O inverno em Moscou: características, dicas de passeios e o que usar

Moscou é a capital da Rússia e está localizada na parte europeia do país. Embora estejamos falando de um dos locais mais frios do mundo, isso não impede que os turistas visitem Moscou durante os meses frios. Afinal, o turismo da cidade é muito rico e oferece uma grande variedade de atrações únicas e incríveis, especialmente para os apaixonados por frio e neve.

Neste post, preparamos algumas sugestões de passeios e o que usar durante sua viagem à capital russa para que possa aproveitar cada segundo desta experiência incrível!

Clima e temperatura em Moscou durante o inverno

Temperatura Clima Moscou Fonte: https://weather-and-climate.com/

Que o frio é intenso na cidade você já sabe, mas é preciso que você esteja preparado para temperaturas que podem chegar a – 20°C, o que não é raro durante o auge da estação. A temperatura média durante os meses mais frios em Moscou é de aproximadamente – 6°C, variando normalmente entre máximas de – 5°C e mínimas de – 10°C em janeiro e fevereiro.

Neste período do ano, o sol nasce aproximadamente às 9h na cidade e se põe às 16 horas. A neve é frequente, acontece com uma média aproximada de 70 dias durante todo o inverno russo e geralmente quando os termômetros apontam temperaturas entre 2°C a – 10°C.

Embora a frequência de neve seja alta e o frio intenso, o centro da cidade costuma ser muito bem monitorado para que se evite o acúmulo de neve. Além disso, todo o país possui uma ótima infraestrutura para minimizar o desconforto causado pelo frio.

Turismo em Moscou

Moscou o que fazer

Com uma bagagem histórica e cultural muito interessante e conturbada, edifícios monumentais e arquitetura diferenciada e contrastante, Moscou chama a atenção dos turistas! No inverno, quando a cidade fica coberta de neve, as paisagens se tornam ainda mais encantadoras.

Não há voos diretos do Brasil para a capital russa, por isso será necessário fazer pelo menos uma conexão durante o trajeto. Um ponto positivo para os turistas que visitam Moscou é que ela possui um dos melhores sistemas de metrô do mundo, com mais de 300 km de extensão. Desta forma, será fácil transitar pela cidade e poder incluir os melhores pontos turísticos no seu roteiro.

Natal e Ano Novo

Há uma grande lista de passeios e atrações obrigatórias para o turista que visita Moscou no inverno. Pretende viajar em dezembro? Neste período do ano é possível aproveitar todas as festividades de natal e final de ano que cidade oferece, como as feiras de natal com muitas luzes, opções de comidas e artesanatos.

Nos outros países europeus, as feiras costumam ficar abertas até o dia 24 de dezembro, mas em Moscou elas se estendem até o início de janeiro já que os russos são ortodoxos e celebram o natal do dia 6 de janeiro. Aliás, esta é uma semana que deve ser evitada já que muitos estabelecimentos fecham devido aos feriados locais, ok?

Se quiser passar o ano novo na cidade, os melhores locais para assistir aos fogos são a Praça Vermelha e a Catedral de São Basílio. Como muitos dos eventos do período acontecem a céu aberto, é preciso que você esteja atento na hora de escolher o look para a ocasião!

Zoológico

O zoológico da cidade também é uma das atrações que não podem faltar no roteiro de passeios. Trata-se de um grande complexo que abriga animais das mais variadas espécies. O local também é muito conhecido pelo seus esforços de preservação e cuidados com espécies em risco de extinção. Além disso, são oferecidos muitos eventos e seminários sobre o espaço e para que o público conheça mais sobre o zoológico e espécies locais.

Teatro Bolshoi

O Teatro Bolshoi também merece uma visita, com uma das melhores acústicas do mundo e arquitetura belíssima, tem capacidade para 2 mil pessoas e é um local de grande prestígio. Um dos espetáculos mais populares são da sua própria companhia de ballet, a mais conhecida do mundo.

Praça Vermelha

A Praça Vermelha certamente é um dos espaços mais históricos e populares do país. Antigamente eram realizadas até mesmo execuções no local, hoje é palco de muitos eventos e festivais. A praça abriga também muitas construções importantes e que merecem a atenção dos turistas, como o Kremlin, um complexo fortificado onde eram coroados os czares e hoje é o local no qual o presidente do país trabalha, a exuberante Catedral de São Basílio, o Mausoléu de Lênin, além de uma pista de patinação no gelo durante o inverno.

