Saiba para que serve a camisa e outras peças térmicas, o que são e como usar!

25 de junho de 2021 - Por Portal de Inverno

Um dos grandes mitos sobre o aquecimento do corpo é usar muitas peças de roupa, por isso, hoje nós da Fiero trouxemos um tema importante para desmistificar esse conceito.

Para nós, curtir o inverno é sinônimo de corpo bem aquecido, confortável e com as peças adequadas (sem excessos). Saber como escolher as roupas para fazer parte do seu look é realmente importante. 

Por isso, optar por roupas térmicas é sempre a melhor decisão. Neste post vamos falar para que serve a camisa térmica, o que é, como usar e as principais características e vantagens das roupas térmicas. Vamos lá?

Para que serve a camisa térmica? O que é? 

O que é camisa térmica

A roupa térmica pode ser baselayer (segunda pele), middle layer (camada intermediária), top layer (última camada) ou acessórios. É uma peça de roupa que ajuda ativamente a regular a temperatura corporal, expelindo a umidade e retendo o calor. É ideal para ambientes com temperaturas bem frias, inverno e neve.

Então, as roupas térmicas funcionam? 

Sim, as roupas térmicas funcionam de verdade! Se você estiver ao ar livre quando faz muito frio, a ação de proteger os braços, pernas e tronco com peças inferiores e superiores térmicas é fundamental. 

As meias térmicas, para garantir o aquecimento dos pés, também são essenciais, assim como os demais acessórios, obrigatórios para proteger as extremidades durante as baixas temperaturas. Elas têm a função de regular a temperatura do corpo, minimizando a variação térmica. 

Vantagens das roupas térmicas 

Vantagens das camisas térmicas

Recheadas de qualidades e características, as roupas térmicas possuem muitas vantagens, entre elas destacam-se:

– proteção UV50+: seus tecidos tecnológicos bloqueiam até 98% dos raios UVA e UVB, o que é importante para quem faz atividades físicas ao ar livre. Outra vantagem deste tipo de material é a secagem rápida e o fato de a proteção UV50+ não sair na água, perfeito para praticar esportes aquáticos ou quando ocorre a liberação de suor;

– anti-pilling: conhecido por sua resistência à formação de pequenos atritos, este tipo de tecido é mais resistente e possui flexibilidade. Com o anti-pilling, as peças não formam aquelas bolinhas de lavagem que você já deve ter visto em algumas roupas. Elas são mais resistentes às lavagens e, desta forma, possuem maior durabilidade; 

– forro com textura aveludada: o forro possui uma textura macia e aveludada, por isso é super confortável e gostoso de usar;

– ação dry: a tecnologia dry é um sistema inteligente e tecnológico que ajuda a expelir a umidade, mantendo a pele seca e regulando a temperatura corporal. Assim, as peças são ideais para a prática de esportes ou atividades físicas ou simplesmente para sentir bem-estar durante o seu uso; 

– retenção do calor corporal: desenvolvidas com tecidos altamente tecnológicos, as blusas e calças térmicas são indicadas para uso durante o frio extremo e neve. Estas peças proporcionam mais calor no corpo, isolando o frio externo. A gramatura fina e leve contribui para que as roupas envolvam o corpo como uma segunda pele e garantam um aquecimento super confortável; 

– respirável: os tecidos respiráveis possuem a capacidade de permitir que a transpiração produzida pelo corpo passe pelo material. Uma propriedade fundamental para o conforto térmico e fisiológico;

– modelagem regular fit: este tipo de modelagem tem por objetivo garantir beleza e aconchego, pois mesmo com a característica de serem bem coladas ao corpo, as roupas térmicas não marcam imperfeições e nem prendem os movimentos; 

– antibacteriano: sabia que o mau odor é consequência da proliferação de bactérias e não por causa do suor? Pois é! Os tecidos antibacterianos impedem essa reprodução, evitando os famosos maus cheiros. 

Agora que você já viu que as roupas térmicas possuem muitas vantagens e são essenciais para te manter quente e aconchegante durantes os dias frios do inverno, é importante destacar que estas peças, sozinhas, não são suficientes para garantir o aquecimento do corpo quando os termômetros marcam temperaturas negativas. É aí que entra o sistema de camadas.  

Como usar roupa térmica: utilize o sistema de camadas 

Embora calçados, calças e casacos de inverno sejam itens super importantes para encarar os dias frios, precisamos levar em conta que o núcleo é o lugar que nos manterá aquecidos por completo. 

Hoje ainda muitas pessoas pensam que vão ficar superaquecidas com roupas desse tipo, mas  isso não acontece, porque as segundas peles são as melhores para regular a temperatura corporal. É um sistema de aquecimento inteligente e eficiente. 

