Suíça: chocolates, montanhas e muita neve!

26 de novembro de 2014 - Por Portal de Inverno

Suíça é um pequeno país, praticamente do tamanho do estado do Rio de Janeiro, mas tem muito a oferecer para os seus turistas. Realizando uma busca rápida na internet, é possível encontrar resultados que descrevem suas lindas paisagens, a hospitalidade do povo, as estações de esqui, a hotelaria e o transporte público extremamente organizado. A natureza realmente encanta quem visita o país, formada pelas montanhas, rios, lagos de água cristalina, neve, e muito mais!

Uma das montanhas mais conhecidas da Suíça é a Matterhorn, que fica em Zermatt. Seja para admirar as paisagens ou esquiar, uma das melhores formas de aproveitar ao máximo este destino é utilizando teleférico, que leva até o pico da montanha. Outro destino de inverno muito conhecido mundialmente é St. Moritz, considerado um dos locais europeus mais belos, nos Alpes. A pequena e luxuosa cidade fica rodeada por lagos glaciais e montanhas, formando paisagens sem igual. 

Além disso, sua classificação como um dos países mais desenvolvidos do mundo já não é mais novidade. Enfim, muitas características e atrativos que tornam a Suíça um destino muito interessante para a sua próxima viagem de inverno.

Saiba mais sobre a Suíça

Com um pouco mais de 41 mil km² e aproximadamente 8 milhões de habitantes, a Suíça está situada na Europa Central e, por isso, não tem costa marítima. Sua capital é Berna, embora as cidades mais populares sejam Zurique e Genebra, classificadas como algumas das cidades com melhor qualidade de vida no mundo.

A história da Suíça relata suas várias ocupações por diversos povos, inclusive romanos. Soma-se a isso o fato do país ter se mantido neutro durante as guerras do último século e é possível explicar algumas das características mais admiráveis da Suíça: sua receptividade e abertura, além da sua cultura diversificada e suas quatro línguas alemão, francês, italiano e o romanche, além de vários dialetos. Desta forma, o país não possui uma identidade linguística e étnica, mas uma fusão de culturas, idiomas e características.

Geograficamente, a Suíça pode ser divida em três regiões geográficas: os Alpes, o planalto e uma zona plana chamada de Jura. O planalto é habitado por 2/3 da população do país e ocupa uma grande parte da sua área. Os Alpes constituem uma parte de uma cadeia de montanhas que marcam a Europa do centro ao sul do seu território e ocupam 2/3 da área da Suíça com 48 montanhas de, pelo menos, 4.000 metros de altitude.

O clima da Suíça é temperado e apresenta verões amenos e invernos muito rigorosos. Devido à grande diferença de altitudes, seu tempo, clima, flora e fauna são muitos diversificados.

Atrativos da Suíça

O turismo no país foi impulsionado por escritores dos séculos XVII e XIX ao descreverem as paisagens das montanhas do país em suas obras. Pode-se dizer que, desde este momento, a principal atração do país são os Alpes. Além das belas paisagens, a Suíça oferece diversas opções culturais, como museus, pontes antigas, parques, castelos, palácios e prédios históricos. O país é rico no que diz respeito aos seus atrativos, suas cidades geralmente oferecem opções desde tratamentos terapêuticos a esportes radicais, agradando todos os tipos de turistas.

Viajar para o país é fácil! Existem voos diretos do Brasil para a Suíça, a maioria deles partindo do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. E viajar no país é ainda mais fácil! A rede de transportes públicos é muito organizada com destaque para o sistema ferroviário que liga não apenas as cidades suíças, mas o país a outros 10 países da Europa. Para viajar na Suíça você pode adquirir o cartão all-in-one `Swiss Pass´, que permite utilizar toda a rede de transportes públicos incluindo ônibus, bondes, barcos e trem. Ao utilizar os meios de transporte do país, não esqueça que na Suíça a pontualidade é muito importante e os horários de embarque e saída são seguidos à risca. Ao visitar os centros históricos das cidades, prefira passeios a pé já que muitas delas não aceitam o trânsito de carros.

A culinária é diversificada, com destaque para os chocolates, queijos e vinhos. A alimentação em restaurantes não costuma ser muito barata. Se estiver controlando o orçamento, uma visita ao supermercado pode ser uma boa opção. Falando em orçamento, não esqueça que a moeda do país é o franco suíço, seu valor é um pouco mais baixo do que o euro.

