Inverno no Brasil: top 10 cidades mais frias

21 de julho de 2021 - Por Portal de Inverno

Você é um amante do frio e do inverno, assim como nós? Então vai gostar das sugestões desta lista. Paisagens branquinhas, cenários apaixonantes, pousadas encantadoras, gastronomia incrível e muitos outros atrativos te esperam nas cidades mais frias do país. Confira o nosso top 10 dos melhores destinos de inverno no Brasil!

10º – Foz do Iguaçu, Paraná

Foz do Iguaçu no Inverno

Se você acha que Foz do Iguaçu, no Paraná, se resume às Cataratas do Iguaçu ou aos centros comerciais da fronteira (Paraguai), está muito enganado(a). A cidade possui um grande número de passeios e atrações diversas. E quem não gosta muito do calor, é indicado que a visite no inverno, pois o verão costuma ser extremamente quente e mormacento.

Na estação fria os termômetros podem registrar até 5°C na cidade, com sensação térmica mais baixa devido ao clima fresco e úmido, rodeado de áreas florestais e muita água. A oscilação térmica em Foz é grande, e um dia que pode começar bem frio, chega a registrar até 25°C à tarde, em dias ensolarados do inverno. Por isso, não se preocupe, que você poderá conhecer as Cataratas mesmo nos meses frios do ano.

Outras opções são realizar trilhas na mata, conhecer o Marco das Três Fronteiras, o Dreamland – que inclui o Museu de Cera, o Vale dos Dinossauros, as Maravilhas do Mundo e o Super Carros. O Parque Ecológico Itaipu também merece uma visita, afinal a Itaipu Binacional é a maior geradora de energia limpa e renovável do mundo! Não deixe de fora do roteiro o Refúgio Biológico Bela Vista, um centro incrível de preservação da fauna e flora.

9º – Curitiba, Paraná

Geada em Curitiba

Imagem: Wikipédia / Samir Nosteb 

A próxima paranaense da lista, Curitiba é incrível em todas as épocas do ano, mas no inverno, ela possui um charme especial. Nos dias frios, os parques da cidade amanhecem branquinhos e, a grama coberta de geada, juntamente com o nevoeiro e sol surgindo timidamente na linha do horizonte, farão você se sentir em um filme!

Os parques mais bonitos para visitar nesses dias são o Tanguá, Barigui, São Lourenço, Tingui e o Jardim Botânico, é claro. Mas, mesmo se for apenas passear pelas ruas da cidade, o céu no inverno possui uma beleza particular. Se você tiver sorte de viajar durante a florada das cerejeiras, tenha certeza de vivenciar um espetáculo da natureza. O Jardim Botânico, a Praça do Japão e o calçadão da Rua XV são moradas dessas árvores.

A cidade também possui uma cultura muito forte, com vários museus e atrações diversificadas. O Festival de Inverno de Curitiba é um evento grandioso, que une gastronomia, música e cultura na época mais fria do ano. Se você está procurando uma cidade ativa, com muitas programações, vida noturna agitada, belos cenários, parques lindíssimos, gastronomia e acomodações de primeira, Curitiba no inverno é uma boa pedida.

8º – Poços de Caldas, Minas Gerais

Inverno em Poços de Caldas

Imagem: Wikipédia / Sturm

Localizada a mais de 1200 metros de altitude, Poços de Caldas fica no sul de Minas Gerais. Fundada entre montanhas, a cidade conta com uma vegetação vasta e abundante e um clima delicioso de montanha, que a tornam um destino agradável no inverno.

Bonita e charmosa, Poços de Caldas costuma registrar temperaturas baixas e até negativas, nos meses mais frios. Os campos verdes cobertos de geada e as belas paisagens, que parecem se destacar ainda mais nos dias frios e ensolarados, com um céu completamente azul, atraem milhares de turistas.

Mas, quais as opções para aproveitar o frio? Que tal comer e beber bem? A cidade conta com boas opções gastronômicas, como os queijos, cachaças e vinhos, produtos mineiros típicos e ideais para aquecer as noites frias do inverno. Outra excelente atração são as águas termais. Além de ser delicioso tomar um banho quente no inverno, essas águas possuem propriedade terapêuticas, fornecendo alívio para as dores e relaxamento. Em Poços de Caldas você com certeza terá férias extraordinárias.

7º – Monte Verde, Minas Gerais

Pedra Redonda Monte Verde

O próximo destino mineiro da lista, Monte Verde possui um clima mais interiorano, aparecendo como uma “Campos do Jordão menos pretensiosa”. Ao ir para lá, espere ver paisagens exuberante – principalmente no inverno, com o efeito causado pela geada. Para quem gosta de vida noturna, a Avenida Monte Verde oferece vários bares, restaurantes, boates e lojas de artesanato que movimentam o turismo da região.

O distrito, que faz parte do município de Camanducaia, até parece uma cidade da Europa. Com construções charmosas e temperaturas geladas em um dos locais mais altos do país, você até esquece que está no Brasil. O destino é uma boa opção para fugir do agito dos centros badalados e curtir um friozinho de montanha em meio a cenários extremamente belos, pousadas encantadoras e restaurantes para todos os gostos.

