Melhores lugares para viajar com bebê no inverno: 8 destinos

7 de fevereiro de 2022 - Por Portal de Inverno

Viajar é um momento de (re)descobrimento de destinos, de construir novas histórias e experiências, porque sempre existe algo novo a ser explorado. Agora, desbravar tudo isso com os filhos torna esses momentos ainda mais especiais, mas ao mesmo tempo os pais criam uma série de expectativas. Viajar com bebê pode ser maravilhoso, mas para isso é necessário planejamento para que tudo seja tranquilo.

Para os apaixonados pelo inverno e por aventuras, viver momentos em família em locais com temperaturas mais baixas pode causar insegurança. Por isso, todo planejamento é pouco para encontrar o lugar perfeito, para aproveitar ao máximo. Visitar um destino de inverno requer cuidados, como a escolha de roteiro para curtir os passeios com segurança, diversão e bem preparados com a mala ideal da estação.

Passeios envolvendo atividades na neve, parques temáticos e atrações turísticas são boas opções para toda a família aproveitar os destinos, desde cidades mais pequenas que contam com todo charme até viagens internacionais. Por isso, fizemos uma lista com 8 lugares para você viajar com seu filho. Mas antes de você conhecer os melhores destinos para viajar com bebê, separamos algumas dicas de cuidados essenciais para organização da viagem.

Viajar com bebês: cuidados essenciais para organização

Primeiramente, você deve organizar a viagem de inverno conforme as necessidades e idades dos seus pequenos. É importante ressaltar que é possível viajar com os bebês com poucos meses de vida, porque o melhor lugar para eles estarem é junto aos pais. Uma dica é fazer escolher um destino mais próximo e calmo para adaptação, por isso entre de cabeça no planejamento, para depois aproveitar cada momento.

Caso pretenda realizar uma viagem internacional, outra sugestão é levar todos os itens essenciais já na bagagem: roupas e acessórios apropriados para o destino, fraldas, lenços, leite, itens de higiene e medicamentos, entre outros. Dessa forma, não será necessário fazer compras no seu destino e também é uma forma de evitar imprevistos.

Para você ter uma viagem segura, é importante buscar informações sobre os procedimentos para viajar com bebê. Por isso, fizemos um checklist com alguns temas que devem ser vistos durante o planejamento. Confira abaixo:

1) Documentos

Se optar por uma viagem nacional, é preciso apresentar a certidão de nascimento ou carteira de identidade da criança. Já para voos internacionais, é necessário um passaporte. Para os casos em que é preciso da autorização de um dos pais para realizar a viagem com o pequeno, há instruções no site da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Além disso, é permitido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente que crianças menores de 12 anos viagem com parentes de até terceiro grau (avós, tios e irmãos), desde que o parentesco seja comprovado.

2) Bagagem

Para evitar imprevistos, porque também os bebês se sujam com frequência, é necessário calcular a quantidade de roupas conforme os dias de viagem, além de reservar algumas peças extras. Dessa forma, não será necessário levar itens a mais, evitando exageros na mala.

3) Saúde

Antes de realizar a viagem, leve o bebê até um médico pediatra para fazer um check-up. Também será um momento de tirar todas as dúvidas e receber as recomendações. Consequentemente, providencie todos os medicamentos e itens que podem ser úteis. Para viajar com mais tranquilidade, contrate um seguro temporário para o período da viagem.

4) Alimentação

Mantenha a alimentação habitual da criança, seguindo normalmente os horários das refeições. Durante o planejamento, pesquise locais que ofereçam opções de alimentos para os pequenos. Verifique, ainda, se o hotel tem uma copa kids.

Dicas de destinos para viajar com bebê

PENHA, SANTA CATARINA

https://www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/passageiros/documentos-para-embarque/criancas-brasileiras-ate-12-anos-incompletos-voos-domesticos

Cidade litorânea de Santa Catarina, Penha também reserva atrações durante o inverno. É sede do maior parque temático da América Latina, o Beto Carrero World. São mais de 100 atrações do parque, para todas as idades. Que tal aproveitar o período de baixas temperaturas para desfrutar do local com seus filhos?

Durante um feriadão, também é possível fazer uma parada no Beto Carrero World e depois seguir viagem para a serra catarinense, para aproveitar um friozinho agradável.

GRAMADO, RIO GRANDE DO SUL

Mini Mundo Gramado

A serra gaúcha conta com diversas atrações durante todo o ano. Para quem deseja fazer uma viagem em família, há ótimos lugares na cidade de Gramado para curtir com os pequenos. Opções não faltam para vocês conhecerem, são mais de 50 atrativos!

