Sumário
O fato de preparar um roteiro para viajar para a Noruega pode não ser uma tarefa fácil.
Isso porque o país tem como destaque as suas belas paisagens, fiordes, montanhas, lagos e a vista em lugar privilegiado do fenômeno aurora boreal. É tanta opção que se torna difícil escolher o que ver primeiro.
Por isso, separamos dicas para você conferir e se encantar com os pontos turísticos nos mais diversos segmentos em Oslo, capital da Noruega, além de outras principais cidades do país, sem esquecer, é claro, do inverno que deixa tudo ainda mais incrível.
Visite Oslo
Oslo possui cerca de 600 mil habitantes, número considerado pequeno perto de outras capitais. Isso é uma vantagem para os turistas, já que não há muito fluxo de pessoas, sendo possível conhecer os principais lugares da capital a pé.
No inverno, que vai de dezembro até março, a cidade fica ainda mais elegante. Com praças e parques cobertos de neve, uma caminhada ao ar livre para conhecer Oslo e admirar a paisagem já se torna uma atividade prazerosa.
Repleta de prédios antigos e edifícios novos, a “mistura” torna a cidade uma ótima parada inicial.
A principal rua é a Karl Johans Gate, que conecta vários pontos da capital, além das ótimas opções de lojas e restaurantes para todos os gostos.
Não deixe de ir ver o Palácio de Oslo
Já que mencionamos Oslo, nada melhor do que aproveitar outro ponto turístico imperdível, o Palácio de Oslo é residência oficial da família real da Noruega.
O palácio fica localizado no centro da cidade e chama muito a atenção de quem passa por ele. Uma pena que os tours guiados no interior do Palácio são feitos apenas no verão.
Oslo é uma das cidades indicadas para ser visitadas em novembro! Saiba o motivo e conheça outras clicando aqui!
Vá ao Parque Vigeland
Existem muitos lugares para conhecer neste local. O Parque Vigeland é um dos principais pontos turísticos, abrigando mais de 200 esculturas do artista norueguês Gustav Vigeland. Com entrada gratuita durante o dia inteiro, é ideal para curtir um dia de neve.
Aproveite os museus
Para quem gosta de passeios que envolvem cultura e artes, há uma variedade de museus para visitação. A capital conta com mais de 50 museus, inclusive a Galeria Nacional, onde está o famoso quadro “O Grito”, de Edvard Munch.
Também tem o Museu da História Natural de Oslo, Museu Tecnológico de Oslo, Museu dos Vikings e muitas outras opções para quem deseja conhecer a história da cidade.
Explore a vida noturna
Para quem quer conhecer a vida noturna norueguesa na capital, há diversos bares e pubs para aproveitar.
Eles ficam, em sua maioria, em Grünerlokka e Grönland. Já em Majorstuen, Vika e Frogner, estão as casas de shows mais famosas e frequentadas.
Pratique esportes de inverno
No inverno, os esportes de inverno são um dos motivos que mais atraem turistas para a Noruega. São vários tipos de atividades que podem ser realizadas, mas a principal e mais tradicional é esquiar.
A estação de esqui Oslo VinterPark fica a 20 minutos do centro, mas existem outras um pouco mais distantes, inclusive fora de Oslo, sendo elas: Kongsberg, Lillehammer e Geilo.
O que acha de complementar a leitura conferindo como é a estação mais fria do ano no país que faz fronteira com a Noruega? Conheça os detalhes do inverno finlandês!
Desfrute da gastronomia
Prepare-se para uma gastronomia diferente e muito original. Ao contrário do Brasil, peixes e frutos-do-mar são pratos típicos do inverno na Noruega, quando é possível experimentar o melhor da sua qualidade e sabor.
Inclusive, há muitos restaurantes que oferecem o prato fresco e até em opções mais exóticas, como o lutefisk, um bacalhau mergulhado em hidróxido de sódio.
Conheça os fiordes
A Noruega é o país com o maior número de Fiordes no mundo, são mais de mil espalhados por todo o país.
Nos fiordes, além das cachoeiras, paredões e glaciares, também existem comunidades e povoados de pescadores espalhados. Cada povoado oferece aos turistas a sua própria gastronomia e tradições.
Os principais fiordes da Noruega são:
- Lysefjord: com 40 quilômetros de extensão, o fiorde Lysefjord esconde montanhas, cascatas, colônias de focas e o mirante Preikestolen. É possível fazer um passeio de barco ou um cruzeiro para admirar a paisagem. Acima do Lysefjord, está a Kjeragbolten, que é uma grande rocha que está presa entre os paredões. Os turistas que gostam de aventura, tiram fotos nesse lugar que dá frio na barriga.
- Geiranger: com 15 quilômetros de comprimento, é o fiorde mais famoso da Noruega. O fiorde que tem formato em “S”, esconde uma combinação entre gelo, montanhas rochosas e muitas cascatas. Geiranger e a sua região foram incluídos como Patrimônio Cultural e Natural da UNESCO, aumentando o número de turistas.
- Hardanger: o segundo fiorde mais extenso da Noruega e o terceiro do mundo, ele tem 179 quilômetros de comprimento. É no Hardanger que os turistas conseguem praticar caiaque e escalada. Além disso, é um grande centro de produção de salmão, estando entre os cinco maiores do mundo.
Presencie a Aurora Boreal
Tromso é considerada a “capital da aurora boreal”. A cidade norueguesa ficou assim conhecida, pois a sua localização favorece a observação do fenômeno.
Ela está localizada no norte da Noruega, dentro do Círculo Polar Ártico, exatamente no meio de onde a aurora boreal acontece.
A época ideal para ver a aurora boreal é nos meses mais frios, pois quanto mais escuras as noites forem, aumentam as chances de ver o fenômeno.
Então, se você deseja conhecer Tromso para acompanhar o espetáculo, opte por viajar em dezembro, janeiro ou fevereiro.
Além disso, o clima é mais ameno do que os das cidades vizinhas, seus termômetros registram temperaturas médias mínimas de –5°C e máximas de –1°C. Então, garanta o vestuário ideal para aproveitar o passeio de inverno!
Gostou das dicas de turismo? Confira mais informações sobre a Noruega em nosso post especial sobre o país.