Monte Verde já ganhou o título de Melhor Destino de Inverno do Brasil, então vale a pena conferir o que tem por lá, né?

6º – Campos do Jordão, São Paulo

Imagem: Governo do Estado de São Paulo 

Localizada no interior de São Paulo, Campos do Jordão é uma cidade muito famosa, que foi inclusive apelidada de Suíça Brasileira devido a sua arquitetura baseada nas construções europeias. O clima também faz jus ao apelido, sendo um dos mais frios do Brasil. No inverno, a temperatura média é de 4°C. Geadas que lembram neve também são características da cidade. Ótimas baladas, chocolatarias e os 180 restaurantes e bares espalhados pela cidade, fazem o seu passeio ser ainda mais divertido.

Agora se você quer curtir o friozinho de montanha e belos cenários congelados, em locais mais sossegados, tem algumas ótimas opções bem pertinho de Campos do Jordão:

Santo Antônio do Pinhal

Quem procura um destino mais tranquilo, sem aquele excesso de turistas e férias um pouco mais baratas, Santo Antônio do Pinhal, a 30 km de carro de Campos do Jordão, é uma boa opção. No pequeno município de 6827 habitantes (2020), é possível conhecer produções locais, como as de cachaça, cervejas artesanais, cerâmicas, trutas e queijo de cabra. Aproveite para subir no alto do Pico Agudo, o qual proporciona uma visão esplêndida e emocionante.   

São Bento do Sapucaí

Também perto tanto de Campos do Jordão, quanto de Santo Antônio do Pinhal, se encontra São Bento do Sapucaí. Um destino com pousadas charmosas, ótimos restaurantes, artesanatos refinados e incontáveis atrativos naturais. Um verdadeiro esconderijo para aproveitar um final de semana na natureza. Conhecida pelo seu lado aventureiro, a cidade emana adrenalina, sendo um dos principais destinos para o montanhismo. Ela também abriga a Pedra do Baú, um símbolo natural do estado de SP.

São Francisco Xavier

Distrito de São José dos Campos, São Francisco Xavier possui o encanto natural dos pequenos povoados do interior, com a manutenção de tradições como os artesanatos típicos da região e festas religiosas. Os turistas são atraídos também pelas ótimas trilhas para caminhadas, mountain bike e prática do parapente. Uma área de preservação ambiental estadual e federal, repleta de atrativos naturais para realizar turismo de aventura e ecoturismo. A culinária traz pratos diferenciados, com temperos e sabores do interior.  

5º – Bento Gonçalves e a região do Vale dos Vinhedos, Rio Grande do Sul

Enoturismo Bento Gonçalves

Capital brasileira do vinho, Bento Gonçalves é a terceira cidade mais visitada da Serra Gaúcha, ficando atrás de Gramado e Canela. O destino conta com temperaturas negativas regularmente no inverno, sendo ideal para férias sossegadas em meio à natureza, cultura, culinária excepcional, muito romance e degustação de vinhos aconchegados próximo à lareira.

Além de conhecer as vinícolas de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, saiba que as belas paisagens da região do Vale dos Vinhedos se destacam ainda mais nos dias frios, rendendo belas fotografias. A imigração italiana é reconhecida, principalmente, na gastronomia, mas também, na hospitalidade dos serviços.

Então, se você é fã de vinhos, gastronomia abundante e paisagens de tirar o fôlego, Bento Gonçalves e a região do Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, são excelentes opções para férias de inverno inesquecíveis.

4º – Canela, Rio Grande do Sul

Neve em Canela

Imagem: Wikipédia / Flávio Miguel 

Um destino com muitas opções de lazer e descanso, para todas as idades, gostos e sabores? Canela com certeza é uma boa pedida para férias de inverno: matas nativas, ar puro, estruturas construídas especialmente para receber bem os turistas, em meio a belos parques, cenários de beleza natural e o cantar dos pássaros.

Você prefere o tradicional churrasco, o romântico fondue ou chocolates caseiros? Por lá tem tudo isso e muito mais! A gastronomia atende aos sabores mais exigentes, contemplando diversas culturas e, além de caprichar nos temperos e sabores, o atendimento é de excelência. Esse atendimento diferenciado é encontrado também nas acomodações, que são aconchegantes e confortáveis, o que é importante nos dias frios, não é mesmo?

Em Canela tem eventos culturais e de lazer, belezas naturais bem preservadas, parques de mata nativa, quedas d’água, trilhas, morros e vales com vistas para guardar nas fotografias e na memória. Um convite para casais românticos, famílias que procuram lazer ao ar livre e para os praticantes de esportes na natureza.

3º – Cambará do Sul, Rio Grande do Sul

Itaimbezinho Cambará do SulItaimbezinho Cambará do Sul

Outra cidade bem gelada no RS, Cambará do Sul é conhecida com a Terra dos Cânions. Amplamente visitada pelos que desejam ver paisagens espetaculares, a cidade não deixa a desejar, pois a vista do alto dos cânions é indescritível: são paredões e platôs a perder de vista.