Apreciar as belezas do Lago Negro, da Rua Coberto, e do Le Jardin Parque de Lavanda, por exemplo, conhecer parques temáticos como Mundo de Chocolate, Mundo a Vapor, Mini Mundo, GramadoZoo e Snowland, e desfrutar da gastronomia local são algumas das possibilidades de você visitar com seu bebê. Por isso, o ideal é montar um roteiro das atrações que mais lhe agradam para conhecer.

CAMPOS DO JORDÃO, SÃO PAULO

Campos do Jordão Brasil Europeu

Se procura um destino para descansar e aproveitar belas paisagens, Campos do Jordão pode ser uma ótima escola. Com clima atípico devido à sua localização, a temperatura média é de 16ºC durante o ano.

Entre os atrativos mais conhecidos de Campos do Jordão para serem visitados com bebês, estão a Fazendinha Toriba, o Parque Amantikir, o Horto Florestal, o Tarundu, o Parque da Lagoinha, o Parque da Floresta Encantada, o Auditório Cláudio Santoro e o Museu Felícia Leirner. Para quem gosta de atrações ao ar livre, são opções bem bacanas para aproveitar em família.

MONTE VERDE, MINAS GERAIS

Monte Verde

Apesar de ser conhecido como um destino romântico, Monte Verde conta com atividades para toda a família. Procure se hospedar em um lugar com muita comodidade para desfrutar do friozinho com tranquilidade.

São programas tranquilos e que podem ser realizados junto às crianças, como conhecer o centro, seu comércio e gastronomia. Além disso, se as crianças já tiverem mais idade, é possível levá-las em trilhas – algumas com rotas infantis específicas -, visitas a cachoeiras, passeios ao ar livre e muito mais.

ORLANDO, ESTADOS UNIDOS

Parque Disney

Foto: Walt Disney World/Facebook

Se você pretende realizar uma viagem internacional em família, um destino tradicional é Orlando, nos Estados Unidos. Isso porque a cidade sedia a Disney, além do centro de entretenimento da Universal. É possível montar um roteiro com os parques temáticos dos personagens favoritos, assistir espetáculos diversos e realizar programas divertidíssimos.

Uma dica importante é que durante o inverno, você deve carregar uma blusa de frio onde quer que vá. Mesmo que esteja calor ao sair, é possível ter uma mudança climática e a temperatura cair.

SANTIAGO, CHILE

Valle Nevado

Pretende levar seu bebê para conhecer a neve? Será emocionante ver e tocar a neve pela primeira vez. Aqui na América do Sul, é possível visitar Santiago, no Chile. Lá está a maior estação de esqui do Hemisfério Sul, o Valle Nevado. Além disso, é possível experimentar outras atrações, como a cultura local e gastronomia.

Por isso, é essencial preparar a mala com antecedência para ter as combinações de roupas, calçados e acessórios ideais para enfrentar as baixas temperaturas.

BARILOCHE, ARGENTINA

Esportes Bariloche

Com certeza, os pequenos entrarem em contato pela primeira vez com a neve será muito especial. Um dos destinos mais conhecidos da América do Sul, Bariloche vive a alta temporada durante o mês de julho.

Entre as opções de atrações de inverno para os pequenos em Bariloche são a estação de Cerro Piedras Blancas, Isla Victoria, Bosque de los Arrayane, Cerro Catedral, Cerro Otto e Circuito Chico.

BUENOS AIRES, ARGENTINA

Museo de los niños Argentina

Foto: Museo de los Niños/Facebook

Caso seu desejo seja sair do país, mas não ir muito longe, Buenos Aires, na Argentina, pode ser uma ótima opção para viajar com seu bebê. São diversas atrações turísticas famosas na capital, possíveis de serem visitadas durante o clima ameno e frio.

Além da pista de patinação no gelo Polar City, Museu de los Niños, Bosques de Palermo e Casa da Barbie, é possível visitar com bebês e crianças o Centro Cultural Recoleta, Museo Prohibido No Tocar, Floralis Genérica (Plaza de Las Naciones Unidas), cais de Puerto Madero, Jardim Japonês e outras atrações.

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas. Não esqueça de conferir dicas e sugestões de destinos com neve para visitar com crianças. Deixe aqui nos comentários qual destino deseja visitar em família. Até o próximo post!

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

Top