitude, o sol é fortíssimo chegando a causar isolação. Existe uma lojinha que vende os produtos no local, mas geralmente estão em falta.

O que usar 

O que usar Machu Picchu

Optar por calçados confortáveis é essencial nesta viagem, usamos nossas botas da Fiero e foi nossa melhor escolha! Como saímos bem cedinho de Cusco, estava muito frio e as botas foram essenciais para que pudéssemos manter os pés quentinhos e confortáveis durante todo trajeto.

Além disso, vá com um bom casaco e com uma blusa mais leve por baixo já que a variação de temperatura pode ser grande durante o dia. No dia em que estivemos no local, de manhã cedo estava bastante frio, mas ao decorrer do trajeto foi possível tirar o casaco e ficar somente com uma blusa, na volta já estavamos encapuzados novamente. Nos acostumamos a tirar e colocar o casaco várias vezes durante o passeio!

Outras dicas 

Passaporte Machu Picchu

Uma outra dica importante é usar o banheiro que fica na área externa antes de entrar no parque. Não existem banheiros dentro do parque e, de acordo com as novas regras, não é possível sair para ir ao banheiro e voltar.

Não deixe de levar seu passaporte! Logo na entrada é possível encontrar uma mesinha com um carimbo, geralmente com uma fila enorme de pessoas. Use o carimbo para marcar Machu Picchu numa folha inteira do seu passaporte. Claro que não dá para ir até lá e não fazer esse registro!

Apaixonados por viagens e gastronomia, Priscila e Guilherme viajam pelo mundo em busca de novas experiências e destinos.

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar ao topo