Como usar segunda pele térmica

Como usar segunda pele

Graças a espessura fina e leveza dos tecidos com os quais a roupa segunda pele térmica é desenvolvida, ela pode ser utilizada sob camadas, sem gerar aquele volume desconfortável e limitação de movimentos. Mesmo como camada superior, a blusa segunda pele é uma peça básica, prática e bonita. 

É importante compreender o sistema de camadas para aprender a se vestir no frio. As roupas térmicas do estilo segunda pele são a melhor opção para formar a camada de base, a primeira em contato direto com a pele. 

Como usar middle layer térmica

Como usar middle layer

A segunda camada, ou middle layer, deve ser feita em material Thermo Fleece (algumas pessoas preferem chamar de plush ou soft). Essa camada tem a função de agir como um “amortecedor térmico”, minimizando a variação de temperatura, impedindo que o frio externo chegue até a parte interna. 

É super leve, maleável, tem toque incrivelmente aveludado e pode ser encontrado em diversas gramaturas (espessura do tecido). As gramaturas mais comuns são 150g, 180g e 270g. A proteção térmica é alterada conforme a gramatura do tecido, sendo a gramatura de 270 uma das mais quentes do mercado. O ideal é usar os fleeces como camada intermediária (por cima da segunda pele e por baixo do casaco). 

Como usar calça térmica

Calça térmica como usar

Na parte inferior, a calça térmica ou calça segunda pele, pode ser sobreposta por uma calça jeans, moletom, fleece, ou qual material você preferir, conforme a situação. Lembre-se de que é preciso usar roupas impermeáveis ou com repelência as gotas de água, caso o seu destino de inverno inclua muita neve e possibilidade de chuva. Os acessórios e calçados adequados também são importantíssimos nessas situações. 

Como usar casaco térmico

Casaco térmico como usar

A escolha do casaco certo é realmente muito importante para garantir ótima proteção e aquecimento. Muitos casacos de alta tecnologia são revestidos de materiais resistentes, como o fleece. 

O casaco tem a função de impedir que o vento, neve, umidade e frio chegue até as demais camadas do look. É essa camada que ficará em contato direto com o ambiente externo, por isso é importante que este produto seja realmente resistente ao frio. O ideal é usar por cima das demais camadas, finalizando o sistema de “camadas”. 

Como usar acessórios térmicos

Como usar acessórios térmicos

Proteger as extremidades é realmente importantíssimo, por isso, escolha gorros, luvas, cachecóis e meias que tenham essas propriedades. No frio intenso, realmente “fuja” de peças sem propriedades térmicas. Use os acessórios em contato direto com a pele, garantindo o máximo de eficiência do produto. 

A melhor roupa térmica: como escolher 

Existem vários modelos de roupas desse tipo disponíveis no mercado. Se você está se perguntando onde comprar roupas térmicas no Brasil, saiba que a Fiero é uma marca especialista em roupas, calçados e acessórios para frio intenso, inverno e neve. 

As peças térmicas, blusas, calças, fleeces, casacos e acessórios podem ser encontradas em versões femininas, masculinas e infantis, inclusive para bebês a partir dos seis meses. Elas possuem também diferentes gramaturas, sendo que a modelagem com uma espessura um pouco mais grossa aquece mais do que os outros modelos. 

Podemos dizer que os modelos mais finos mantêm você aquecido quando os termômetros marcam até 0°C. E as variações desenvolvidas com tecidos mais grossos, até -30°C! Bom, parece que as peças térmicas não podem ficar de fora de uma mala de viagem para destinos gelados, não é mesmo?

Como lavar roupas térmicas

Além de tudo isto, as roupas térmicas são de fácil manutenção (com exceção dos casacos, que recebem outros materiais e tecidos em sua composição final), pois o armazenamento e lavagem das peças não exigem cuidados especiais. O que é apropriado e prático para a viagem de inverno, certo?

Você vai ver que as instruções de lavagem são extremamente simples. Nós indicamos seguir as seguintes regras: lavar à mão, evitar alvejante à base de cloro, não secar na secadora, passar a ferro com temperatura máxima de 110°C e não limpar à seco. Mas sempre lembre-se de olhar detalhadamente as instruções de lavagem de cada peça. 

Escolha suas cores preferidas e curta o inverno, frio intenso e neve com muito aquecimento e conforto. Para todos os momentos e situações, a roupa térmica será uma companheira fiel e irá tornar o seu dia mais agradável.

Agora que você sabe para que serve a camisa térmica e demais informações sobre o tema, confira no Portal de Inverno mais dicas sobre o assunto, como se vestir, quais as peças ideais para viver experiências incríveis no frio, destinos maravilhosos e tudo o que você precisa saber sobre o mundo do inverno. Um abraço bem quentinho e até a próxima! 

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

Top