A Argentina é repleta de atrativos para serem conhecidos durante o ano, mas no inverno o país se torna ainda mais especial. Na época mais fria, algumas regiões marcam temperaturas negativas e registram o clima perfeito para ter neve. Por isso, esquiar na Argentina e fazer roteiros com paisagens branquinhas são ótimas opções do que aproveitar nesse período.

Para planejar sua viagem e curtir a neve na Argentina, lembre-se que a estação inicia em junho e termina em setembro, mas pode sofrer alterações conforme as condições climáticas. Além disso, é importante acompanhar as estações de esqui para conferir quando começa a alta temporada. 

Quer saber mais detalhes sobre onde neva na Argentina? Acompanhe esse post e fique por dentro de tudo!

Neve na Argentina: 5 cidades para visitar

O inverno na Argentina é encantador! Cada região conta com suas particularidades, deixando cada experiência única. A Patagônia, por exemplo, registra temperaturas baixíssimas e paisagens incríveis com neve. Já a região andina faz a união da parte árida ao frio das montanhas. 

Por isso, confira agora 6 cidades que neva na Argentina e que merecem sua visita!

1. Ushuaia

Laguna Tempanos Ushuaia

Ushuaia é mágica! A cidade patagônica é repleta de histórias e muita neve. Conhecida como a Cidade do Fim do Mundo e a Terra do Fogo, Ushuaia fica localizada no final do continente americano e mais próximo da Antártida. Por isso, é coberta de neve na maioria do ano. 

Um destino bastante procurado pelos brasileiros, Ushuaia é charmosa, tem ótima culinária e estrutura turística. Conta com atrações culturais e passeios envolvendo aventura. Mas a neve é o grande atrativo! 

A estação Cerro Castor é muito visitada para a prática de esqui e snowboard. Além disso, a cidade conta com atividades envolvendo passeios de trenó de huskies e de motos na neve.

2. Mendoza

Vinho neve Mendoza

Famosa pelo enoturismo, Mendoza é uma das cidades mais visitadas na Argentina. E nada melhor do que a combinação vinho + frio, não é mesmo?

Mendoza fica próxima da Cordilheira dos Andes, ou seja, registra temperaturas baixíssimas durante o inverno. Reconhecida internacionalmente pela produção de vinhos, possui atividades em vinícolas e águas termais. 

Na época mais fria, Mendoza fica com a paisagem branquinha. Para quem deseja se aventurar na neve, a província mais próxima é Valle del Plata, ou Vallecitos, em Luján de Cuyo. 

Já para viagem em família, visite Los Puquios, uma estação que fica a 180 km da cidade, ótima opção para esquiar em Mendoza. 

3. Bariloche

montanhas com neve bariloche

Bariloche é o destino perfeito para quem busca belas paisagens e estações de esqui. Próxima da Cordilheira dos Andes, a cidade tem diversas montanhas que ficam cobertas pela neve durante o inverno.

O Cerro Catedral é uma das estações mais famosas da cidade, ideal para quem deseja praticar esportes na neve. Mas também é possível aproveitar o dia e apreciar as paisagens em montanhas. Outra estão é Piedras Blancas, ideal para quem quer praticar ski bunda (em espanhol culipatin).  

Além disso, a cidade conta com boa estrutura de hotéis, restaurantes e cafeterias, principalmente na região central. Mas prepare-se: você irá enfrentar temperaturas negativas, por isso é essencial ter roupas impermeáveis e com forro térmico para curtir Bariloche. 

4. San Martín de los Andes

Cerro Chapelco Ski

Para quem está em Bariloche ou deseja visitar um lugar diferenciado, San Martín de los Andes é o destino ideal. No inverno, a cidade fica com muita neve e lagos congelados

Para esquiar e praticar snowboard em San Martín de los Andes, a estação Cerro Chapelco é a mais conhecida. Também é possível conhecer o Parque Nacional Lanín, sem esquecer, é claro, da rota turística dos 7 Lagos, uma experiência incrível! 

San Martin de los Andes dispõe de boa infraestrutura envolvendo gastronomia, hospedagem e comércio. Além disso, os cenários transmitem um clima romântico e muito agradável. 

5. Villa la Angostura

Cerro Bayo Villa la Angostura neve

Villa la Angostura é uma região que integra a província de Neuquén, próxima de Bariloche, e merece atenção pelo seu charme e muita neve. A rota é simplesmente belíssima, com montanhas branquinhas e cenário de filme! 

Para aproveitar a região, é possível fazer trilhas com guia turístico, além de esquiar no Cerro Bayo. O centro da Villa la Angostura também conta com restaurantes, lojas de vinhos, chocolates e lembrancinhas. Não deixe de conferir!

Aqui no Portal de Inverno você confere ainda post sobre viajar para a Argentina com crianças, com dicas do que fazer e o que usar.

Até a próxima!