5 destinos de inverno para passar o Natal

14 de dezembro de 2021 - Por Portal de Inverno

Você sabe o cenário do seu filme de Natal preferido? Então, existem muitos destinos de inverno para passar o Natal que podem proporcionar um local bem parecido. Isso porque diferente do Brasil, existem vários países que no mês de dezembro, quando o Natal é comemorado, é inverno.

Para quem é apaixonado pelo frio, comemorar o feriado longe do calor brasileiro pode ser um sonho quase inalcançável. Também, por ser época de férias escolares, a possibilidade da viagem se torna ainda mais animadora, pois pode ser realizada em família. As crianças vão amar viver a magia do Natal.

Muita neve, decoração, árvores com muitas luzes e a presença do Bom Velhinho, separamos os 5 destinos de inverno que têm tudo para tornar a sua viagem de Natal inesquecível.

ZURIQUE, SUÍÇA

Zurique é o lugar ideal para o Natal

Zurique, centro financeiro da Suíça, com certeza é o destino de inverno ideal para o Natal. A cidade realmente vive a magia natalina, com a neve caindo e deixando a cidade branquinha, as muitas luzes iluminando toda a cidade, os cantos das orquestras, os tradicionais mercados e as grandes árvores de Natal. Nesta época, tudo se remete ao feriado.

O Natal em Zurique começa com o acendimento das luzes, que se chamam Lucy. As luzes são acesas na rua Bahnhofstrasse, uma das mais famosas e movimentadas da cidade. E depois de todas as luzes acesas, é hora da chegada do Papai Noel, com a parada Samichlaus, repleta de músicas, fantasias e o principal: espírito natalino.

Para os turistas há muitos atrativos nesta época do ano, além da abertura do Natal, ainda há os tradicionais mercados natalinos. Em Zurique, são muitas opções bastante populares, especialmente o da Estação de Hauptbahnhof, que tem uma árvore de Natal de 15 metros, decorada com milhares de cristais. Os mercados de Natal são lugares temáticos que começam a funcionar no final de novembro e na Suíça, se destacam por conta da gastronomia típica.

Outra atividade bastante interessante para se fazer no Natal, é prestigiar o Lichterschwimmen, evento que acontece há mais de 50 anos, onde são lançadas velas feitas por crianças no rio Limmat. O espetáculo serve para os habitantes desejarem um Feliz Natal a todos e com certeza é inesquecível para quem visita a cidade.

Ainda, é preciso destacar os diversos ringues de patinação espalhados por Zurique. Tradição na Suíça, a patinação no gelo pode ser realizada por todas as idades e como existem várias opções de ringues, o turista pode escolher o lugar que mais agradar.

Para poder aproveitar o melhor do Natal em Zurique, os turistas precisam pensar bem na hora de escolher onde se hospedar na cidade. Uma boa dica é ficar no bairro Kreis 1, conhecido como coração de Zurique, pois é nesta região que estão as principais atrações natalinas e outra vantagem é que é possível fazer tudo a pé.

Como o clima em dezembro na cidade é muito frio, você pode conferir o que usar no inverno em Zurique em nosso post especial sobre o assunto.

ASPEN, ESTADOS UNIDOS

Aspen está na lista de destinos para passar o Natal

Aspen, cidade turística dos Estados Unidos, também merece estar na lista de destinos de inverno para passar o Natal. Nesta época do ano, a cidade fica ainda mais encantadora, repleta de muitas luzes coloridas, renas, árvores de Natal, Papai Noel e claro: muita neve, o que deixa Aspen igual um cenário de filme natalino.

A cidade que já é conhecida como um verdadeiro paraíso de inverno por conta da famosa estação de esqui Aspen Snowmass, se torna ainda mais incrível no Natal. Em dezembro, são diversas atividades natalinas, que agradam todos os gostos, tornando a viagem para Aspen inesquecível.

No último mês do ano acontece a festa anual 12 Days of Aspen, que conta com apresentações natalinas, especialmente a do coral no Hotel Jerome. Além das apresentações, são ofertadas festas gratuitas em pistas de patinação e uma atividade bastante interessante, principalmente para as crianças, que é as aulas sobre como criar enfeites e cartões de Natal.

Ainda, pensando no espírito natalino das crianças, levar os baixinhos para conhecer as renas e o Papai Noel, é uma atividade que não pode deixar de ser feita durante a visita à Aspen. Com certeza, toda a família vai adorar, ainda mais por serem renas de verdade.

Outras atrações imperdíveis: prestigiar a cerimônia de iluminação da árvore de Natal do The Little Nell; conferir a apresentação de O Quebra-nozes, feita pelo Balé Aspen Santa Fe Ballet; degustar os cookies e chocolate quente e participar da celebração da Noite de Natal na Capela de Aspen.

Para os turistas, ainda mais para quem visita Aspen pela primeira vez, uma boa dica é se hospedar no centro da cidade. Este é o lugar ideal para quem deseja realizar várias atividades de Natal, pois é possível se locomover a pé, o que facilita bastante o dia a dia dos viajantes.

Como o clima em dezembro na cidade é muito frio, você pode conferir o que usar no inverno nos Estados Unidos em nosso post especial sobre o assunto.

VIENA, ÁUSTRIA

Viena é um dos destinos para conhecer no Natal

Viena, a capital da Áustria, também é um dos destinos de inverno ideais para viagens na época de Natal. Nesta época do ano, a cidade é tomada por um clima festivo, com muita música, neve, decorações artesanais, árvores de Natal e principalmente, muitas luzes, inclusive tornando Viena uma das mais belas cidades da Europa no Natal.

