Inverno no Chile: quando ir, o que fazer e como se vestir

22 de julho de 2021 - Por Portal de Inverno

Que tal ir para um país que tem como características fortes o turismo, diversão, alegria e muito, mas muuuito frio? Esse país é o Chile. Se você busca ótimas estações de esqui, hotéis fantásticos, um ótimo vinho ou turismo com a família, vale a pena conhecer mais sobre o inverno no Chile.

Antes de começar a organizar a bagagem para curtir a temporada de neve nas belíssimas paisagens chilenas, é importante aprender mais sobre o destino para aproveitar ao máximo a viagem.

Preparamos este post que traz as melhores informações: onde ir no inverno no Chile, quando e como é a estação fria, o que fazer em terras chilenas, o que levar e como se vestir, qual a melhor época para viajar para o Chile, além de dicas e curiosidades. Nos acompanhe em uma viagem incrível por cenários lindos e gelados!

Chile no inverno: temperaturas negativas e neve

Chile no inverno temperatura negativa e neve

O inverno no país vizinho vai de meados de junho a setembro, assim como no Brasil. O frio intenso atrai turistas que buscam locais para praticar esportes na neve e se divertir nas temperaturas geladas. Além disso, a época de clima mais frio é a que enaltece as belas e famosas paisagens das cidades chilenas.

O inverno no Chile registra, comumente, temperaturas abaixo de zero, sendo caracterizado também, por chuvas, que se mantêm até agosto. Durante o dia, os termômetros podem marcar temperaturas um pouco mais quentes. Por isso, é importante se vestir em camadas, tanto para garantir o aquecimento e proteção corporal em situações de frio extremo e neve, quanto para facilitar a retiradas das camadas, quando o dia esquentar.

Roupas para o inverno no Chile

Casaco Impermeável

O inverno no Chile pode ser rigoroso, ainda mais se você colocar no roteiro de viagem estações de esqui e esportes na neve. Mas não se preocupe, com as dicas a seguir você não vai passar frio! Nós indicamos o uso de três camadas de roupas, mas não qualquer roupa! As vestimentas, calçados e acessórios precisam ter propriedades térmicas eficientes para manter o frio bem longe do seu corpo. Com roupas térmicas, os acessórios certos e botas forradas em lã ou tecido térmico, fica fácil se manter aquecido e protegido. E, caso esquentar durante o dia, tire uma das camadas que você ficará confortável.

Vamos conferir as peças essenciais para montar looks para o inverno no Chile? Confira o que não pode faltar na mala para estar bem vestido(a), elegante, aquecido e seguro.

Primeira camada: na primeira camada indicamos o uso de calça e blusa térmicas, precisa ser algo que funcione, realmente, como uma segunda pele, ficando bem colado ao corpo, aquecendo o núcleo, braços e pernas.

Segunda camada: ela reforça o trabalho realizado pela primeira camada. A segunda camada pode ser uma peça de lã, como um suéter, ou uma blusa de fleece.

Terceira camada: você vai precisar de um casaco de inverno adequado. Certifique-se de que ele seja apropriado para enfrentar ventos, chuvas e neve. Deixe de lado, nesse momento, também, as calças jeans. Calças impermeáveis são indispensáveis para praticar esportes e brincadeiras na neve.

Acessórios: luvas, toucas, cachecóis e meias térmicas são essenciais! Se você passar frio nas extremidades, todo o trabalho das camadas vai por água abaixo. Tenha certeza de levar itens de qualidade. Ah, coloque na mala também óculos de neve, protetor solar e labial.

Calçados: indicamos para uso na neve botas forradas com lã natural de carneiro, pois ela permite que o pé respire, o que é ideal para ambientes de oscilação térmica, comuns no Chile. Também é interessante que sejam de couro impermeável e possuam solados adequados para andar na neve, com agarradeiras.

Agora você deve estar se perguntando, mas onde comprar roupas para o inverno no Chile? A Fiero é especialista em roupas, calçados e acessórios para frio intenso e neve. São produtos com design incrível, que irão garantir máximo aquecimento e beleza para os seus looks!

Qual é a melhor época de viajar para o Chile?

Quando viajar para o Chile

O inverno é a época mais visitada no Chile, devido ao grande número de atrativos proporcionados pelo país nesse período do ano, em especial a neve, sonho de muitos turistas. O país conta com diversas estações de esqui, uma das quais é a maior da América do Sul, podendo ser comparada aos padrões das estações europeias. Devido a isso, possui uma boa estrutura turística, adequada para bem receber os visitantes que procuram muita diversão na neve e nas estações de esqui.

Agora que você já viu que o inverno é a melhor época para conhecer e se divertir nas terras chilenas, saiba quais são as temporadas:

Baixa temporada: 05 a 30 de junho e 05 de setembro a 03 de outubro;

Média temporada: 30 de junho a 8 de julho e 01 de agosto a 04 de setembro;

Alta temporada: 08 a 31 de julho.

O que fazer no inverno no Chile

O que fazer no Chile no inverno

Os pontos turísticos do Chile são inúmeros e por isso conseguem abranger vários gostos e interesses distintos. Assim, o turista que vai ao Chile tem um perfil bem diversificado, tanto na idade, quanto na cultura. Iremos destacar algumas principais atrações do país, a fim de ajudar você a elaborar o roteiro da viagem: Algumas cidades são obrigatórias no roteiro de viagem de qualquer turista: Santiago do ChileValparaíso e Viña Del Mar são aquelas consideradas imperdíveis.