Em uma das regiões mais frias do país, se encontram os cânions Itaimbezinho, no Parque Nacional de Aparados da Serra, e o Cânion Fortaleza, localizado no Parque Nacional da Serra Geral. Uma boa opção de passeio pelos parques é a cavalgada, ideal para apreciar e curtir as lindas paisagens e as baixas temperaturas, que além dos belos paredões de pedra, conta com várias cachoeiras, rios e florestas de araucárias. Muito turística, a cidade de Cambará do Sul oferece boas opções de hospedagem, serviço e acesso.

São José dos Ausentes

Distante 50 km de Cambará, está São José dos Ausentes. Localizada nos Campos de Cima da Serra, a cidade é linda e muito, muito fria. Geadas são frequentes no inverno, e com alguma sorte, é possível ver neve. As atrações ficam por conta dos programas rurais, aventuras, ecoturismo, passeios com 4×4, a cavalo, rapel, escalada e até mesmo pesca esportiva.

2º – Gramado, Rio Grande do Sul

Inverno no Brasil Neve em Gramado

Imagem: Secretaria de Turismo de Gramado 

Você ainda não conhece Gramado? Sabia que a cidade é terceiro destino turístico mais visitado do Brasil? Com muito frio, romance, flores e charme único, conta com heranças gastronômicas e arquitetônicas das culturas italiana, alemã e portuguesa.

Característica pelos dias de frio intenso e, às vezes, nevando, as temperaturas chegam facilmente em 0°C. Chegando lá, vale a pena visitar o Lago Negro, Mini Mundo (excelente parque temático onde existe cidades em miniatura) e o Museu Medieval (situado em um castelo de época).

Eventos são constantes na cidade: além do famoso Natal Luz, você pode participar do Festival de Cinema, da Festa da Colônia, do Festival de Gastronomia, da Páscoa em Gramado e do Gramado In Concert.

Ótimos chocolates, vinhos coloniais, culinária típica e moderna, hotéis e pousadas de primeira, entre muitos outros atrativos, fazem parte da rotina dos turistas que visitam a cidade. Vale a pena conferir!

1º – Urubici, Santa Catarina

Urubici Sincelo

Chegamos no primeiro lugar deste top 10 e, é claro que ele se encontra em Santa Catarina. Algumas cidades catarinenses brigam pelo título de cidade mais fria do Brasil: Urubici, Urupema, São Joaquim e Bom Jardim da Serra são as melhores opções para os que desejam realizar o sonho de ver neve.

Urubici fica na Serra Catarinense e atrai muitos turistas, principalmente nos meses mais frios do ano, junho, julho e agosto. O inverno na região é gelado, com muitos dias de temperaturas negativas, geadas e neves esporádicas. As paisagens congeladas são encantadoras e, devido sua altitude, os cenários avançam até onde a vista alcança.

O espetáculo fica por conta dos seguintes atrativos: Cascata do Avencal (100 metros de queda d’água), Morro da Igreja e Pedra Furada, Serra do Corvo Branco, Cascata Véu da Noiva, Gruta Nossa Senhora de Lourdes, Cânion do Espraiado, Morro do Campestre, Rio Sete Quedas, Mirante de Uribici, Inscrições Rupestres, Pedra da Águia, Cascata do Vacarino (queda de 40 metros escondida em um cenário maravilhoso), Cachoeira da Neve, Campo dos Padres, Morro do Parapente, Cachoeira Rio dos Bugres (com 218 metros de queda, é belíssima) e a Cachoeira Papuã, o mais novo ponto turístico de Uribici.

Não importa o seu estilo de viagem, Uribici é um pacote completo! Não vai faltar o que fazer e ver. Santa Catarina por inteira é bela e atrativa e, conta com as cidades geladas que citamos, mas também possui destinos com temperaturas mais amenas. Acesse este post para conferir para onde você precisa viajar para ter a chance de ver neve no Brasil, e este post para conferir outros destinos maravilhosos de inverno em Santa Catarina.

Existem várias outras cidades beem frias no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e até mesmo no Rio de Janeiro. A maioria delas conta paisagens deslumbrantes e temperaturas negativas, geada e neve de vez em quando. Aliados a boas estruturas turísticas, hospedagens e restaurantes aconchegantes, estes pequenos municípios interioranos também valem uma visita: Inácio Martins (PR), Vacaria (RS), São Gabriel (RS), São Bento do Sul (SC), Visconde de Mauá (RJ) e Itatiaia (RJ).

Lembre-se sempre de que lugares frios exigem vestimentas adequadas. Independente o destino que você escolher, você precisa estar protegido e aquecido. É importante saber como se vestir no inverno para que sua viagem preparada com amor e carinho não seja prejudicada!

Esperamos que você tenha gostado deste top 10. Escreve nos comentários qual dos destinos você já conhece e, qual deles você não vê a hora de conhecer? Um abraço bem quentinho, até breve! 

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

Top