Inverno Brasil

O inverno no Brasil: sugestões de destinos e o que usar

O friozinho já está chegando! E você, já pensou na sua próxima viagem de inverno? Quando as temperaturas começam a baixar aqui no país, fica impossível não lembrar de alguns destinos clássicos desta época do ano, como Gramado, Canela, São José dos Campos e Monte Verde.

Há quem não dispense uma visita aos habituais destinos de inverno, assim como existem turistas que adoram explorar outras regiões e até mesmo aqueles que preferem curtir o inverno, mas sem comprometer a conta bancária. Não se preocupe, para todos os casos e perfis de apaixonados pelo inverno, existe um destino ideal! Confira nossas sugestões de passeios e dicas sobre o que usar durante o frio no nosso país.

Destinos Econômicos

Destinos Econômicos Brasil

Apesar dos seus inúmeros destinos de praia, os mais populares quando o assunto é turismo em Santa Catarina, o estado reserva também algumas das cidades serranas mais frias e charmosas do país. Um dos maiores símbolos estaduais e nacionais de frio, a cidade de São Joaquim, é certamente uma das melhores escolhas para quem pretende ver neve no Brasil. Está situada a 1.353 metros de altitude, localizada a 230 Km de Florianópolis e se destaca pelo turismo e pela produção de vinhos e frutas. Suas atrações mais populares são os passeios pelas montanhas da região! 

Santo Antônio do Pinhal, na região do Vale do Paraíba, é um destino para quem busca tanto descanso, quanto aventuras. A cidade oferece muito conforto em pequenas e charmosas pousadas, além de paisagens maravilhosas para admirar em trilhas ou trekking, como as do Pico do Agudo e da Pedra do Baú. 

Os Destinos Clássicos

Inverno Brasil Destinos Clássicos

Gramado dispensa apresentações! É um dos destinos brasileiros que atrai turistas durante o ano inteiro, mas é no inverno que oferece o melhor do seu turismo! A influência alemã, assim como acontece em Canela, é visível. Com as temperaturas negativas do inverno, também é possível assistir a neve caindo em alguns momentos raros. A cidade é movimentada, com várias opções de lojas, restaurantes e atrações. Dentre estas se destacam a Rua Coberta, museus, um zoológico e até um parque com neve artificial! 

Vizinha da popular Gramado, Canela é também uma cidade muito fria, chegando a registrar temperaturas negativas no inverno, assim como geadas e neve de forma esporádica. Canela tem uma forte influência da cultura e arquitetura alemã e o ponto forte da cidade são as suas belas paisagens naturais, parques, a Cascata do Caracol e seus inúmeros restaurantes que oferecem um variado e delicioso cardápio. Outros pontos turísticos e eventos que valem a pena em Canela: Teatro de Bonecos, Parque da Ferradura e Catedral de Pedra.

Campos do Jordão, considerada a cidade mais alta do país, tem 1.628 metros de altitude. Localizada na Serra da Mantiqueira e a 173 Km de São Paulo, registra temperaturas negativas no inverno e é famosa pelo turismo durante este período do ano. Além de muito bela, interessante e charmosa, oferece diversos passeios e atrações: lojas, restaurantes, Festival de Inverno, Palácio Boa Vista, Museu Felícia Lerner, Mosteiro Beneditino de São João, estação ferroviária e o popular teleférico para o Morro do Elefante.

No sul de Minas é possível encontrar as cidades mais frias do estado, como Monte Verde, que costuma registrar temperaturas negativas durante o inverno. A cidade está localizada na Serra da Mantiqueira e tem influência de imigrantes alemães, suíços e italianos. Oferece um festival de Inverno, Artesanato e Design, além de belíssimas paisagens naturais. A cidade encanta, não apenas pelo clima europeu, mas pelas suas opções de hospedagens muito charmosas e algumas exclusividades, como lareiras e banheiras de hidromassagem. 

A 1 hora da capital do estado, Petrópolis é uma bela cidade localizada na região serrana do Rio de Janeiro e marca temperaturas agradáveis durante o ano inteiro. A temperatura do inverno é baixa, com média de 15°C, mas não se compara ao frio dos demais destinos deste post. Suas montanhas garantem um clima Europeu à cidade e, além de suas paisagens, as construções são o ponto forte do turismo, a exemplo do Museu Imperial e do Palácio de Cristal.

Para admirar a natureza 

Brasil Destinos Natureza

Outra cidade gaúcha fria e muito especial é Cambará do Sul, que abriga belas paisagens principalmente nos cânions do Itaimbezinho e Fortaleza, na Cachoeira dos Venâncios e no Lajeado da Margarida. A região conta com estações bem definidas, sendo que no inverno é possível experimentar temperaturas muito baixas. Com frequência os termômetros da região marcam temperaturas negativas, neblina e geada também são comuns e característicos da região. Quem gosta de andar a cavalo pode optar pelo passeio de sete dias, onde é possível apreciar as belas paisagens e curtir as baixas temperaturas.

Urubici é conhecida como a Terra das Hortaliças, a 1.882 metros de altitude foi a cidade que marcou a temperatura mais baixa já registrada no Brasil: -17,8°C, com sensação térmica de – 46°C. Nos meses de inverno, geada e neve podem ser comuns na cidade. Ubirici é pequena porém charmosa, tem ótimas opções de restaurantes e passeios para admirar sua natureza formada principalmente por montanhas, muitas árvores, cascatas e cachoeiras. 

O que usar

Inverno Brasil O que Usar

As temperaturas no Brasil variam conforme os destinos que você pretende visitar. Os próprios destinos citados neste post já têm características de clima e temperatura muito diferentes. Por isso, fiquei de olho nas previsões climáticas da região que você pretende visitar antes de escolher todos os itens que irão compor a sua mala de viagem!  

Para passeios mais urbanos, muito aquecimento aliado à elegância! Não esqueça da primeira camada de roupas térmicas, que podem ser combinados com casacos de lã batida, como os modelos Colorado (masculino) e Viena (feminino). Calçados que unem aquecimento e muito conforto para as suas caminhas, como as botas Estocolmo (feminina) e Santiago (masculina) são os mais indicados. O frio não é intenso? Para temperaturas amenas, o tênis Bristol também é uma ótima opção!

Prefere curtir a natureza em passeios que fogem dos roteiros clássicos ou a neve? Conforto e muito aquecimento são as palavras de ordem. Neste caso, além de uma primeira camada de roupas térmicas, sugerimos uma segunda camada com roupas e acessórios em fleece. Para a última camada, aposte na Jaqueta Feminina Alpine, forrada com pluma de pato. 

Gostou das nossas sugestões? Quer mais uma ajuda para definir quais os itens que devem estar na sua mala? Entre em contato conosco

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar ao topo