6 países que flexibilizam a entrada de brasileiros: confira!

29 de setembro de 2021 - Por Portal de Inverno

Hoje, após um ano e sete meses do início da pandemia do novo coronavírus, ainda vemos que um dos setores mais afetados foi o turismo. Tanto aqueles que trabalham nesse meio, quanto quem curte viajar, o desejo, no momento, é a possibilidade de transitar a nível internacional e aproveitar ao máximo as belezas e histórias que o mundo possui. Para que isso seja possível, a esperança está na imunização coletiva.

Por conta do aumento de casos de coronavírus no Brasil e do descobrimento de variantes, muitos países proibiram o acesso de brasileiros ou impuseram restrições. Mas, por conta do avanço da vacinação, iniciou-se um movimento de flexibilização para a reabertura das fronteiras. Para quem já tem data marcada para ser imunizado com a segunda dose, os planos para voltar a viajar já ganharam lugar no calendário.

Neste mês de setembro, pelo menos três países voltaram a receber turistas brasileiros, sendo eles: Bélgica, Canadá e República Tcheca. Ainda, Chile, Argentina e Estados Unidos anunciaram as datas que irão liberar a entrada de viajantes do Brasil e também de outros lugares do mundo.

Por isso, separamos informações de seis países que liberaram as entradas de turistas brasileiros. É importante reforçar que cada local segue protocolos próprios, por isso é necessário pesquisar quanto às medidas estipuladas, documentos que devem ser emitidos e o melhor período para viajar. Não esqueça, planejamento é essencial para que a viagem saia como você sempre sonhou.

1 – Alemanha

O Brasil deixou de ser definido pelas autoridades alemãs como área de alto risco, situação em que somente os turistas totalmente imunizados poderiam desembarcar. Agora, para o turismo, o brasileiro deve apresentar um teste PCR ou antígeno negativo e documento de recuperação da Covid-19 para entrar no país.

É importante ressaltar que as restrições de entrada da União Europeia seguem se o turista entra na Alemanha a partir do Brasil.

2 – Portugal

Sintra Portugal viagem Europa

Recentemente, o país liberou a entrada de brasileiros, mesmo para quem não estiver imunizado. Porém, é preciso apresentar o teste PCR feito até 72 horas antes do embarque ou um teste de antígeno realizado até 48 horas antes. Além disso, os brasileiros não precisam fazer mais quarentena.

3 – França


Se você tem interesse em conhecer o país, saiba que atualmente turistas totalmente imunizados com uma das vacinas reconhecidas pela Agência Europeia de Medicamentos (Pfizer, Moderna, AstraZeneca ou Janssen) estão autorizados a desembarcar no país.

Para viajar, é necessário apresentar certificado de vacinação e um teste RT-PCR. Caso não esteja vacinado, há possibilidade de justificativa, mas a análise é realizada caso a caso e será preciso fazer isolamento de 10 dias.

4 – Itália

A Itália é um dos países da Europa que liberaram a entrada de turistas. Apesar da autorização estar em vigência desde agosto de 2021, a maioria dos viajantes que estiveram no Brasil nos últimos 14 dias continuam sem poder ingressar em território italiano, sendo preciso fazer a quarentena em outro país.

Os turistas que se enquadram nas exceções (veja aqui), precisam apresentar resultado negativo de teste molecular ou de antígeno realizado nas 72 horas anteriores à chegada, submeter-se a um novo exame após desembarcar na Itália, cumprir quarentena de dez dias e fazer mais um teste ao fim do isolamento. As medidas são válidas até 25 de outubro de 2021.

5 – Suíça

Genebra Suíça Inverno

São aceitas todas as vacinas aplicadas no Brasil, porque a Suíça reconhece os imunizantes autorizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Para viajar, o turista deve apresentar comprovante de vacinação 14 dias após tomar a segunda dose ou dose única.

6 – Holanda

Amsterdã Holanda

Turistas vindos do Brasil com o esquema de vacinação completo podem viajar para a Holanda, no entanto, deverão fazer quarentena de dez dias. Além disso, o país aceita todas as vacinas aprovadas pela OMS.

OUTROS PAÍSES QUE LIBERARAM O RECEBIMENTO DE TURISTAS

Na Europa, mais países liberaram a entrada de brasileiros, como Espanha, Bélgica, Finlândia, Islândia, Irlanda, entre outros. Mas, é importante ressaltar que cada região tem suas próprias regras para turistas que estiveram há pouco tempo em um país da zona de alto risco para a Covid-19.

Da mesma forma que a Europa, os países da África e Ásia possuem seus protocolos específicos, entre testes laboratoriais RT-PCR, preenchimento de formulário e vacinação completa, por exemplo. Os principais países que autorizaram a entrada de brasileiros são Egito, África do Sul, Jordânia, Emirados Árabes, Maldivas e Marrocos.

Além disso, a Colômbia e o México não têm mais vedações à entrada de turistas, nem exigem exame negativo. O Uruguai continua com as fronteiras fechadas, tendo expectativa para a reabertura em 1º de novembro. Já a Argentina anunciou que brasileiros vacinados poderão viajar ao país a partir de outubro.

O Canadá e os Estados Unidos autorizaram a entrada de brasileiros vacinados, sendo que no caso dos EUA, ainda não foi divulgada a situação dos serviços de emissão e renovação de vistos.

SITUAÇÃO DO REINO UNIDO

Recentemente, o Reino Unido anunciou uma simplificação das regras para entrada de turistas, adotando lista única de países com veto a viagens no lugar do atual sistema. No entanto, o Brasil segue na lista de países com proibição de desembarque de passageiros.

As novas regras passam a valer a partir de 4 de outubro. Até lá, as atuais, como apresentar resultados negativos de testes Covid-19 e respeito a quarentena, devem ser seguidas ao chegar na Inglaterra. Ainda, os turistas que estiveram nos últimos dez dias no Brasil somente podem entrar no Reino Unido se forem cidadãos britânicos ou morarem na região.

Para acompanhar as medidas necessárias de prevenção de cada país, bem como o avanço da reabertura das fronteiras, além das atualizações sobre regras para desembarque, é possível acessar os sites das Embaixadas e Consulados de cada país no Brasil.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde também disponibilizam dados sobre recomendações contra a doença. Esses são os canais oficiais para você se manter informado e ficar por dentro caso haja alguma alteração, porque os dados podem mudar conforme a atual situação da pandemia.

É importante destacar também que na hora de organizar a viagem, é essencial fazer pesquisas para melhor adequar seu roteiro e, dessa forma, aproveitar ao máximo os momentos de lazer e descontração. Isso porque já há um grande número de procura por passagens aéreas e hotéis com o anúncio da reabertura.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO

Seja para viajar ou no dia a dia, o ideal é manter todas as medidas de prevenção contra o coronavírus, protegendo a si mesmo e as pessoas ao seu redor. Além disso, siga as recomendações das autoridades locais. Confira a lista abaixo dos protocolos que você pode continuar fazendo no cotidiano:

. Use máscara em locais públicos;
. Lave as mãos com sabão e água ou higienize as mãos com álcool gel 70%;
. Evite tocar nos olhos, nariz, boca e máscara;
. Cubra o nariz e a boca ao tossir ou espirrar;
. Mantenha os ambientes ventilados e limpos.

E você está ansioso para voltar a viajar? Compartilhe conosco qual será seu próximo roteiro nos comentários. Lembre-se que aqui no Portal de Inverno você encontra diversas dicas sobre viagens pelo Brasil e mundo para curtir o melhor da estação mais fria do ano. Continue nos acompanhando.

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

Top