Atrações natalinas não faltam em Viena. Começando pelo Naschmarkt, considerado um dos melhores mercados das pulgas do mundo e também pelo Art and Christmas Market, que se destaca quando o assunto é produtos natalinos, especialmente os produtos artesanais, como por exemplo, bolas de cristal com neve, enfeites de árvores, anjos, botas vermelhas, e muitos outros. A tradição de mercados de Natal é de 400 anos.

A música também se destaca em Viena. Há músicas natalinas em todos os cantos, nas ruas, nas lojas, barraquinhas e principalmente em corais e concertos. Um concerto muito famoso e imperdível é o que acontece na Catedral de Viena.

Outra característica do Natal em Viena é a figura do Papai Noel. Na Áustria, quem entrega os presentes é o Christkindl, que significa Menino Jesus. Alguns lugares estão aderindo ao Santa Claus, mas mesmo assim, não há quase nada relacionada ao Bom Velhinho em Viena.

Para quem vai visitar Viena, ainda mais se for a primeira vez na cidade, o local ideal para se hospedar é em Innere Stadt. Também, a região é uma boa dica para ganhar tempo para desfrutar a cidade, pois é possível alcançar todos os pontos turísticos e atrações natalinas a pé.

Como o clima em dezembro na cidade é muito frio, você pode conferir o que usar no inverno em Viena em nosso post especial sobre o assunto.

PRAGA, REPÚBLICA TCHECA

Decoração de Natal em Praga

Praga, a capital da República Tcheca, é outro destino de inverno para passar um Natal inesquecível. Na cidade, o último mês do ano é repleto de celebrações, começando pelo dia 5 de dezembro. Há muitas feiras e mercados de Natal, concertos, árvores naturais enfeitadas e às vezes até neve.

O espírito natalino em Praga começa na véspera do dia de São Nicolau, celebrado no dia 6 de dezembro. Na cidade, é tradição as pessoas se disfarçarem de santos, anjos e até mesmo demônios para visitarem as famílias que têm crianças. A ideia é perguntar para as crianças como elas se comportaram durante o ano, presenteando com guloseimas ou assustando, dependendo da resposta.

Outra atração bem interessante no Natal são os passeios em barcos temáticos pelo rio Moldava. Esses passeios acontecem nos finais de semana antes do dia do Natal, e têm duração de 1 ou 2 horas.

Os mercados de inverno e as feiras de Natal são imperdíveis. Nestes locais é possível encontrar artesanatos locais, muita gastronomia, presépios, concertos, árvores de Natal inusitadas e até pista de patinação. Como são várias opções de mercados e feiras, os turistas têm a oportunidade de conferir mais de uma e decidir qual a sua preferida.

Na noite do dia 24 de dezembro, véspera de Natal, a tradição em Praga é bem parecida com a do Brasil. As famílias se reúnem para jantar ao lado da árvore repleta de luzes e velas. Para os turistas, os restaurantes oferecem o menu especial de Natal. Depois da ceia, ocorre a troca de presentes e à meia-noite, as famílias assistem a missa do galo.

Para quem deseja visitar Praga no Natal, uma boa dica é se hospedar na região de Staré Mesto, em Praga 1. É nesta região que ficam a maioria das atrações na cidade, sendo o local ideal para quem quer curtir o melhor da época natalina na capital da República Tcheca.

Como o clima em dezembro na cidade é muito frio, você pode conferir o que usar no inverno em Praga em nosso post especial sobre o assunto.

LAPÔNIA, FINLÂNDIA

Natal na Lapônia

Lapônia, localizada no extremo norte da Finlândia, com certeza merece estar na lista de destinos de inverno para passar o Natal. Conhecida como a Terra do Papai Noel, a Lapônia vive o clima natalino durante o ano inteiro. Com muita neve, renas, casa do Papai Noel e pinheiros, a região tem tudo o que você precisa para passar o melhor Natal da sua vida.

São muitas opções para a família inteira. Começando pela Vila do Papai Noel, onde os turistas podem andar de trenó, almoçar em vários restaurantes, especialmente na Casa da Mamãe Noel, andar de snowmobile e as crianças podem deixar a sua carta. Para quem deseja ver o Bom Velhinho, o lugar ideal é o Santa Claus Office.

Outras atrações natalinas são o Santa Park, um parque temático, e o Santa Claus Secret Forest, passeio que leva para conhecer os elfos. Os parques são lugares para a família inteira se divertir, mas com certeza são especiais para as crianças que amam a época de Natal.

Na Finlândia, as comemorações já começam no início do mês de dezembro por conta da neve que deixa a cidade branquinha. A cidade que já é linda e lembra os cenários de filmes de Natal, fica ainda mais decorada.

Outra tradição na Lapônia são os biscoitos e a ceia, que são preparados pela família inteira, inclusive com a ajuda das crianças. O jantar acontece às 18 horas e depois todos esperam na sala da casa a visita mais esperada: a do Papai Noel, que em finlandês se chama Joulupukki.

Para quem visita a Lapônia, uma boa dica é se hospedar no centro da cidade, inclusive quanto mais próximo a rua Koskikatu, melhor a localização.

Como o clima em dezembro na cidade é muito frio, você pode conferir o que usar no inverno na Finlândia em nosso post especial sobre o assunto.

Gostou das nossas dicas de destinos de inverno para passar o Natal? Se você já teve a experiência de viver momentos na época natalina em algum desses lugares frios, vamos adorar saber como foi. E se você ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco.

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

Top