Eventos de Inverno

Eventos de inverno: opções para curtir o melhor da estação

Acompanhando as baixas temperaturas do inverno, inúmeros eventos costumam trazer ainda mais animação aos dias frios dos apaixonados pelo inverno. Não importa qual o hemisfério ou região do planeta, há eventos de inverno para todos os gostos e estilos, especialmente na Ásia, Europa e América do Norte. E não estamos falando apenas dos famosos festivais de esculturas no gelo e na neve, mas também de concursos musicais em instrumentos feitos de gelo, muitos concertos e shows, algumas competições inusitadas no gelo e até mesmo festivais de cinema. 

Sair do país não está nos seus planos? No Brasil também é possível curtir uma série de eventos super especiais que acontececem exclusivamente no inverno e em várias regiões, incluindo o nordeste. Claro que a variedade de opções diminui se compararmos aos eventos oferecidos no exterior, especialmente pela falta da "matéria-prima" principal (gelo e neve), mas nem por isso deixam de oferecer ótimas atrações e muita diversão aos visitantes. 

Selecionamos alguns dos principais eventos de inverno do planeta, confira a nossa lista de sugestões e aproveite o melhor da estação! 

ÁSIA

Festival do Gelo e da Neve de Harbin

É verdade que existem muitos festivas de esculturas feitas de gelo na Ásia, mas nada se compara ao de Harbin, na China. Considerado o maior festival de gelo e neve do mundo, acontece anualmente entres os meses de janeiro e fevereiro, e é muito popular pela sua quantidade de esculturas, luzes e fogos de artifício. Quer apreciar as maiores esculturas de gelo do mundo? Certamente você encontrará no Festival de Harbin! 

Harbin Festival do Gelo e da Neve

Festival do Gelo de Hwacheon 

Este festival anual acontece em Hwachoen, na Coréia do Sul. Esta região é conhecida como a primeira área da Coréia que congela assim que o inverno inicia no país, tanto que o lago fica coberto por uma espessa camada de gelo durante praticamente toda a estação. Uma ótima opção para um evento super especial de inverno, que envolve pescarias no lago congelado, uma exibição de esculturas no gelo que costuma demorar 20 semanas para ser preparada, entre outras atrações. Este festival acontece durante praticamente todo o mês de Janeiro!

Festival do gelo de Hwacheon

AMÉRICA DO NORTE  

Snowdays Festival 

Um festival de inverno localizando em um ambiente realmente mágico, no famoso Parque Nacional de Banff, no Canadá. Se as paisagens da natureza no local já são lindas, com a competição de esculturas no gelo que o evento oferece, ficam ainda mais especiais e encantadoras! Para participar, é preciso que o competidor crie sua escultura em até 34 horas, já os visitantes devem votar nas suas obras favoritas! Também é possivel aproveitar outros tipos de atividades no evento, como patinação no gelo e passeios de trenó. O Snowdays costuma acontecer anualmente no mês de Janeiro.

Festival Mágico de Gelo Canadá

Festival de Sundance

O maior festival de cinema idependente dos Estados Unidos acontece anualmente no mês de Janeiro em Park City (Utah), uma das regiões preferidas dos esportistas de inverno no país. É reconhecido por relevar muitos filmes autorais e artísticos e discutir temas que abordam o futuro, novidades e preocupações da indústria cinematográfica, além de apresentar dezenas de títulos de longa e curta-metragem todos os anos.  

Sundance Film Festival

Yukon Quest 

Procurando por um evento esportivo? Que tal um corrida internacional de cachorros? Ou melhor, de cachorros em trenós! O ponto de partida da competição é Fairbanks, no Alasca, e a chegada acontece em Yukon, no Canadá. Devido ao frio intenso e nível de dificuldade das trilhas, é considerada a corrida de cães de trenó mais difícil do mundo. O trajeto envolve rios congelados, muitas montanhas, frio intenso, muito vento e costuma durar de 10 a 20 dias. O YuKon Quest acontece anualmente no mês de fevereiro!

Yucon

EUROPA

Ice Music Festival 

Já imaginou um show onde as músicas são tocadas em instrumentos de gelo? Ele existe, foi criado em 2006 e acontece em Geilo, na Noruega! O principal cuidado que os músicos devem ter neste festival, obviamente, é não derreterem os instrumentos. À medida que o tempo passa, a música pode soar um pouco estranha, mas o que o público busca é assistir um evento tão diferente quanto este. Certamente ninguém estará muito preocupado com a perfeição das músicas apresentadas durante o festival! 

Festival Música Gelo Noruega

BRASIL

Festival de Inverno de Campos do Jordão 

Certamente um dos festivais de inverno mais populares no nosso país, tem mais 40 anos de história e é realizado em Julho na cidade de Campos do Jordão, na região serrana do estado de São Paulo. Tem uma grande importância no cenário da música clássica na América Latina e conta com uma programação variada com muitos concertos, corais, grupos de câmara e bandas sinfônicas nacionais e internacionais com muitos artistas conceituados. Existe inclusive uma programação infantil para o evento. 

Festival de Inverno Campos do Jordão

Festival de Inverno de Canela 

Quando as temperaturas começam a diminuir, a cidade de Canela, no Rio Grande do Sul, prepara uma programação especial para a Temporada de Inverno na Serra Gaúcha. Nesta época, as ruas da cidade ficam super charmosas e decoradas, e as atrações são inúmeras e variadas para agradar a todos os estilos de visitantes, com shows, teatros e até mesmo uma Festa Colonial e um Festival Internacional de Bonecos. 

Temporada Inverno Canela

Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana 

Quando as temperaturas de Minas Gerais indicam que o inverno já iniciou, as cidades e Ouro Preto e Mariana promovem um Festival de Inverno, uma evento que valoriza e reconhece a cultura local. É um dos festivais mais tradicionais do país, que reune diversos tipos de atrações e apresentações, com muito teatro, música, artes e literatura. O evento completou 50 anos em 2017 e envolveu também palestras e oficinas na sua programação. O festival acontece anualmente no mês de Julho. 

Festival Inverno Outro Preto e Mariana

Gostou das nossas sugestões? Quer mais dicas sobre como curtir o melhor do inverno na sua região ou em viagens? Entre em contato conosco

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar ao topo