Passeios culturais e locais para conhecer a cidade por um ângulo diferente

Em Moscou visite ainda o Garage Museum, um dos mais tecnológicos e avançados museus de todo o país e o Planetário da cidade. Se quiser apreciar as paisagens da cidade de uma forma diferente, inclua estas atrações no seu itinerário: passeio de barco pelo rio Moskva, mirante Sparrow Hills, Cable Car Moscow, Ostankino TV Tower e o Panorama 360.

Aventura na Rússia

Quer sair da cidade e incluir atividades mais aventureiras durante sua estadia na Rússia? Sugerimos o passeio de snowmobile em direção à Montanha Shunut, um dos pontos mais altos dos Montes Urais. Este tour é muito popular entre turistas e entre os próprios habitantes.

Quer mais aventura ainda? Outra passeio muito popular entre os turistas é a visita a cavernas cheias de gelo, como a caverna de Kungur, também localizada nos Montes Urais. Empresas de turismo locais costumam fechar pacotes completos para esta aventura.

O que usar no inverno em Moscou

meia luva versatilidade

Você já deve ter percebido que estamos falando de uma viagem para a qual será necessário muito preparo e sábias decisões na hora de montar a mala. Sim, este é o momento de tirar do armário os itens mais robustos que você tiver disponíveis. Afinal, toda a proteção é pouca em uma viagem para Moscou durante o inverno!

Conferir a previsão do tempo para o período da viagem é essencial na hora de organizar a bagagem. Como a ideia é aproveitar ao máximo as baixas temperaturas e a neve, você deve estar preparado com todos os itens da lista abaixo e organizá-los utilizando o sistema de camadas

Blusas Segunda Pele e Fleeces: ideais para manter o seu aquecimento nos dias frios e essenciais para compor o seu look dentro do sistema de camadas. Estas peças são muito importantes já que a maioria dos locais internos são aquecidos e não exigem que as últimas camadas, como casacos mais robustos, sejam mantidas. Se quiser uma opção para momentos mais formais, opte por um suéter para a segunda camada;

– Calças: é essencial que sejam impermeáveis, são necessárias para mantê-lo seco(a)! Além disso, apenas uma calça já não fará muita diferença à esta altura dos ponteiros dos termômetros, calças segunda pele são essenciais para complementar o aquecimento das suas pernas;

Casacos: seus casacos devem ser robustos, com enchimento e/ou forro desenvolvidos em materiais de qualidade e que realmente aqueçam. Como em Moscou a neve é frequente e intensa, também é necessário que sejam quebra vento e impermeáveis;

Gorros ou Balaclavas: também já está na hora de tirar os acessórios do armário. Proteger a cabeça é essencial e evita os resfriados;

Luvas: assim como os pés, manter as mãos aquecidas durante o inverno é tarefa quase impossível para algumas pessoas, especialmente quando estamos falando das temperaturas de Moscou no auge do inverno, que tornam o uso do acessório praticamente indispensável;

Cachecóis: os cachecóis para os dias de frio intenso devem ser um pouco mais robustos. Cachecóis em fleece térmico são uma ótima opção para o inverno na cidade;

Calçados: o calçado ideal para uso na neve deve proteger o seu pé da umidade, garantir um caminhar seguro e, claro, aquecer muito! Invista em modelos com sola de borracha antiderrepante e com agarradeiras para evitar acidentes. A bota também deve ser impermeável ou ter algum tipo de tratamento impermeabilizante para evitar que a neve seja absorvida pelo calçado e deixe os pés úmidos, o que certamente poderia prejudicar muito a manutenção do aquecimento. Além disso, botas forradas em lã ou materiais térmicos são essenciais para evitar o frio e manter o conforto térmico. Quer complementar o aquecimento dos pés? As meias térmicas são uma ótima escolha!

Estas são as nossas dicas para você aproveitar bem sua viagem para uma das cidades mais lindas e especiais do continente europeu. Ficou com alguma dúvida ou gostaria de mais sugestões? Entre em contato conosco através dos comentários deste post!

Somos o blog da Fiero! Aqui reunimos conteúdos de alta qualidade sobre o inverno, viagens, o que usar, dicas especiais e muito mais. Todos os conteúdos são produzidos por especialistas do frio e amantes da estação mais gelada do ano. Acesse nossa loja virtual e encontre roupas, acessórios e calçados para o frio, inverno e neve: www.fieroshop.com.br .

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar ao topo