Dicas de destinos de inverno na Suíça

Selecionamos e descrevemos alguns locais para você aproveitar o melhor que o inverno na Suíça tem para oferecer. Nesses destinos, normalmente é possível encontrar neve durante o ano inteiro nos picos das montanhas, mas isso não significa que as pistas de esqui e demais atividades na neve estejam disponíveis nesse período. Para garantir sua diversão, viaje no inverno!

Renata Ramisch visitou o país em 2012 e garante que a experiência foi ótima, afirma que o inverno na Suíça é incrível, uma experiência que jamais esquecerá. Não apenas a experiência do frio e das paisagens fantásticas com a neve dos Alpes em contraste com os lagos ficarão em sua memória, mas também a cultura de um povo que tem muito a ensinar.

Interlaken

Inverno Interlaken

Interlaken, que significa “entre lagos”, é um dos destinos mais procurados pelos turistas na Suíça e está localizada em uma planície aluvial, entre os lagos Thun e Brienz. A cidade é cercada por lagos e montanhas, onde é possível encontrar bondinhos, teleféricos, trilhas de trekking, passeio em barcos, pistas de esqui, dentre tantas outras atividades. Um das principais atrações turísticas da cidade é o Jungfraujoch, um circuito que alcança o cenário composto de três montanhas: os picos Eiger (3.970m), Mönch (4.099m) e o Jungfrau (4.158m). Neste ponto é possível visitar o ‘Topo da Europa’, a estação de trem mais alta do continente com 3.454 metros de altitude. 

Grindelwald

Grindelwald neve Suíça

Grindelwald, uma pequena cidade localizada na região de Interlaken e rota do trem com destino à Jungfraujoch, oferece várias opções. Em Grindewald é possível apreciar a natureza dos Alpes Suíços  com vales, geleira, montanhas, neve, paisagens  e trilhas para caminhadas. No inverno, é possível assistir uma competição anual de escultura em gelo!

Zermatt

Zermatt Suíça

Zermatt está localizada próximo à montanha Matterhorn, a montanha mais fotografada do mundo! Inclusive, é ela quem ilustra a embalagem do chocolate Toblerone! Além disso, 1/3 das montanhas dos Alpes estão localizadas nesta região do país e a pista de esqui, chamada de “paraíso das geleiras do Matterhorn”, é mais alta dos Alpes! As opção de atividades são diversas e incluem desde passeios para a família até esportes radicais

Lucerna

Lucerna neve

Lucerna, localizada às margens do Lago Lucerna, é considerada a ‘cidade da cultura’ e porta de entrada para a Suíça central. A cidade é também uma espécie de resumo da Suíça com sua geográfica, cultura, organização, montanhas e belas paisagens. Em Lucerna, é possível admirar as montanhas com picos nevados que cercam a cidade, suas ruas estreitas e floridas, assim como seus vários prédios históricos. Assim como os outros destinos sugeridos, Lucerna permite desde passeios mais tranquilos, como navegar no Lago Lucerna a teleféricos ou até a viagem de trem considerada a mais inclinada do planeta (45°) e, obviamente, muitas atrações nas pistas de esqui no inverno.  

Também na região de Lucerna, é interessante incluir no itinerário uma visita à Engelberg . Nesta pequena cidade é possível passear em um teleférico giratório, atravessar uma ponte suspensa e até visitar um túnel que liga o exterior ao interior de uma geleira. 

Davos

Davos inverno Suíça

Davos agrada a todo o tipo de turista, os que buscam tranquilidade e os que buscam atividades mais agitadas.  É a cidade mais alta da Europa e 5 grandes montanhas ocupam sua região. Davos tem tudo: o maior ringue de gelo natural da Europa (18 mil m²), centros de esqui e snowboard, esportes diversos, tratamentos relaxantes, vida noturna agitada com bares, boates, cassinos e  centros para congressos. O lugar perfeito para visitar com a família, amigos ou até sozinho!

Verbier

Verbier Suíça inverno

Verbier é uma vila localizada no sudoeste da Suíça, é conhecida por sua extensa área para a prática de esqui nos Alpes Suíços. As casas e hotéis da cidade são construídos no estilo de chalés suíços. Em Verbier, você pode tanto praticar esportes na neve, quanto assistir a grandes eventos esportivos de inverno. A cidade também oferece campos de golfe, pistas de ski, trekking e bike!

Ah, antes de viajar não esqueça que a sua proteção térmica é essencial. Clique aqui para começar a organizar a sua mala de viagem! 

Em caso de dúvida sobre o país, o que vestir ou se precisar de ajuda para organizar sua viagem à Suíça, entre em contato conosco. Até a próxima! 

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

Top