Pontos turísticos do Chile

Sky Costanera Santiago do Chile

Santiago do Chile é a capital do país. Moderna e com diversas atrações, os principais pontos turísticos são o Museu Histórico Nacional, o Museu de La Catedral e o Museu Nacional de Belas Artes. Quer uma linda vista da cidade? Conheça o Cerro San Cristóbal e o Cerro Santa Lucía. Como ponto político histórico, se destaca o Palácio Presidencial de La Moneda, apresentando um pouco da história do país. 

Não deixe de fora do roteiro o Sky Costanera, um mirante no prédio mais alto da América Latina. Lá do alto, é possível ver Santiago em 360 graus e, a vista é realmente impressionante. O edifício possui 300 metros de altura.

Valparaíso e a bucólica Viña del Mar são duas cidades próximas e lá tem importantes pontos turísticos. Banhadas pelo Oceano Pacífico, são verdadeiros tesouros do povo chileno.

Também perto de Santiago encontra-se Embalse El Yeso, uma grande represa no Andes, localizada mais precisamente em Cajón del Maipo. A região é muito charmosa, e atrai turistas que querem fugir da movimentada Santiago para aproveitar as belezas naturais e praticar atividades esportivas. Com águas super azuis e as montanhas cobertas de neve ao fundo, as paisagens são inacreditáveis.

Estações de esqui

Pista ideal esqui

Próximo a Santiago do Chile é possível encontrar centros de esqui que alugam todos os equipamentos necessários para a diversão. A mais famosa de todas, Valle Nevado é uma das maiores estações de esqui da América Latina e com certeza não perde nada para as demais estações de esqui espalhadas pelo mundo. Sua pista de esqui tem 37km com um total de 27 percursos diferentes. Os hotéis perto das estações de esqui são dos mais diversos, muitos proporcionam belas vistas para as montanhas de neve e ótimas opções de relaxamento.

Patagônia Chilena

Chile Patagônia

A Patagônia é uma região com mais de 800 mil quilômetros quadrados, localizada no extremo sul da América do Sul, ocupando partes da Argentina e do Chile. A Cordilheira dos Andes é a fronteira natural entre os dois países. A Patagônia Chilena também é conhecida como Patagônia Austral, sendo composta por florestas temperadas e fiordes glaciais.

A região é um destino de inverno incrível, que oferece aos turistas experiências próximas da natureza em cenários espetaculares. Um lugar para praticar esqui, explorar a natureza e montanhas branquinhas, ver lagos de um azul límpido e cristalino, aliados a uma gastronomia repleta de surpresas e uma cultura muito rica. Sabe aqueles vilarejos que parecem isolados do mundo? Por lá você os encontra, em meio a montanhas, lagos e cenários deslumbrantes. A Patagônia Chilena concentra o maior número de geleiras fora das zonas polares e é morada de diversos espécimes de animais selvagens, como por exemplo, os mais de 200 mil pinguins que habitam a Ilha Magdalena.  

Parque Nacional Torres del Paine

O destino mais procurado dessa região da patagônia é o Parque Torres del Paine. Os 250 mil hectares que o compõem foram tombados como Reserva da Biosfera pela Unesco. Fazem parte do Parque as montanhas Cuernos del Paine, Torres del Paine, Paine Grande e Cerro Fortaleza, mas, a principal atração fica por conta do Glaciar Grey, que está entre as três maiores áreas de gelo continental do planeta. As águas congeladas e paredões de gelo, além de serem um verdadeiro espetáculo visual, permitem escaladas e trilhas, sendo, portanto, destino obrigatório para os amantes de turismo de aventura.

Parque Nacional Laguna San Rafael

Localizada no norte da Patagônia Chilena está o Glaciar San Rafael. Possuindo 100 metros de altura e dois quilômetros de largura, este glaciar ‘alimenta’ a Laguna San Rafael. Para chegar até lá a viagem é longa, são 200 km de distância, percorridos em uma viagem de barco com duração de 10 horas – ida e volta. Mas vale muito a pena, pois a experiência de ver de perto esse fenômeno natural e a beleza da lagoa compensam o esforço.

Gastronomia

Culinária Típica Chilena

A cultura gastronômica mistura diversos ingredientes: são usadas diferentes especiarias, carnes e frutos do mar, formando uma mistura fascinante que conquista o paladar facilmente. Os frutos do mar também são muito consumidos, devido a larga costa chilena.

Vinícolas

Visitar vinícolas inverno Chile

Gosta de vinho? Em Santiago do Chile você verá muitas vinícolas. Muitas delas são abertas ao público para permitir visita de turistas interessados em conhecer os famosos vinhos chilenos. Algumas possuem programação para um dia inteiro, onde o visitante fica imerso em um mundo sofisticado e acolhedor. 

Uma viagem para o Chile no inverno com certeza renderá belas fotografias e muitas recordações, para levar na memória e no coração! Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas de quando ir, o que fazer e como se vestir no Chile. Até a próxima! 😉

Portal de Inverno - 22/07/2021

Somos o blog da Fiero! Aqui reunimos conteúdos de alta qualidade sobre o inverno, viagens, o que usar, dicas especiais e muito mais. Todos os conteúdos são produzidos por especialistas do frio e amantes da estação mais gelada do ano. Acesse nossa loja virtual e encontre roupas, acessórios e calçados para o frio, inverno e neve: www.fieroshop.com.br .

Últimos artigos de Portal de Inverno

Ver todos os posts de Portal de Inverno

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

19/06/2017 - Por Portal de Inverno

Dicas para pedalar no inverno

O inverno está chegando e você já pode estar com vontade de guardar sua bicicleta e hibernar pelos próximos meses. Mas, […]

Top